A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klinski, Cláudia dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199905
Resumo: A minha pesquisa está situada em um momento importante no conjunto de investigações que vêm sendo realizadas, pois o fenômeno comunicacional na sociedade mundial e o acelerado processo tecnológico que abrange os mais variados setores da convivência humana, tem sido tema de discussão entre educadores para que se situe na dinâmica dos novos processos de ensino e aprendizagem. E tendo como finalidade acompanhar o impacto na formação docente em relação ao uso das tecnologias levando em consideração as diretrizes definidas no PCN. O estudo foi realizado através de entrevistas com professores da rede pública e privada. A motivação desta pesquisa teve como objetivo entender como se dá a formação dos docentes em relação ao uso das tecnologias, quais são os desafios que estão impondo aos profissionais da educação. Levando em consideração as diretrizes definidas no PCN, buscando a compreensão do domínio da tecnologia na educação, e analisar às diferentes alternativas didáticas que vem sendo propostas no contexto das escolas. Visando contribuir para a construção de conhecimentos, numa perspectiva dialética e de sociedade plural. Destacam-se, dentre eles, alguns elementos como: a estrutura de ensino, projetos futuros, suas perspectivas e expectativas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica com elementos, instrumentos e estratégias que estão contidos em uma abordagem qualitativa. E como metodologia utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Também foi estudada a legislação educacional sobre o tema. Embasando-me nos dados coletados, foi possível compreender que os professores veem nas TIC, uma possibilidade transformadora e determinante para a educação, mas precisamos considerar que ainda existem muitos caminhos para investigar e entender à incorporação de tecnologias nas escolas.
id UFRGS-2_33f769b1019407bb23f104a7575f7be0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199905
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klinski, Cláudia dos SantosNunes, Felipe Becker2019-10-03T03:45:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/199905001102462A minha pesquisa está situada em um momento importante no conjunto de investigações que vêm sendo realizadas, pois o fenômeno comunicacional na sociedade mundial e o acelerado processo tecnológico que abrange os mais variados setores da convivência humana, tem sido tema de discussão entre educadores para que se situe na dinâmica dos novos processos de ensino e aprendizagem. E tendo como finalidade acompanhar o impacto na formação docente em relação ao uso das tecnologias levando em consideração as diretrizes definidas no PCN. O estudo foi realizado através de entrevistas com professores da rede pública e privada. A motivação desta pesquisa teve como objetivo entender como se dá a formação dos docentes em relação ao uso das tecnologias, quais são os desafios que estão impondo aos profissionais da educação. Levando em consideração as diretrizes definidas no PCN, buscando a compreensão do domínio da tecnologia na educação, e analisar às diferentes alternativas didáticas que vem sendo propostas no contexto das escolas. Visando contribuir para a construção de conhecimentos, numa perspectiva dialética e de sociedade plural. Destacam-se, dentre eles, alguns elementos como: a estrutura de ensino, projetos futuros, suas perspectivas e expectativas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica com elementos, instrumentos e estratégias que estão contidos em uma abordagem qualitativa. E como metodologia utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Também foi estudada a legislação educacional sobre o tema. Embasando-me nos dados coletados, foi possível compreender que os professores veem nas TIC, uma possibilidade transformadora e determinante para a educação, mas precisamos considerar que ainda existem muitos caminhos para investigar e entender à incorporação de tecnologias nas escolas.My research is situated in an important moment in the set of investigations that have been carried out, since the communicational phenomenon in the world society and the accelerated technological process that covers the most varied sectors of the human coexistence, has been the subject of discussion between educators so that in the dynamics of new teaching and learning processes. And with the purpose of monitoring the impact on teacher education in relation to the use of technologies taking into account the guidelines defined in the PCN. The study was conducted through interviews with public and private teachers. The motivation of this research was aimed at understanding how the training of teachers in relation to the use of technologies, which are the challenges they are imposing on education professionals. Taking into account the guidelines defined in the NCP, seeking to understand the domain of technology in education, and to analyze the different didactic alternatives that have been proposed in the context of schools. Aiming to contribute to the construction of knowledge, in a dialectical perspective and a plural society. Among them, some elements such as the teaching structure, future projects, their perspectives and expectations stand out. The study is characterized as an empirical research with elements, instruments and strategies that are contained in a qualitative approach. As a methodology, a semi-structured interview script was used. Data analysis was used to analyze the data. Educational legislation on the subject was also studied. Based on the data collected, it was possible to understand that teachers see in ICT a transformative and determinant possibility for education, but we must consider that there are still many ways to investigate and understand the incorporation of technologies in schools.application/pdfporFormação de professoresTecnologia educacionalTeacher TrainingEducational TechnologiesA formação docente e as tecnologias : limites e possibilidadesTeaching formation and technologies : limits and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102462.pdf.txt001102462.pdf.txtExtracted Texttext/plain97853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199905/2/001102462.pdf.txte32e667da6e04ac0a7893747fb63a385MD52ORIGINAL001102462.pdfTexto completoapplication/pdf376891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199905/1/001102462.pdf9e9b3780c6dc324d5e3f1109bc6b5510MD5110183/1999052019-10-04 03:47:34.444856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:47:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching formation and technologies : limits and possibilities
title A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
spellingShingle A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
Klinski, Cláudia dos Santos
Formação de professores
Tecnologia educacional
Teacher Training
Educational Technologies
title_short A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
title_full A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
title_fullStr A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
title_full_unstemmed A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
title_sort A formação docente e as tecnologias : limites e possibilidades
author Klinski, Cláudia dos Santos
author_facet Klinski, Cláudia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klinski, Cláudia dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Felipe Becker
contributor_str_mv Nunes, Felipe Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologia educacional
topic Formação de professores
Tecnologia educacional
Teacher Training
Educational Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Training
Educational Technologies
description A minha pesquisa está situada em um momento importante no conjunto de investigações que vêm sendo realizadas, pois o fenômeno comunicacional na sociedade mundial e o acelerado processo tecnológico que abrange os mais variados setores da convivência humana, tem sido tema de discussão entre educadores para que se situe na dinâmica dos novos processos de ensino e aprendizagem. E tendo como finalidade acompanhar o impacto na formação docente em relação ao uso das tecnologias levando em consideração as diretrizes definidas no PCN. O estudo foi realizado através de entrevistas com professores da rede pública e privada. A motivação desta pesquisa teve como objetivo entender como se dá a formação dos docentes em relação ao uso das tecnologias, quais são os desafios que estão impondo aos profissionais da educação. Levando em consideração as diretrizes definidas no PCN, buscando a compreensão do domínio da tecnologia na educação, e analisar às diferentes alternativas didáticas que vem sendo propostas no contexto das escolas. Visando contribuir para a construção de conhecimentos, numa perspectiva dialética e de sociedade plural. Destacam-se, dentre eles, alguns elementos como: a estrutura de ensino, projetos futuros, suas perspectivas e expectativas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica com elementos, instrumentos e estratégias que estão contidos em uma abordagem qualitativa. E como metodologia utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Também foi estudada a legislação educacional sobre o tema. Embasando-me nos dados coletados, foi possível compreender que os professores veem nas TIC, uma possibilidade transformadora e determinante para a educação, mas precisamos considerar que ainda existem muitos caminhos para investigar e entender à incorporação de tecnologias nas escolas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:45:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199905
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102462
url http://hdl.handle.net/10183/199905
identifier_str_mv 001102462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199905/2/001102462.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199905/1/001102462.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e32e667da6e04ac0a7893747fb63a385
9e9b3780c6dc324d5e3f1109bc6b5510
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582261112832