As seduções do lúdico na educação matemática : fabricando o sujeito contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222197 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reexão sobre um enunciado presente no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do lúdico, atividades como jogos e brincadeiras, no ensino de matemática. A intenção do estudo é identicar entrelaçamentos entre essas práticas e a fabricação do sujeito contemporâneo, especialmente por meio da instituição escolar. A partir da Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, buscou-se evidenciar as justicativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática no discurso da Educação Matemática, especicamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Dentre as justicativas mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática, a de que a criança precisa aprender com prazer, e ainda a importância da satisfação do aluno ao aprender brincado. As enunciações apresentadas apontam para uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da contemporaneidade: o consumismo. Deste modo, o estudo propõe reexões que podem contribuir para a formação de professores, pois problematiza o discurso da Educação Matemática e algumas ressonâncias na constituição dos sujeitos moldados pela sociedade de consumidores. |
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Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2021-06-15T04:29:24Z20161809-5208http://hdl.handle.net/10183/222197001022752Este artigo propõe uma reexão sobre um enunciado presente no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do lúdico, atividades como jogos e brincadeiras, no ensino de matemática. A intenção do estudo é identicar entrelaçamentos entre essas práticas e a fabricação do sujeito contemporâneo, especialmente por meio da instituição escolar. A partir da Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, buscou-se evidenciar as justicativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática no discurso da Educação Matemática, especicamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Dentre as justicativas mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática, a de que a criança precisa aprender com prazer, e ainda a importância da satisfação do aluno ao aprender brincado. As enunciações apresentadas apontam para uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da contemporaneidade: o consumismo. Deste modo, o estudo propõe reexões que podem contribuir para a formação de professores, pois problematiza o discurso da Educação Matemática e algumas ressonâncias na constituição dos sujeitos moldados pela sociedade de consumidores.This article proposes a reection on a statement in the speech of School Mathematics Education, regarding the importance of recreational activities such as games and play activities in math education. The intent of the study is to identify entanglements between these practices and the manufacture of the contemporary subject, especially through the educational institution. From the discourse analysis in Foucault's perspective, it sought to highlight the reasons attributed by the authors for the use of playfulness in math classes in the discourse of mathematics education, specically in the annals of XI ENEM (National Meeting of Mathematics Education). Among the most frequent reasons is that the student must have a desire to learn math, that children need to learn with pleasure, and also the importance of student satisfaction in learning played. The utterances presented point to a possible dialogue between the playful practices and an aspect of contemporary society: consumerism. Thus, the study proposes reections that may contribute to the training of teachers, as discusses the discourse of mathematics education and some resonances in the constitution of subjects shaped by the society of consumers.application/pdfporEducere et educare : revista de educação [recurso eletrônico]. Vol. 11, n. 23 (jul./dez. 2016), p. [1-14]Educação MatemáticaLudicidadeMath educationPlayfulnessAs seduções do lúdico na educação matemática : fabricando o sujeito contemporâneoThe seductions of ludic in mathematics education : manufacturing the contemporary subjectinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001022752.pdf.txt001022752.pdf.txtExtracted Texttext/plain48069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222197/2/001022752.pdf.txt7efbed4d5b766f7a1e33ae8750306bc1MD52ORIGINAL001022752.pdfTexto completoapplication/pdf716846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222197/1/001022752.pdf0d8cff31aec6a118be46c23fc98cd5cfMD5110183/2221972021-07-09 04:39:55.793924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222197Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-07-09T07:39:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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