Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22438 |
Resumo: | A abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam na sociedade e no ambiente, através dessa metodologia e das teorias de aprendizagem de Vygotsky e Ausubel e em relação ao tópico do 4º bimestre do 3º ano do ensino médio do Currículo Mínimo, que fala sobre o reconhecimento da importância da química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições no campo da Saúde Humana, elaborou-se uma proposta de sequência didática para um projeto extraclasse para alunos do 3° ano do ensino médio sobre a síntese de obtenção de N-feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. As reações multicomponentes são uma classe de reações de grande interesse na área de síntese orgânica e aplicável aos conceitos de química verde e química medicinal. Em relação à síntese orgânica, representam processos de pesquisa mais limpos, uma vez que são reações simplificadas, feitas em um único recipiente “one pot”, com alta eficiência atômica e, em muitos casos, aplicáveis a outros conceitos da química verde. As tioamidas são derivados de ácidos carboxílicos com grande importância na síntese orgânica e química medicinal por serem úteis como blocos de construções para a síntese de numerosos heterociclos e por estarem presentes em uma variedade de moléculas biologicamente ativas. |
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Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de KindlerCTSAVygotskyAusubelKindlerTioamidasEnsino de químicaEnsino médioProcesso de ensino-aprendizagemSTSEThioamidesOrganic synthesisVygotskyAusubelA abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam na sociedade e no ambiente, através dessa metodologia e das teorias de aprendizagem de Vygotsky e Ausubel e em relação ao tópico do 4º bimestre do 3º ano do ensino médio do Currículo Mínimo, que fala sobre o reconhecimento da importância da química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições no campo da Saúde Humana, elaborou-se uma proposta de sequência didática para um projeto extraclasse para alunos do 3° ano do ensino médio sobre a síntese de obtenção de N-feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. As reações multicomponentes são uma classe de reações de grande interesse na área de síntese orgânica e aplicável aos conceitos de química verde e química medicinal. Em relação à síntese orgânica, representam processos de pesquisa mais limpos, uma vez que são reações simplificadas, feitas em um único recipiente “one pot”, com alta eficiência atômica e, em muitos casos, aplicáveis a outros conceitos da química verde. As tioamidas são derivados de ácidos carboxílicos com grande importância na síntese orgânica e química medicinal por serem úteis como blocos de construções para a síntese de numerosos heterociclos e por estarem presentes em uma variedade de moléculas biologicamente ativas.The Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach aims to incorporate into Science an integrated vision in relation to technology, so that it is possible to promote studies of how they influence society and the environment, through this methodology and the learning theories of Vygotsky and Ausubel and in relation to the topic of the 4th bimester of the 3rd year of high school of the Minimum Curriculum, which talks about the recognition of the importance of chemistry for scientific and technological innovation in modern societies, emphasizing their contributions in the field of Human Health, a didactic sequence proposal was elaborated for an extra-class project for 3rd year high school students on the synthesis of obtaining N-phenylethylethylthiamides from the Kindler reaction. Multicomponent reactions are a class of reactions of great interest in the area of organic synthesis and applicable to the concepts of green chemistry and medicinal chemistry. In relation to organic synthesis, they represent cleaner research processes, since they are simplified reactions, made in a single “one pot” container, with high atomic efficiency and, in many cases, applicable to other concepts of green chemistry. Thioamides are derived from carboxylic acids with great importance in organic and medicinal chemical synthesis because they are useful as building blocks for the synthesis of numerous heterocycles and because they are present in a variety of biologically active molecules.Pedrosa, Leandro FerreiraSangi, Diego PereiraAmado, Beatriz CrittelliSantos, Paula Romanhi dos2021-06-30T14:30:13Z2021-06-30T14:30:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Paula Romanhi. Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22438Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:19:14Zoai:app.uff.br:1/22438Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-20T16:19:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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