Rádio no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102814 |
Resumo: | O presente trabalho parte de uma pesquisa ação na qual a autora, investiga a implantação da rádio na escola em que trabalha. Busca investigar as contribuições da mídia rádio para o contexto escolar, partindo da questão: quais as expectativas de alunos e professores sobre a rádio escolar? Para isso aplicou-se dois questionários respondidos por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomaz José Luiz Osório. A análise dos questionários teve como objetivo saber qual o olhar dos professores e alunos sobre a utilização da mídia rádio na escola. Com essa pesquisa verificou-se que o rádio na escola constitui-se de uma ferramenta pedagógica capaz de contribuir significativamente no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois aproxima e oportuniza ao aluno e professor construírem novos conceitos. |
id |
UFRGS-2_3521e21deea6db35f9f1257ef2a2928d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102814 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Tatiane CurtinoveNunes, Cintia2014-09-11T02:09:44Z2012http://hdl.handle.net/10183/102814000922110O presente trabalho parte de uma pesquisa ação na qual a autora, investiga a implantação da rádio na escola em que trabalha. Busca investigar as contribuições da mídia rádio para o contexto escolar, partindo da questão: quais as expectativas de alunos e professores sobre a rádio escolar? Para isso aplicou-se dois questionários respondidos por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomaz José Luiz Osório. A análise dos questionários teve como objetivo saber qual o olhar dos professores e alunos sobre a utilização da mídia rádio na escola. Com essa pesquisa verificou-se que o rádio na escola constitui-se de uma ferramenta pedagógica capaz de contribuir significativamente no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois aproxima e oportuniza ao aluno e professor construírem novos conceitos.This paper presents an action research in which the author investigates the deployment of radio in the school where she works. Investigates the contributions of the media to radio school context, leaving the question: what are the expectations of students and teachers on the school radio? For this we applied two questionnaires answered by teachers and students of the School of Municipal Elementary School Thomaz José Luiz Osório. The analysis of questionnaires aimed to know the eyes of teachers and students on the use of radio media in school. With this research it was found that the radio is in school is a pedagogical tool that can contribute significantly in the development of student learning as it nears nurture the student and teacher to construct new concepts.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Radiodifusão educativaAprendizagemRadioMediaEducationRádio no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922110.pdf000922110.pdfTexto completoapplication/pdf716252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/1/000922110.pdfe55a118d17b06ff8bbdb98d5df2845adMD51TEXT000922110.pdf.txt000922110.pdf.txtExtracted Texttext/plain59288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/2/000922110.pdf.txt09ad617c579f5fe1bc313ab483ad483bMD52THUMBNAIL000922110.pdf.jpg000922110.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/3/000922110.pdf.jpg92627a993f40c1efa9fbad432f6e62ccMD5310183/1028142018-10-25 09:01:36.271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rádio no contexto escolar |
title |
Rádio no contexto escolar |
spellingShingle |
Rádio no contexto escolar Teixeira, Tatiane Curtinove Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Aprendizagem Radio Media Education |
title_short |
Rádio no contexto escolar |
title_full |
Rádio no contexto escolar |
title_fullStr |
Rádio no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Rádio no contexto escolar |
title_sort |
Rádio no contexto escolar |
author |
Teixeira, Tatiane Curtinove |
author_facet |
Teixeira, Tatiane Curtinove |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Tatiane Curtinove |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Cintia |
contributor_str_mv |
Nunes, Cintia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Aprendizagem |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Radiodifusão educativa Aprendizagem Radio Media Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Radio Media Education |
description |
O presente trabalho parte de uma pesquisa ação na qual a autora, investiga a implantação da rádio na escola em que trabalha. Busca investigar as contribuições da mídia rádio para o contexto escolar, partindo da questão: quais as expectativas de alunos e professores sobre a rádio escolar? Para isso aplicou-se dois questionários respondidos por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomaz José Luiz Osório. A análise dos questionários teve como objetivo saber qual o olhar dos professores e alunos sobre a utilização da mídia rádio na escola. Com essa pesquisa verificou-se que o rádio na escola constitui-se de uma ferramenta pedagógica capaz de contribuir significativamente no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois aproxima e oportuniza ao aluno e professor construírem novos conceitos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102814 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922110 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102814 |
identifier_str_mv |
000922110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/1/000922110.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/2/000922110.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102814/3/000922110.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e55a118d17b06ff8bbdb98d5df2845ad 09ad617c579f5fe1bc313ab483ad483b 92627a993f40c1efa9fbad432f6e62cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471312334848 |