Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentini, Nadia Cristina
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19532
Resumo: Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.
id UFRGS-2_344a4172d45bfeef2a00ee026b7eef0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19532
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Valentini, Nadia Cristina2010-04-16T09:10:25Z20020104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/19532000329953Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.The objectives ofthis study were to (1) determine gender and age differences for perceived physical competence and motor performance, and (2) exam the relationship between perceived physical competence and actual motor skill competence in children. Children (N=88) individually completed the Harter andPike (1984) Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. The subject's actual motor skill performance was measured by using Ulrich 's (1985) Test ofGross Motor Development. The results suggested that: (1) boys and girls at different age group showed similar perceptions of competence, however were not precise about these perceptions; (2) older children showed a better locomotor performance, but a similar object control performance when compared to younger children; (3) boys and girls had a similar locomotor performance, however boys were superior on the object control performance when compared to girls; (4) actual motor performance is not apredictor of perceived competence. Movement instruction and opportunities are criticai for motor development and realistic perceptions of competence.application/pdfporMovimento. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 51-62Desenvolvimento motorPercepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000329953.pdf000329953.pdfTexto completoapplication/pdf225419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/1/000329953.pdf3859e35965233c42b7d5079357c5a112MD51TEXT000329953.pdf.txt000329953.pdf.txtExtracted Texttext/plain46848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/2/000329953.pdf.txt3b11ffb8f0f4be042fe0dbbd1c7cc6b1MD52THUMBNAIL000329953.pdf.jpg000329953.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/3/000329953.pdf.jpg2ad3daa6c90b3c856524f960a493cc9bMD5310183/195322018-10-15 07:43:03.019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:43:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
title Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
spellingShingle Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
Valentini, Nadia Cristina
Desenvolvimento motor
title_short Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
title_full Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
title_fullStr Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
title_full_unstemmed Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
title_sort Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversal
author Valentini, Nadia Cristina
author_facet Valentini, Nadia Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentini, Nadia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
topic Desenvolvimento motor
description Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19532
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000329953
identifier_str_mv 0104-754X
000329953
url http://hdl.handle.net/10183/19532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 51-62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/1/000329953.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/2/000329953.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19532/3/000329953.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3859e35965233c42b7d5079357c5a112
3b11ffb8f0f4be042fe0dbbd1c7cc6b1
2ad3daa6c90b3c856524f960a493cc9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224702827429888