O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61864 |
Resumo: | Preocupada com a forma como a iniciação ao tênis tem sido conduzida principalmente entre as crianças, a ITF lançou em 2007 uma proposta denominada Play and Stay, visando à promoção do jogo pelo mundo como fácil, divertido e saudável. O objetivo principal deste estudo é apresentar e analisar as características deste projeto, centrado na aprendizagem através da compreensão do jogo relacionado às práticas metodológicas da iniciação esportiva em crianças até 10 anos de idade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica para englobar os principais aspectos relacionados ao Play and Stay. Primeiramente o trabalho procura analisar as características da iniciação esportiva, do desenvolvimento maturacional de crianças e adolescentes assim como alguns processos metodológicos de ensinoaprendizagem. Posteriormente identificamos os principais elementos que constituem a campanha como os jogos adaptados e a preocupação com o frequente abandono de praticantes na iniciação ao tênis. Considerando os primeiros contatos com o esporte um período muito importante para a adaptação do aluno ao jogo, espera-se que este estudo forneça boas informações para professores e treinadores sobre como introduzir crianças e jovens da melhor maneira possível no tênis de campo. |
id |
UFRGS-2_3435224597f59ee587a3af63cf2dba81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61864 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Herold, Gabriel JoaquimBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2012-12-13T01:35:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/61864000865368Preocupada com a forma como a iniciação ao tênis tem sido conduzida principalmente entre as crianças, a ITF lançou em 2007 uma proposta denominada Play and Stay, visando à promoção do jogo pelo mundo como fácil, divertido e saudável. O objetivo principal deste estudo é apresentar e analisar as características deste projeto, centrado na aprendizagem através da compreensão do jogo relacionado às práticas metodológicas da iniciação esportiva em crianças até 10 anos de idade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica para englobar os principais aspectos relacionados ao Play and Stay. Primeiramente o trabalho procura analisar as características da iniciação esportiva, do desenvolvimento maturacional de crianças e adolescentes assim como alguns processos metodológicos de ensinoaprendizagem. Posteriormente identificamos os principais elementos que constituem a campanha como os jogos adaptados e a preocupação com o frequente abandono de praticantes na iniciação ao tênis. Considerando os primeiros contatos com o esporte um período muito importante para a adaptação do aluno ao jogo, espera-se que este estudo forneça boas informações para professores e treinadores sobre como introduzir crianças e jovens da melhor maneira possível no tênis de campo.Concerned with how the initiation of tennis has been conducted especially among children, the ITF in 2007 launched a campaign called Play and Stay, aiming to promote the game worldwide as easy, fun and healthy. The main objective of this study is to present and analyze the characteristics of this project, focused on learning through the understanding of the game related to the methodological practices of sports initiation in children until 10 years of age. For this, we carried out a literature review to group the main aspects related to Play and Stay. First the study tries to analyze the characteristics of sports initiation, of maturational development of children and adolescents as well as some methodological processes of teaching and learning. Later we identified the main components of the campaign as games adapted and the concern with the frequent abandonment of practicing in the introduction to tennis. Considering the first contacts with the sport a very important period for the adjustment of learners to the game, it is expected that this study supplies good information for teachers and trainers on how to introduce the tennis in the best possible way to children and youth.application/pdfporTênis (Esporte)CriançasPlay and stayTennis for kidsSports initiationO método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000865368.pdf000865368.pdfTexto completoapplication/pdf316346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61864/1/000865368.pdff91014c90a73e7eb726ced7f707c168cMD51TEXT000865368.pdf.txt000865368.pdf.txtExtracted Texttext/plain67385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61864/2/000865368.pdf.txtf494a0e672811464c78acf7eabfa371dMD52THUMBNAIL000865368.pdf.jpg000865368.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61864/3/000865368.pdf.jpg3f897c9a327fc28cff4cb093438b449fMD5310183/618642019-11-08 04:43:24.282987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61864Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-11-08T06:43:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças |
title |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças |
spellingShingle |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças Herold, Gabriel Joaquim Tênis (Esporte) Crianças Play and stay Tennis for kids Sports initiation |
title_short |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças |
title_full |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças |
title_fullStr |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças |
title_full_unstemmed |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças |
title_sort |
O método play and stay : uma revolução na iniciação ao ensino do tênis para crianças |
author |
Herold, Gabriel Joaquim |
author_facet |
Herold, Gabriel Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herold, Gabriel Joaquim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
contributor_str_mv |
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tênis (Esporte) Crianças |
topic |
Tênis (Esporte) Crianças Play and stay Tennis for kids Sports initiation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Play and stay Tennis for kids Sports initiation |
description |
Preocupada com a forma como a iniciação ao tênis tem sido conduzida principalmente entre as crianças, a ITF lançou em 2007 uma proposta denominada Play and Stay, visando à promoção do jogo pelo mundo como fácil, divertido e saudável. O objetivo principal deste estudo é apresentar e analisar as características deste projeto, centrado na aprendizagem através da compreensão do jogo relacionado às práticas metodológicas da iniciação esportiva em crianças até 10 anos de idade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica para englobar os principais aspectos relacionados ao Play and Stay. Primeiramente o trabalho procura analisar as características da iniciação esportiva, do desenvolvimento maturacional de crianças e adolescentes assim como alguns processos metodológicos de ensinoaprendizagem. Posteriormente identificamos os principais elementos que constituem a campanha como os jogos adaptados e a preocupação com o frequente abandono de praticantes na iniciação ao tênis. Considerando os primeiros contatos com o esporte um período muito importante para a adaptação do aluno ao jogo, espera-se que este estudo forneça boas informações para professores e treinadores sobre como introduzir crianças e jovens da melhor maneira possível no tênis de campo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-13T01:35:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/61864 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000865368 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/61864 |
identifier_str_mv |
000865368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61864/1/000865368.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61864/2/000865368.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61864/3/000865368.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f91014c90a73e7eb726ced7f707c168c f494a0e672811464c78acf7eabfa371d 3f897c9a327fc28cff4cb093438b449f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724533817212928 |