Rádio no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tatiane Curtinove
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102814
Resumo: O presente trabalho parte de uma pesquisa ação na qual a autora, investiga a implantação da rádio na escola em que trabalha. Busca investigar as contribuições da mídia rádio para o contexto escolar, partindo da questão: quais as expectativas de alunos e professores sobre a rádio escolar? Para isso aplicou-se dois questionários respondidos por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomaz José Luiz Osório. A análise dos questionários teve como objetivo saber qual o olhar dos professores e alunos sobre a utilização da mídia rádio na escola. Com essa pesquisa verificou-se que o rádio na escola constitui-se de uma ferramenta pedagógica capaz de contribuir significativamente no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois aproxima e oportuniza ao aluno e professor construírem novos conceitos.
id UFRGS-2_3521e21deea6db35f9f1257ef2a2928d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102814
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Teixeira, Tatiane CurtinoveNunes, Cintia2014-09-11T02:09:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/102814000922110O presente trabalho parte de uma pesquisa ação na qual a autora, investiga a implantação da rádio na escola em que trabalha. Busca investigar as contribuições da mídia rádio para o contexto escolar, partindo da questão: quais as expectativas de alunos e professores sobre a rádio escolar? Para isso aplicou-se dois questionários respondidos por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomaz José Luiz Osório. A análise dos questionários teve como objetivo saber qual o olhar dos professores e alunos sobre a utilização da mídia rádio na escola. Com essa pesquisa verificou-se que o rádio na escola constitui-se de uma ferramenta pedagógica capaz de contribuir significativamente no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois aproxima e oportuniza ao aluno e professor construírem novos conceitos.This paper presents an action research in which the author investigates the deployment of radio in the school where she works. Investigates the contributions of the media to radio school context, leaving the question: what are the expectations of students and teachers on the school radio? For this we applied two questionnaires answered by teachers and students of the School of Municipal Elementary School Thomaz José Luiz Osório. The analysis of questionnaires aimed to know the eyes of teachers and students on the use of radio media in school. With this research it was found that the radio is in school is a pedagogical tool that can contribute significantly in the development of student learning as it nears nurture the student and teacher to construct new concepts.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Radiodifusão educativaAprendizagemRadioMediaEducationRádio no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922110.pdf000922110.pdfTexto completoapplication/pdf716252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/1/000922110.pdfe55a118d17b06ff8bbdb98d5df2845adMD51TEXT000922110.pdf.txt000922110.pdf.txtExtracted Texttext/plain59288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/2/000922110.pdf.txt09ad617c579f5fe1bc313ab483ad483bMD52THUMBNAIL000922110.pdf.jpg000922110.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/3/000922110.pdf.jpg92627a993f40c1efa9fbad432f6e62ccMD5310183/1028142018-10-25 09:01:36.271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rádio no contexto escolar
title Rádio no contexto escolar
spellingShingle Rádio no contexto escolar
Teixeira, Tatiane Curtinove
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Aprendizagem
Radio
Media
Education
title_short Rádio no contexto escolar
title_full Rádio no contexto escolar
title_fullStr Rádio no contexto escolar
title_full_unstemmed Rádio no contexto escolar
title_sort Rádio no contexto escolar
author Teixeira, Tatiane Curtinove
author_facet Teixeira, Tatiane Curtinove
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Tatiane Curtinove
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Cintia
contributor_str_mv Nunes, Cintia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Radiodifusão educativa
Aprendizagem
Radio
Media
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Radio
Media
Education
description O presente trabalho parte de uma pesquisa ação na qual a autora, investiga a implantação da rádio na escola em que trabalha. Busca investigar as contribuições da mídia rádio para o contexto escolar, partindo da questão: quais as expectativas de alunos e professores sobre a rádio escolar? Para isso aplicou-se dois questionários respondidos por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomaz José Luiz Osório. A análise dos questionários teve como objetivo saber qual o olhar dos professores e alunos sobre a utilização da mídia rádio na escola. Com essa pesquisa verificou-se que o rádio na escola constitui-se de uma ferramenta pedagógica capaz de contribuir significativamente no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois aproxima e oportuniza ao aluno e professor construírem novos conceitos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102814
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922110
url http://hdl.handle.net/10183/102814
identifier_str_mv 000922110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/1/000922110.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/2/000922110.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/3/000922110.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e55a118d17b06ff8bbdb98d5df2845ad
09ad617c579f5fe1bc313ab483ad483b
92627a993f40c1efa9fbad432f6e62cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471312334848