O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luiza Maia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224543
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente.
id UFRGS-2_4857c2acea1f5bc75aa0a37a90cc2fe1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224543
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Luiza Maia deNunes, Marília Forgearini2021-07-27T04:33:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/224543001128976Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente.application/pdfporResumoLudicidadeSéries iniciaisEnsino fundamentalO brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128976.pdf.txt001128976.pdf.txtExtracted Texttext/plain122641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/2/001128976.pdf.txtf005ab189c68455cd0cb22eb9f303143MD52ORIGINAL001128976.pdfTexto completoapplication/pdf2514202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/1/001128976.pdf1557ae50a7e66313431db17cf4933120MD5110183/2245432021-08-18 04:44:15.96688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:44:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
title O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
spellingShingle O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
Souza, Luiza Maia de
Resumo
Ludicidade
Séries iniciais
Ensino fundamental
title_short O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
title_full O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
title_fullStr O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
title_full_unstemmed O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
title_sort O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
author Souza, Luiza Maia de
author_facet Souza, Luiza Maia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luiza Maia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Resumo
Ludicidade
Séries iniciais
Ensino fundamental
topic Resumo
Ludicidade
Séries iniciais
Ensino fundamental
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os TCCs produzidos no curso de Pedagogia da UFRGS? Seu objetivo geral é analisar como o brincar e a brincadeira são apresentados nas pesquisas selecionadas como material empírico e como objetivos específicos refletir sobre a abordagem - importância, qualidade e frequência - conferidas pelos autores e identificar a presença e/ou ausência do brincar e da brincadeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem como referencial bibliográfico FORTUNA (2004; 2005; 2011), KIRCHHEIM (2021), LUCKESI (2005), utiliza abordagem qualitativa com a pesquisa bibliográfica como método principal para a obtenção dos dados. Os dados obtidos na pesquisa bibliográfica foram um total de 31 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS entre os anos 2000 a 2020, disponíveis no LUME-UFRGS. Os resumos desses trabalhos foram analisados a partir da estrutura de resumo acadêmico proposta por Motta-Roth e Hendges e (2010), tendo 4 critérios de análise relacionados ao brincar: (1) Objetivos; (2) Etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) Área de foco apresentada e (4) Conclusões/resultados. Como resultado evidenciou-se um grande número de trabalhos que relatam a importância do brincar nas salas de aula e de como o brincar e a ludicidade são recursos potentes para a prática pedagógica mas, mesmo sendo tão importante, ainda é algo que não ocupa os tempos e espaços dos anos iniciais, sendo presente nos três primeiros anos e se apagando nas outras séries. Esse resultado reforça a importância de se continuar investindo na compreensão sobre o brincar na formação docente.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-27T04:33:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128976
url http://hdl.handle.net/10183/224543
identifier_str_mv 001128976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/2/001128976.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224543/1/001128976.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f005ab189c68455cd0cb22eb9f303143
1557ae50a7e66313431db17cf4933120
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224610120728576