Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Romanhi dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22438
Resumo: A abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam na sociedade e no ambiente, através dessa metodologia e das teorias de aprendizagem de Vygotsky e Ausubel e em relação ao tópico do 4º bimestre do 3º ano do ensino médio do Currículo Mínimo, que fala sobre o reconhecimento da importância da química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições no campo da Saúde Humana, elaborou-se uma proposta de sequência didática para um projeto extraclasse para alunos do 3° ano do ensino médio sobre a síntese de obtenção de N-feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. As reações multicomponentes são uma classe de reações de grande interesse na área de síntese orgânica e aplicável aos conceitos de química verde e química medicinal. Em relação à síntese orgânica, representam processos de pesquisa mais limpos, uma vez que são reações simplificadas, feitas em um único recipiente “one pot”, com alta eficiência atômica e, em muitos casos, aplicáveis a outros conceitos da química verde. As tioamidas são derivados de ácidos carboxílicos com grande importância na síntese orgânica e química medicinal por serem úteis como blocos de construções para a síntese de numerosos heterociclos e por estarem presentes em uma variedade de moléculas biologicamente ativas.
id UFF-2_6a9615877c729e261cb9292fba154c87
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22438
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de KindlerCTSAVygotskyAusubelKindlerTioamidasEnsino de químicaEnsino médioProcesso de ensino-aprendizagemSTSEThioamidesOrganic synthesisVygotskyAusubelA abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam na sociedade e no ambiente, através dessa metodologia e das teorias de aprendizagem de Vygotsky e Ausubel e em relação ao tópico do 4º bimestre do 3º ano do ensino médio do Currículo Mínimo, que fala sobre o reconhecimento da importância da química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições no campo da Saúde Humana, elaborou-se uma proposta de sequência didática para um projeto extraclasse para alunos do 3° ano do ensino médio sobre a síntese de obtenção de N-feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. As reações multicomponentes são uma classe de reações de grande interesse na área de síntese orgânica e aplicável aos conceitos de química verde e química medicinal. Em relação à síntese orgânica, representam processos de pesquisa mais limpos, uma vez que são reações simplificadas, feitas em um único recipiente “one pot”, com alta eficiência atômica e, em muitos casos, aplicáveis a outros conceitos da química verde. As tioamidas são derivados de ácidos carboxílicos com grande importância na síntese orgânica e química medicinal por serem úteis como blocos de construções para a síntese de numerosos heterociclos e por estarem presentes em uma variedade de moléculas biologicamente ativas.The Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach aims to incorporate into Science an integrated vision in relation to technology, so that it is possible to promote studies of how they influence society and the environment, through this methodology and the learning theories of Vygotsky and Ausubel and in relation to the topic of the 4th bimester of the 3rd year of high school of the Minimum Curriculum, which talks about the recognition of the importance of chemistry for scientific and technological innovation in modern societies, emphasizing their contributions in the field of Human Health, a didactic sequence proposal was elaborated for an extra-class project for 3rd year high school students on the synthesis of obtaining N-phenylethylethylthiamides from the Kindler reaction. Multicomponent reactions are a class of reactions of great interest in the area of organic synthesis and applicable to the concepts of green chemistry and medicinal chemistry. In relation to organic synthesis, they represent cleaner research processes, since they are simplified reactions, made in a single “one pot” container, with high atomic efficiency and, in many cases, applicable to other concepts of green chemistry. Thioamides are derived from carboxylic acids with great importance in organic and medicinal chemical synthesis because they are useful as building blocks for the synthesis of numerous heterocycles and because they are present in a variety of biologically active molecules.Pedrosa, Leandro FerreiraSangi, Diego PereiraAmado, Beatriz CrittelliSantos, Paula Romanhi dos2021-06-30T14:30:13Z2021-06-30T14:30:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Paula Romanhi. Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22438Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:19:14Zoai:app.uff.br:1/22438Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-20T16:19:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
title Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
spellingShingle Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
Santos, Paula Romanhi dos
CTSA
Vygotsky
Ausubel
Kindler
Tioamidas
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
STSE
Thioamides
Organic synthesis
Vygotsky
Ausubel
title_short Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
title_full Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
title_fullStr Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
title_full_unstemmed Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
title_sort Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
author Santos, Paula Romanhi dos
author_facet Santos, Paula Romanhi dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedrosa, Leandro Ferreira
Sangi, Diego Pereira
Amado, Beatriz Crittelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paula Romanhi dos
dc.subject.por.fl_str_mv CTSA
Vygotsky
Ausubel
Kindler
Tioamidas
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
STSE
Thioamides
Organic synthesis
Vygotsky
Ausubel
topic CTSA
Vygotsky
Ausubel
Kindler
Tioamidas
Ensino de química
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
STSE
Thioamides
Organic synthesis
Vygotsky
Ausubel
description A abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam na sociedade e no ambiente, através dessa metodologia e das teorias de aprendizagem de Vygotsky e Ausubel e em relação ao tópico do 4º bimestre do 3º ano do ensino médio do Currículo Mínimo, que fala sobre o reconhecimento da importância da química para a inovação científica e tecnológica nas sociedades modernas, enfatizando suas contribuições no campo da Saúde Humana, elaborou-se uma proposta de sequência didática para um projeto extraclasse para alunos do 3° ano do ensino médio sobre a síntese de obtenção de N-feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. As reações multicomponentes são uma classe de reações de grande interesse na área de síntese orgânica e aplicável aos conceitos de química verde e química medicinal. Em relação à síntese orgânica, representam processos de pesquisa mais limpos, uma vez que são reações simplificadas, feitas em um único recipiente “one pot”, com alta eficiência atômica e, em muitos casos, aplicáveis a outros conceitos da química verde. As tioamidas são derivados de ácidos carboxílicos com grande importância na síntese orgânica e química medicinal por serem úteis como blocos de construções para a síntese de numerosos heterociclos e por estarem presentes em uma variedade de moléculas biologicamente ativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-30T14:30:13Z
2021-06-30T14:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Paula Romanhi. Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22438
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SANTOS, Paula Romanhi. Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135443344457728