Sport Club Internacional : uma análise de seus torcedores com uma abordagem de CRM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandarra, Thiago Morales da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170502
Resumo: Com um mercado cada vez mais competitivo, o futebol gira uma quantia enorme de dinheiro ao redor mundo. No Brasil, entretanto, os clubes ainda são mal geridos, e acabam não utilizando a totalidade dos recursos possíveis com seus torcedores. Os programas de sócio torcedor já representam um bom faturamento nos clubes, mas tem potencial para ser uma renda ainda maior, e a gestão correta dos associados é um desafio que deve ser enfrentado com conhecimentos de marketing de relacionamento e de CRM, que Gartner Group apresenta como uma tática empresarial destinada ao entendimento e à antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais da empresa, através de um relacionamento de excelência (PEPPERS, 2001). O presente trabalho visa iniciar o projeto de implementação do CRM ao Sport Club Internacional, através de uma análise dos perfis dos associados, e a influência da variabilidade dos resultados de campo dentro desses grupos. Para tanto, por não ter todas as informações à disposição, foram buscados no Portal de Transparência do clube, os números de associados em dia, inadimplentes, por sexo, pela idade, e pela localidade, em três diferentes momentos do time. Percebeu-se, com os resultados, que a inadimplência e o perfil por idade do quadro social tem uma forte variação atrelada ao rendimento da equipe, assim como as outras características, mas em escala menor. Com essa pesquisa, o clube pode dar início a um trabalho mais aprofundado, de posse de mais informações, para que se tenha um tratamento diferenciado entre seus societários, e assim o quadro social mantenha seu número elevado, independentemente dos resultados do time.
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