Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222103 |
Resumo: | O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar Matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). A análise aponta para enunciações que se entrelaçam aos aspectos da Modernidade Líquida, o que nos permite sugerir uma reflexão acerca da escola imersa nos fluídos desta sociedade e como as práticas lúdicas nas aulas de Matemática contribuem para a constituição dos sujeitos. |
id |
UFRGS-2_34e801895ba82981079b695a60fe3542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222103 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2021-06-15T04:27:26Z20151983-3156http://hdl.handle.net/10183/222103000992579O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar Matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). A análise aponta para enunciações que se entrelaçam aos aspectos da Modernidade Líquida, o que nos permite sugerir uma reflexão acerca da escola imersa nos fluídos desta sociedade e como as práticas lúdicas nas aulas de Matemática contribuem para a constituição dos sujeitos.This paper intends to discuss possible entanglements between the play in School Mathematics Education and the characteristics of liquid modernity. With this intent, the article confirms the ideas of Karla Scott and Alfredo Veiga-Neto evidenced in a study that uses this metaphor, proposed by Zygmunt Bauman, to think the changes in education and the recent changes in society. To suggest possible connections between these aspects and the playful practice it is made an analysis from Foucault's perspective, from the statement that says the importance of playfulness to teach Mathematics in the annals of this ENEM XI (National Conference of Mathematics Education). The analysis points to utterances that are intertwined to the aspects of the Liquid Modernity, which allows us to suggest a reflection on the school immersed in fluids of this society and how the recreational practices in Mathematics classes contribute to the constitution of the subjects.application/pdfporEducação Matemática Pesquisa [recurso eletrônico]. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 17, n. 2 (2015), p. 216-231LudicidadeEducação MatemáticaPlayfulnessMath educationPráticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquidaPlayful practices in teaching math : school in the fluids of liquid modernityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000992579.pdf.txt000992579.pdf.txtExtracted Texttext/plain41609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/2/000992579.pdf.txtc47db313b4aea8e3c3bb6a140f5743fcMD52ORIGINAL000992579.pdfTexto completoapplication/pdf109615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/1/000992579.pdfdef598a70ddd1af4bf1988c267111047MD5110183/2221032021-07-09 04:31:23.496042oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:31:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Playful practices in teaching math : school in the fluids of liquid modernity |
title |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida |
spellingShingle |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida Sartori, Alice Stephanie Tapia Ludicidade Educação Matemática Playfulness Math education |
title_short |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida |
title_full |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida |
title_fullStr |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida |
title_full_unstemmed |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida |
title_sort |
Práticas lúdicas na educação matemática escolar : a escola nos fluídos da modernidade líquida |
author |
Sartori, Alice Stephanie Tapia |
author_facet |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Alice Stephanie Tapia Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação Matemática |
topic |
Ludicidade Educação Matemática Playfulness Math education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Playfulness Math education |
description |
O presente texto pretende discutir possíveis entrelaçamentos entre o lúdico na Educação Matemática Escolar e as características da Modernidade líquida. Com este intento, o artigo corrobora com as ideias de Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto evidenciadas em um estudo que se utiliza desta metáfora, proposta por Zygmunt Bauman, para pensar as mudanças ocorridas na Educação e as recentes transformações na sociedade. Para propor possíveis articulações entre estes aspectos e as práticas lúdicas é feita uma análise, a partir da perspectiva foucaultiana, do enunciado que diz da importância do lúdico para ensinar Matemática, presente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). A análise aponta para enunciações que se entrelaçam aos aspectos da Modernidade Líquida, o que nos permite sugerir uma reflexão acerca da escola imersa nos fluídos desta sociedade e como as práticas lúdicas nas aulas de Matemática contribuem para a constituição dos sujeitos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T04:27:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222103 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-3156 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992579 |
identifier_str_mv |
1983-3156 000992579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matemática Pesquisa [recurso eletrônico]. São Paulo, SP : PUCSP, 2015. Vol. 17, n. 2 (2015), p. 216-231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/2/000992579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222103/1/000992579.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c47db313b4aea8e3c3bb6a140f5743fc def598a70ddd1af4bf1988c267111047 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225020118138880 |