Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Sonia Regina Prado de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31627
Resumo: O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria.
id UFRGS-2_349ce12ebbea8cbddbbec8a05e2bc396
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Sonia Regina Prado deCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-03T06:01:48Z2011http://hdl.handle.net/10183/31627000783710O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria.application/pdfporGeometriaMatemática : Ensino : AprendizagemMídias digitaisProfessor : Formação : MatemáticaEstudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783710.pdf000783710.pdfTexto completoapplication/pdf4221743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/1/000783710.pdf2090e186ae3b53eca35ad261edf11e74MD51TEXT000783710.pdf.txt000783710.pdf.txtExtracted Texttext/plain54764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/2/000783710.pdf.txtc6fdb990328cf4d8e2231b237207a155MD52THUMBNAIL000783710.pdf.jpg000783710.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/3/000783710.pdf.jpgce250e3e58a21c1439d1ddbf35663636MD5310183/316272023-12-25 04:25:21.80869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
title Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
spellingShingle Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
Medeiros, Sonia Regina Prado de
Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
title_short Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
title_full Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
title_fullStr Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
title_full_unstemmed Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
title_sort Estudo dos triângulos : uma proposta para o ensino de geometria com auxílio de mídias digitais
author Medeiros, Sonia Regina Prado de
author_facet Medeiros, Sonia Regina Prado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Sonia Regina Prado de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
topic Geometria
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Mídias digitais
Professor : Formação : Matemática
description O presente trabalho propõe uma discussão teórica sobre o ensino de geometria com uso de mídias digitais e apresenta a descrição e análise de uma prática pedagógica, realizada com alunos da EJA e alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A prática foi fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, em ambiente de geometria dinâmica, com o objetivo de investigar se o software Geogebra contribui para a construção dos conhecimentos geométricos com enfoque no estudo dos triângulos. A proposição das atividades ocorreu numa abordagem construtivista, na qual o aluno, participando ativamente de sua aprendizagem mediante experimentação, faz suas análises intuitivas e investigativas e redefine suas idéias. A análise desta prática pedagógica enfatiza as dificuldades apresentadas pelos alunos, durante seu desenvolvimento, e pela professora, bem como as conquistas apresentadas pelos mesmos. Os resultados da experiência prática e da revisão teórica revelam que o trabalho pedagógico, realizado com auxílio de mídias digitais, constitui uma alternativa eficiente para o estudo de geometria.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31627
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783710
url http://hdl.handle.net/10183/31627
identifier_str_mv 000783710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/1/000783710.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/2/000783710.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31627/3/000783710.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2090e186ae3b53eca35ad261edf11e74
c6fdb990328cf4d8e2231b237207a155
ce250e3e58a21c1439d1ddbf35663636
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413129998336