Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31627 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria. |
id |
UFRGS-2_349ce12ebbea8cbddbbec8a05e2bc396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31627 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Sonia Regina Prado deCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-03T06:01:48Z2011http://hdl.handle.net/10183/31627000783710O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemMídias digitaisProfessor : Formação : MatemáticaEstudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783710.pdf000783710.pdfTexto completoapplication/pdf4221743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/1/000783710.pdf2090e186ae3b53eca35ad261edf11e74MD51TEXT000783710.pdf.txt000783710.pdf.txtExtracted Texttext/plain54764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/2/000783710.pdf.txtc6fdb990328cf4d8e2231b237207a155MD52THUMBNAIL000783710.pdf.jpg000783710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/3/000783710.pdf.jpgce250e3e58a21c1439d1ddbf35663636MD5310183/316272023-12-25 04:25:21.80869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais |
title |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais |
spellingShingle |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais Medeiros, Sonia Regina Prado de Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Mídias digitais Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais |
title_full |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais |
title_fullStr |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais |
title_full_unstemmed |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais |
title_sort |
Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais |
author |
Medeiros, Sonia Regina Prado de |
author_facet |
Medeiros, Sonia Regina Prado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Sonia Regina Prado de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Mídias digitais Professor : Formação : Matemática |
topic |
Geometria Matemática : Ensino : Aprendizagem Mídias digitais Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31627 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783710 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31627 |
identifier_str_mv |
000783710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/1/000783710.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/2/000783710.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/3/000783710.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2090e186ae3b53eca35ad261edf11e74 c6fdb990328cf4d8e2231b237207a155 ce250e3e58a21c1439d1ddbf35663636 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413129998336 |