Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222103
Resumo: O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar Matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). A análise aponta para enunciações que se entrelaçam aos aspectos da Modernidade Líquida, o que nos permite sugerir uma reflexão acerca da escola imersa nos fluídos desta sociedade e como as práticas lúdicas nas aulas de Matemática contribuem para a constituição dos sujeitos.
id UFRGS-2_34e801895ba82981079b695a60fe3542
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222103
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2021-06-15T04:27:26Z20151983-3156http://hdl.handle.net/10183/222103000992579O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar Matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). A análise aponta para enunciações que se entrelaçam aos aspectos da Modernidade Líquida, o que nos permite sugerir uma reflexão acerca da escola imersa nos fluídos desta sociedade e como as práticas lúdicas nas aulas de Matemática contribuem para a constituição dos sujeitos.This paper intends to discuss possible entanglements between the play in School Mathematics Education and the characteristics of liquid modernity. With this intent, the article confirms the ideas of Karla Scott and Alfredo Veiga-Neto evidenced in a study that uses this metaphor, proposed by Zygmunt Bauman, to think the changes in education and the recent changes in society. To suggest possible connections between these aspects and the playful practice it is made an analysis from Foucault's perspective, from the statement that says the importance of playfulness to teach Mathematics in the annals of this ENEM XI (National Conference of Mathematics Education). The analysis points to utterances that are intertwined to the aspects of the Liquid Modernity, which allows us to suggest a reflection on the school immersed in fluids of this society and how the recreational practices in Mathematics classes contribute to the constitution of the subjects.application/pdfporEducação Matemática Pesquisa [recurso eletrônico]. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 17, n. 2 (2015), p. 216-231LudicidadeEducação MatemáticaPlayfulnessMath educationPráticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquidaPlayful practices in teaching math : school in the fluids of liquid modernityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000992579.pdf.txt000992579.pdf.txtExtracted Texttext/plain41609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/2/000992579.pdf.txtc47db313b4aea8e3c3bb6a140f5743fcMD52ORIGINAL000992579.pdfTexto completoapplication/pdf109615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/1/000992579.pdfdef598a70ddd1af4bf1988c267111047MD5110183/2221032021-07-09 04:31:23.496042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:31:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Playful practices in teaching math : school in the fluids of liquid modernity
title Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
spellingShingle Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Ludicidade
Educação Matemática
Playfulness
Math education
title_short Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
title_full Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
title_fullStr Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
title_full_unstemmed Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
title_sort Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação Matemática
topic Ludicidade
Educação Matemática
Playfulness
Math education
dc.subject.eng.fl_str_mv Playfulness
Math education
description O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar Matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). A análise aponta para enunciações que se entrelaçam aos aspectos da Modernidade Líquida, o que nos permite sugerir uma reflexão acerca da escola imersa nos fluídos desta sociedade e como as práticas lúdicas nas aulas de Matemática contribuem para a constituição dos sujeitos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T04:27:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222103
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-3156
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992579
identifier_str_mv 1983-3156
000992579
url http://hdl.handle.net/10183/222103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação Matemática Pesquisa [recurso eletrônico]. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 17, n. 2 (2015), p. 216-231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/2/000992579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/1/000992579.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c47db313b4aea8e3c3bb6a140f5743fc
def598a70ddd1af4bf1988c267111047
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020118138880