Ensinando física através do radioamadorismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117318 |
Resumo: | Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante. |
id |
UFRGS-2_34c2ae1cd0603d48eab318a170eebae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117318 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bruscato, Gentil CésarMors, Paulo Machado2015-05-29T02:01:12Z20141806-1117http://hdl.handle.net/10183/117318000914023Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante.In our schools, the teaching-learning relationship, in most cases, is limited to the attempt of achieving the students approval at the end of the year, with no concern about meaningful and contextual learning and the social interaction that promotes discussion of the content. We present a proposal to Physics education by using ham radio as a motivational theme. We adopt the theories of meaningful learning, by David Ausubel, and social interaction, by Lev Vygotsky. The project, the assembling of a ham radio station for educational purposes, particularly in Physics, was applied in the second term of 2010, with voluntary participation of high school students from Colégio Militar de Porto Alegre, in the form of extracurricular education at the opposite turn of their regular classes. It is presented a report of the experience and its outcomes, as well as a guide for the teacher interested in replicating a similar educational experience.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. Vol. 36, n. 1 (mar. 2014), 1506, 8 p.Ensino de físicaEnsino e aprendizagemTeorias de aprendizagemRadioamadorismoEnsino médioPhysicsTeaching-learningAusubelVygotskyAmateur radioHigh schoolEnsinando física através do radioamadorismoTeaching physics through amateur radio info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914023.pdf000914023.pdfTexto completoapplication/pdf108334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/1/000914023.pdfb84a9ff39116d5de8ee7a4239366e78bMD51TEXT000914023.pdf.txt000914023.pdf.txtExtracted Texttext/plain36183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/2/000914023.pdf.txt875c27dc53b534dee7bed139b485aaf8MD52THUMBNAIL000914023.pdf.jpg000914023.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/3/000914023.pdf.jpg29114ef395b747f017a80ff5f506e7abMD5310183/1173182018-10-22 09:02:52.249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:02:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinando física através do radioamadorismo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching physics through amateur radio |
title |
Ensinando física através do radioamadorismo |
spellingShingle |
Ensinando física através do radioamadorismo Bruscato, Gentil César Ensino de física Ensino e aprendizagem Teorias de aprendizagem Radioamadorismo Ensino médio Physics Teaching-learning Ausubel Vygotsky Amateur radio High school |
title_short |
Ensinando física através do radioamadorismo |
title_full |
Ensinando física através do radioamadorismo |
title_fullStr |
Ensinando física através do radioamadorismo |
title_full_unstemmed |
Ensinando física através do radioamadorismo |
title_sort |
Ensinando física através do radioamadorismo |
author |
Bruscato, Gentil César |
author_facet |
Bruscato, Gentil César Mors, Paulo Machado |
author_role |
author |
author2 |
Mors, Paulo Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruscato, Gentil César Mors, Paulo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino e aprendizagem Teorias de aprendizagem Radioamadorismo Ensino médio |
topic |
Ensino de física Ensino e aprendizagem Teorias de aprendizagem Radioamadorismo Ensino médio Physics Teaching-learning Ausubel Vygotsky Amateur radio High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics Teaching-learning Ausubel Vygotsky Amateur radio High school |
description |
Em nossas escolas a relação ensino-aprendizagem, na maioria das vezes, restringe-se a tentativa de atingir o objetivo dos alunos obterem grau suficiente para serem aprovados no final do ano, sem haver maior preocupação com a aprendizagem significativa e contextualizada dos conteúdos ensinados, e com a interação social que promova a discussão dos assuntos estudados. Apresentamos uma proposta de ensino utilizando o radioamadorismo como tema motivador, em uma tentativa de melhor qualificar o aprendizado de física. Adotamos como referencial as teorias de aprendizagem significativa, de David Ausubel, e da interação social, de Lev Vygotsky. O projeto, a montagem de uma estação radioamadora para fins educacionais, em especial para o ensino da física, foi aplicado no segundo semestre de 2010, com a participação voluntária de alunos da série final do Ensino Fundamental e das três séries do nível médio do Colégio Militar de Porto Alegre, na modalidade ensino extracurricular, no contraturno do horário regular das aulas. É apresentado um relato da experiência e dos resultados alcançados, além de um texto-guia facilitador do professor que se interessar em reproduzir experiência semelhante. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-29T02:01:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117318 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914023 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000914023 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de física. Vol. 36, n. 1 (mar. 2014), 1506, 8 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/1/000914023.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/2/000914023.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117318/3/000914023.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b84a9ff39116d5de8ee7a4239366e78b 875c27dc53b534dee7bed139b485aaf8 29114ef395b747f017a80ff5f506e7ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224872952594432 |