O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153019 |
Resumo: | Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer do Curso. A proposta desta investigação foi buscar, nas alunas egressas deste Curso desde a implementação do currículo vigente, opiniões a respeito da formação oferecida pela instituição em questão, em especial o que essas professoras relatam sobre o espaço que as Ciências Humanas ocupam nesse currículo, bem como a pertinência da formação adquirida nessa área para a atuação em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para consolidar esta pesquisa, foram considerados documentos legais – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do Curso de Pedagogia e da Educação Básica – e diversos artigos e trabalhos acadêmicos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC –, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A partir desta análise documental, foram coletadas opiniões de algumas professoras egressas do curso em questão, através de um questionário eletrônico que lhes foi enviado por e-mail. Obtiveram-se dezessete respostas, as quais foram analisadas e passaram a constituir o material empírico desta pesquisa. Foi possível, assim, verificar que há um sentimento de incompletude dessa formação pedagógica no que tange às Ciências Humanas, o que aponta a necessidade de um maior espaço destinado à área em questão no currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS. As egressas ofereceram muitos relatos de que a carga horária da disciplina não foi suficiente em suas respostas para a pergunta de pesquisa deste trabalho: “O que as alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS pensam a respeito da formação oferecida para a área de Ciências Humanas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental?”. Tendo em vista o conjunto de informações coletadas e analisadas nesta investigação, o presente estudo contribui de forma positiva para a análise do atual currículo deste Curso nesta instituição, bem como para futuras reflexões acerca deste tema, pois, até a conclusão desta pesquisa, ainda haviam sido encontrados poucos estudos específicos da área de Ciências Humanas na formação de professores licenciados em Pedagogia. |
id |
UFRGS-2_33d94ce1f090bbb8eb286b22f3e5b98b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153019 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Caroline ChristoffLuce, Maria Beatriz2017-02-23T02:26:32Z2016http://hdl.handle.net/10183/153019001013722Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer do Curso. A proposta desta investigação foi buscar, nas alunas egressas deste Curso desde a implementação do currículo vigente, opiniões a respeito da formação oferecida pela instituição em questão, em especial o que essas professoras relatam sobre o espaço que as Ciências Humanas ocupam nesse currículo, bem como a pertinência da formação adquirida nessa área para a atuação em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para consolidar esta pesquisa, foram considerados documentos legais – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do Curso de Pedagogia e da Educação Básica – e diversos artigos e trabalhos acadêmicos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC –, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A partir desta análise documental, foram coletadas opiniões de algumas professoras egressas do curso em questão, através de um questionário eletrônico que lhes foi enviado por e-mail. Obtiveram-se dezessete respostas, as quais foram analisadas e passaram a constituir o material empírico desta pesquisa. Foi possível, assim, verificar que há um sentimento de incompletude dessa formação pedagógica no que tange às Ciências Humanas, o que aponta a necessidade de um maior espaço destinado à área em questão no currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS. As egressas ofereceram muitos relatos de que a carga horária da disciplina não foi suficiente em suas respostas para a pergunta de pesquisa deste trabalho: “O que as alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS pensam a respeito da formação oferecida para a área de Ciências Humanas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental?”. Tendo em vista o conjunto de informações coletadas e analisadas nesta investigação, o presente estudo contribui de forma positiva para a análise do atual currículo deste Curso nesta instituição, bem como para futuras reflexões acerca deste tema, pois, até a conclusão desta pesquisa, ainda haviam sido encontrados poucos estudos específicos da área de Ciências Humanas na formação de professores licenciados em Pedagogia.application/pdfporEnsino fundamentalCiências humanasO ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013722.pdf001013722.pdfTexto completoapplication/pdf749129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/1/001013722.pdf01d65aace3afdcb20d32dd46cc1d5df5MD51TEXT001013722.pdf.txt001013722.pdf.txtExtracted Texttext/plain101734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/2/001013722.pdf.txte280c5a5326cc5cb8d09a83ae947a005MD5210183/1530192017-02-24 02:25:45.500527oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153019Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS |
title |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS |
spellingShingle |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS Menezes, Caroline Christoff Ensino fundamental Ciências humanas |
title_short |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS |
title_full |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS |
title_fullStr |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS |
title_full_unstemmed |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS |
title_sort |
O ensino de Ciências Humanas para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFRGS |
author |
Menezes, Caroline Christoff |
author_facet |
Menezes, Caroline Christoff |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Caroline Christoff |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luce, Maria Beatriz |
contributor_str_mv |
Luce, Maria Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Ciências humanas |
topic |
Ensino fundamental Ciências humanas |
description |
Este trabalho constitui-se de uma problematização do currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS, com ênfase nas Ciências Humanas – identificadas no Curso pelo componente curricular EDU 02064 – Ciências Sócio-Históricas, o qual se configura dividido em metade para trabalhar Geografia, e a outra metade para trabalhar História. Se tratando de duas áreas específicas que conversam entre si, essa organização curricular é preocupante tendo em vista que outras áreas são muito mais enfatizadas no decorrer do Curso. A proposta desta investigação foi buscar, nas alunas egressas deste Curso desde a implementação do currículo vigente, opiniões a respeito da formação oferecida pela instituição em questão, em especial o que essas professoras relatam sobre o espaço que as Ciências Humanas ocupam nesse currículo, bem como a pertinência da formação adquirida nessa área para a atuação em turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para consolidar esta pesquisa, foram considerados documentos legais – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do Curso de Pedagogia e da Educação Básica – e diversos artigos e trabalhos acadêmicos como Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC –, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A partir desta análise documental, foram coletadas opiniões de algumas professoras egressas do curso em questão, através de um questionário eletrônico que lhes foi enviado por e-mail. Obtiveram-se dezessete respostas, as quais foram analisadas e passaram a constituir o material empírico desta pesquisa. Foi possível, assim, verificar que há um sentimento de incompletude dessa formação pedagógica no que tange às Ciências Humanas, o que aponta a necessidade de um maior espaço destinado à área em questão no currículo do Curso de Pedagogia da UFRGS. As egressas ofereceram muitos relatos de que a carga horária da disciplina não foi suficiente em suas respostas para a pergunta de pesquisa deste trabalho: “O que as alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFRGS pensam a respeito da formação oferecida para a área de Ciências Humanas para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental?”. Tendo em vista o conjunto de informações coletadas e analisadas nesta investigação, o presente estudo contribui de forma positiva para a análise do atual currículo deste Curso nesta instituição, bem como para futuras reflexões acerca deste tema, pois, até a conclusão desta pesquisa, ainda haviam sido encontrados poucos estudos específicos da área de Ciências Humanas na formação de professores licenciados em Pedagogia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-23T02:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153019 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013722 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153019 |
identifier_str_mv |
001013722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/1/001013722.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153019/2/001013722.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01d65aace3afdcb20d32dd46cc1d5df5 e280c5a5326cc5cb8d09a83ae947a005 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224524820119552 |