A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261902 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação. |
id |
UFRGS-2_b9fb67e0f927cafd010d87534c8ec81e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261902 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rachele, Nathana RedinMengel, Alex Alexandre2023-07-10T10:27:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/261902001172873Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação.This study aims to understand the relation between education and communication in the classroom. Using a relatively new concept, Educommunication, we seek to analyze, starting from a sociological perspective, how digital tools are inserted in the school context, the way students behave when using them, the challenges and desires of teachers and the prospects for obtaining knowledge mediated by such mechanisms. In the research, the application of semi-structured interviews was used to analyze the experiences of a group of high school students and teachers from Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, from Sobradinho, in the Centro Serra region of Rio Grande do Sul. It was important to analyze what Educommunication provides as a new paradigm in the Communication/Education interface. From the collected reports and the relationship with the bibliographic reference, it is clear that the planning, conduction and application of didactics involving digital tools and the means of communication are capable of expanding the dialogue between students and teachers, through a communicative management, encouraging active participation of students in their learning process, in addition to stimulating effective and critical social participation in a society in constant transformation.application/pdfporCiências sociais : EnsinoComunicaçãoEducomunicaçãoEnsino médioSociologiaNovas tecnologiasCommunicationEducommunicationHigh schoolSociologyTechnologiesA sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172873.pdf.txt001172873.pdf.txtExtracted Texttext/plain136404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/2/001172873.pdf.txt8c7355709404e8dfff03fb95eafbf9d7MD52ORIGINAL001172873.pdfTexto completoapplication/pdf1501969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/1/001172873.pdf671863ee73fa3c9e974b59e24fab2be5MD5110183/2619022023-07-10 10:44:10.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar |
title |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar |
spellingShingle |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar Rachele, Nathana Redin Ciências sociais : Ensino Comunicação Educomunicação Ensino médio Sociologia Novas tecnologias Communication Educommunication High school Sociology Technologies |
title_short |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar |
title_full |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar |
title_fullStr |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar |
title_full_unstemmed |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar |
title_sort |
A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar |
author |
Rachele, Nathana Redin |
author_facet |
Rachele, Nathana Redin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rachele, Nathana Redin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mengel, Alex Alexandre |
contributor_str_mv |
Mengel, Alex Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais : Ensino Comunicação Educomunicação Ensino médio Sociologia Novas tecnologias |
topic |
Ciências sociais : Ensino Comunicação Educomunicação Ensino médio Sociologia Novas tecnologias Communication Educommunication High school Sociology Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Educommunication High school Sociology Technologies |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:27:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172873 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261902 |
identifier_str_mv |
001172873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/2/001172873.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/1/001172873.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c7355709404e8dfff03fb95eafbf9d7 671863ee73fa3c9e974b59e24fab2be5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447344644096000 |