Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Emanueli Decezaro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134151
Resumo: Este trabalho apresenta uma aplicação matemática da geometria plana. A proposta tem como objetivo, a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Médio. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando softwares como o GeoGebra e o Sweet Home 3d. Também serão utilizadas situações-problema e vídeos. Desta forma, o aluno desenvolverá hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreenderá e formará os conceitos desejados. O uso das mídias digitais no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca irão utiliza-los em suas vidas.
id UFRGS-2_33f6a1be5ee70d49dc586b2a75a5aeec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134151
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Emanueli DecezaroAssumpcao, Sergio Dias2016-03-24T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134151000983941Este trabalho apresenta uma aplicação matemática da geometria plana. A proposta tem como objetivo, a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Médio. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando softwares como o GeoGebra e o Sweet Home 3d. Também serão utilizadas situações-problema e vídeos. Desta forma, o aluno desenvolverá hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreenderá e formará os conceitos desejados. O uso das mídias digitais no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca irão utiliza-los em suas vidas.application/pdfporGeometria planaEducação MatemáticaMídias digitaisUma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria planainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983941.pdf000983941.pdfTexto completoapplication/pdf736425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/1/000983941.pdfb338c44f3822d44cc8c7c5308cc6a1ffMD51TEXT000983941.pdf.txt000983941.pdf.txtExtracted Texttext/plain31379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/2/000983941.pdf.txt2c032007b141fcf3b22da92e39e7f886MD52THUMBNAIL000983941.pdf.jpg000983941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/3/000983941.pdf.jpgb44a8db1ef5e2bacb9493eeedf50e801MD5310183/1341512023-12-25 04:25:20.030008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134151Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
title Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
spellingShingle Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
Gonçalves, Emanueli Decezaro
Geometria plana
Educação Matemática
Mídias digitais
title_short Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
title_full Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
title_fullStr Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
title_full_unstemmed Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
title_sort Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
author Gonçalves, Emanueli Decezaro
author_facet Gonçalves, Emanueli Decezaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Emanueli Decezaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Assumpcao, Sergio Dias
contributor_str_mv Assumpcao, Sergio Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria plana
Educação Matemática
Mídias digitais
topic Geometria plana
Educação Matemática
Mídias digitais
description Este trabalho apresenta uma aplicação matemática da geometria plana. A proposta tem como objetivo, a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Médio. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando softwares como o GeoGebra e o Sweet Home 3d. Também serão utilizadas situações-problema e vídeos. Desta forma, o aluno desenvolverá hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreenderá e formará os conceitos desejados. O uso das mídias digitais no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca irão utiliza-los em suas vidas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134151
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000983941
url http://hdl.handle.net/10183/134151
identifier_str_mv 000983941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/1/000983941.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/2/000983941.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/3/000983941.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b338c44f3822d44cc8c7c5308cc6a1ff
2c032007b141fcf3b22da92e39e7f886
b44a8db1ef5e2bacb9493eeedf50e801
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501494546432