Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19532 |
Resumo: | Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças. |
id |
UFRGS-2_344a4172d45bfeef2a00ee026b7eef0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19532 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Valentini, Nadia Cristina2010-04-16T09:10:25Z20020104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19532000329953Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.The objectives ofthis study were to (1) determine gender and age differences for perceived physical competence and motor performance, and (2) exam the relationship between perceived physical competence and actual motor skill competence in children. Children (N=88) individually completed the Harter andPike (1984) Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. The subject's actual motor skill performance was measured by using Ulrich 's (1985) Test ofGross Motor Development. The results suggested that: (1) boys and girls at different age group showed similar perceptions of competence, however were not precise about these perceptions; (2) older children showed a better locomotor performance, but a similar object control performance when compared to younger children; (3) boys and girls had a similar locomotor performance, however boys were superior on the object control performance when compared to girls; (4) actual motor performance is not apredictor of perceived competence. Movement instruction and opportunities are criticai for motor development and realistic perceptions of competence.application/pdfporMovimento. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 51-62Desenvolvimento motorPercepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000329953.pdf000329953.pdfTexto completoapplication/pdf225419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/1/000329953.pdf3859e35965233c42b7d5079357c5a112MD51TEXT000329953.pdf.txt000329953.pdf.txtExtracted Texttext/plain46848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/2/000329953.pdf.txt3b11ffb8f0f4be042fe0dbbd1c7cc6b1MD52THUMBNAIL000329953.pdf.jpg000329953.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/3/000329953.pdf.jpg2ad3daa6c90b3c856524f960a493cc9bMD5310183/195322018-10-15 07:43:03.019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:43:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal |
title |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal |
spellingShingle |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal Valentini, Nadia Cristina Desenvolvimento motor |
title_short |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal |
title_full |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal |
title_fullStr |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal |
title_full_unstemmed |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal |
title_sort |
Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal |
author |
Valentini, Nadia Cristina |
author_facet |
Valentini, Nadia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentini, Nadia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor |
topic |
Desenvolvimento motor |
description |
Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19532 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000329953 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000329953 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 51-62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/1/000329953.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/2/000329953.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/3/000329953.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3859e35965233c42b7d5079357c5a112 3b11ffb8f0f4be042fe0dbbd1c7cc6b1 2ad3daa6c90b3c856524f960a493cc9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224702827429888 |