A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rachele, Nathana Redin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261902
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação.
id UFRGS-2_b9fb67e0f927cafd010d87534c8ec81e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261902
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rachele, Nathana RedinMengel, Alex Alexandre2023-07-10T10:27:31Z2023http://hdl.handle.net/10183/261902001172873Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação.This study aims to understand the relation between education and communication in the classroom. Using a relatively new concept, Educommunication, we seek to analyze, starting from a sociological perspective, how digital tools are inserted in the school context, the way students behave when using them, the challenges and desires of teachers and the prospects for obtaining knowledge mediated by such mechanisms. In the research, the application of semi-structured interviews was used to analyze the experiences of a group of high school students and teachers from Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, from Sobradinho, in the Centro Serra region of Rio Grande do Sul. It was important to analyze what Educommunication provides as a new paradigm in the Communication/Education interface. From the collected reports and the relationship with the bibliographic reference, it is clear that the planning, conduction and application of didactics involving digital tools and the means of communication are capable of expanding the dialogue between students and teachers, through a communicative management, encouraging active participation of students in their learning process, in addition to stimulating effective and critical social participation in a society in constant transformation.application/pdfporCiências sociais : EnsinoComunicaçãoEducomunicaçãoEnsino médioSociologiaNovas tecnologiasCommunicationEducommunicationHigh schoolSociologyTechnologiesA sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172873.pdf.txt001172873.pdf.txtExtracted Texttext/plain136404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/2/001172873.pdf.txt8c7355709404e8dfff03fb95eafbf9d7MD52ORIGINAL001172873.pdfTexto completoapplication/pdf1501969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/1/001172873.pdf671863ee73fa3c9e974b59e24fab2be5MD5110183/2619022023-07-10 10:44:10.744oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261902Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
title A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
spellingShingle A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
Rachele, Nathana Redin
Ciências sociais : Ensino
Comunicação
Educomunicação
Ensino médio
Sociologia
Novas tecnologias
Communication
Educommunication
High school
Sociology
Technologies
title_short A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
title_full A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
title_fullStr A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
title_full_unstemmed A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
title_sort A sociologia e a educomunicação no contexto do ensino médio : a integração das novas tecnologias ao universo escolar
author Rachele, Nathana Redin
author_facet Rachele, Nathana Redin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rachele, Nathana Redin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mengel, Alex Alexandre
contributor_str_mv Mengel, Alex Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Comunicação
Educomunicação
Ensino médio
Sociologia
Novas tecnologias
topic Ciências sociais : Ensino
Comunicação
Educomunicação
Ensino médio
Sociologia
Novas tecnologias
Communication
Educommunication
High school
Sociology
Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Educommunication
High school
Sociology
Technologies
description Este trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a comunicação em sala de aula. Utilizando-se de um conceito relativamente novo, a Educomunicação, busca-se analisar, partindo-se da perspectiva sociológica, como as ferramentas digitais estão inseridas no contexto escolar, a maneira como se portam os estudantes ao fazer uso destas, os desafios e anseios dos professores e as perspectivas de obtenção do conhecimento mediado por tais mecanismos. Na pesquisa foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas para analisar as experiências de um recorte de estudantes e professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho, região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Fez-se importante analisar o que a Educomunicação proporciona enquanto novo paradigma na interface Comunicação/Educação. A partir dos relatos coletados e da relação com o referencial bibliográfico, percebe-se que o planejamento, condução e aplicação de didáticas envolvendo as ferramentas digitais e os meios de comunicação são capazes de ampliar o diálogo entre estudantes e professores, através de uma gestão comunicativa, estimulando uma participação ativa dos discentes em seu processo de aprendizagem, além de provocar estímulos para uma participação social efetiva e crítica em uma sociedade em constante transformação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:27:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172873
url http://hdl.handle.net/10183/261902
identifier_str_mv 001172873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/2/001172873.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261902/1/001172873.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c7355709404e8dfff03fb95eafbf9d7
671863ee73fa3c9e974b59e24fab2be5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663785799680