Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134151 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma aplicação matemática da geometria plana. A proposta tem como objetivo, a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Médio. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando softwares como o GeoGebra e o Sweet Home 3d. Também serão utilizadas situações-problema e vídeos. Desta forma, o aluno desenvolverá hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreenderá e formará os conceitos desejados. O uso das mídias digitais no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca irão utiliza-los em suas vidas. |
id |
UFRGS-2_33f6a1be5ee70d49dc586b2a75a5aeec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134151 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Emanueli DecezaroAssumpcao, Sergio Dias2016-03-24T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134151000983941Este trabalho apresenta uma aplicação matemática da geometria plana. A proposta tem como objetivo, a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Médio. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando softwares como o GeoGebra e o Sweet Home 3d. Também serão utilizadas situações-problema e vídeos. Desta forma, o aluno desenvolverá hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreenderá e formará os conceitos desejados. O uso das mídias digitais no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca irão utiliza-los em suas vidas.application/pdfporGeometria planaEducação MatemáticaMídias digitaisUma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria planainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983941.pdf000983941.pdfTexto completoapplication/pdf736425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/1/000983941.pdfb338c44f3822d44cc8c7c5308cc6a1ffMD51TEXT000983941.pdf.txt000983941.pdf.txtExtracted Texttext/plain31379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/2/000983941.pdf.txt2c032007b141fcf3b22da92e39e7f886MD52THUMBNAIL000983941.pdf.jpg000983941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/3/000983941.pdf.jpgb44a8db1ef5e2bacb9493eeedf50e801MD5310183/1341512023-12-25 04:25:20.030008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134151Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana |
title |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana |
spellingShingle |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana Gonçalves, Emanueli Decezaro Geometria plana Educação Matemática Mídias digitais |
title_short |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana |
title_full |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana |
title_fullStr |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana |
title_full_unstemmed |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana |
title_sort |
Uma proposta didática para o ensino da matemática no Ensino Médio : contextualização da geometria plana |
author |
Gonçalves, Emanueli Decezaro |
author_facet |
Gonçalves, Emanueli Decezaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Emanueli Decezaro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Assumpcao, Sergio Dias |
contributor_str_mv |
Assumpcao, Sergio Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria plana Educação Matemática Mídias digitais |
topic |
Geometria plana Educação Matemática Mídias digitais |
description |
Este trabalho apresenta uma aplicação matemática da geometria plana. A proposta tem como objetivo, a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Médio. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando softwares como o GeoGebra e o Sweet Home 3d. Também serão utilizadas situações-problema e vídeos. Desta forma, o aluno desenvolverá hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreenderá e formará os conceitos desejados. O uso das mídias digitais no ensino da matemática tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca irão utiliza-los em suas vidas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134151 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000983941 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134151 |
identifier_str_mv |
000983941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/1/000983941.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/2/000983941.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134151/3/000983941.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b338c44f3822d44cc8c7c5308cc6a1ff 2c032007b141fcf3b22da92e39e7f886 b44a8db1ef5e2bacb9493eeedf50e801 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501494546432 |