Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hélen Fagundes da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271758
Resumo: Esta pesquisa constitui-se como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Geografia e está ambientada no Ensino de Geografia em diálogo com o Método (Auto)biográfico. Sendo a autobiografia um método que valoriza e ressignifica narrativas de homens e mulheres de diferentes realidades, a constituição do sujeito ocorre ao longo da trajetória de vida nos mais diversos espaços-tempos. O sujeito se constrói a partir de experiências e atravessamentos proporcionados pelos seus itinerários de vida pessoal, de formação escolar, acadêmica de atuação profissional. Nesta pesquisa, são analisadas as memórias e experiências de professores e professoras de Geografia em seu encontro com a Educação Popular, uma pedagogia de lutas e de promoção da autonomia. Dessa forma, tem-se a seguinte pergunta: de que maneira as experiências ao longo da história de vida de professores/as de Geografia os/as levaram a escolher a Educação Popular como prática docente reflexivo-transformativa? Para respondê-la, utiliza-se o Método (Auto)biográfico, por meio do dispositivo das narrativas, que oportuniza aos narradores a voltar sua atenção para os seus achados de memória e para enunciações de significados dos acontecimentos. Portanto, o objetivo situa-se na compreensão da maneira como as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia os levaram ao encontro da Educação Popular e a maneira como influenciam o tornar-se educador. Considerando que as dinâmicas das diferentes esferas de nossas vidas, as discussões, pautadas nas figuras de ligação de Josso (2006), acerca da formação de professores, escolar e universitária, bem como, de sua atuação profissional pautada em uma pedagogia popular leva-nos a compreender nos resultados da pesquisa que é possível e que as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia que os levaram ao encontro da Educação Popular estão vinculadas a busca por uma educação para a autonomia e uma prática docente que se mantenha em questionadora acerca das injustiças do mundo.
id UFRGS-2_35806f9c76b1106f62e35cf8983701cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271758
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Hélen Fagundes daCostella, Roselane Zordan2024-02-09T05:06:25Z2024http://hdl.handle.net/10183/271758001194873Esta pesquisa constitui-se como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Geografia e está ambientada no Ensino de Geografia em diálogo com o Método (Auto)biográfico. Sendo a autobiografia um método que valoriza e ressignifica narrativas de homens e mulheres de diferentes realidades, a constituição do sujeito ocorre ao longo da trajetória de vida nos mais diversos espaços-tempos. O sujeito se constrói a partir de experiências e atravessamentos proporcionados pelos seus itinerários de vida pessoal, de formação escolar, acadêmica de atuação profissional. Nesta pesquisa, são analisadas as memórias e experiências de professores e professoras de Geografia em seu encontro com a Educação Popular, uma pedagogia de lutas e de promoção da autonomia. Dessa forma, tem-se a seguinte pergunta: de que maneira as experiências ao longo da história de vida de professores/as de Geografia os/as levaram a escolher a Educação Popular como prática docente reflexivo-transformativa? Para respondê-la, utiliza-se o Método (Auto)biográfico, por meio do dispositivo das narrativas, que oportuniza aos narradores a voltar sua atenção para os seus achados de memória e para enunciações de significados dos acontecimentos. Portanto, o objetivo situa-se na compreensão da maneira como as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia os levaram ao encontro da Educação Popular e a maneira como influenciam o tornar-se educador. Considerando que as dinâmicas das diferentes esferas de nossas vidas, as discussões, pautadas nas figuras de ligação de Josso (2006), acerca da formação de professores, escolar e universitária, bem como, de sua atuação profissional pautada em uma pedagogia popular leva-nos a compreender nos resultados da pesquisa que é possível e que as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia que os levaram ao encontro da Educação Popular estão vinculadas a busca por uma educação para a autonomia e uma prática docente que se mantenha em questionadora acerca das injustiças do mundo.application/pdfporEnsino de geografiaFormação de professoresFormação docenteEducação popularOs Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2024Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194873.pdf.txt001194873.pdf.txtExtracted Texttext/plain140756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271758/2/001194873.pdf.txta0b60bc59600e0f42d673404074f7283MD52ORIGINAL001194873.pdfTexto completoapplication/pdf577337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271758/1/001194873.pdf0d43b68f0d9b92dbe313da30fe5cd4e1MD5110183/2717582024-02-10 06:07:33.145287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-10T08:07:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
title Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
spellingShingle Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
Silva, Hélen Fagundes da
Ensino de geografia
Formação de professores
Formação docente
Educação popular
title_short Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
title_full Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
title_fullStr Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
title_full_unstemmed Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
title_sort Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
author Silva, Hélen Fagundes da
author_facet Silva, Hélen Fagundes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hélen Fagundes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Formação de professores
Formação docente
Educação popular
topic Ensino de geografia
Formação de professores
Formação docente
Educação popular
description Esta pesquisa constitui-se como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Geografia e está ambientada no Ensino de Geografia em diálogo com o Método (Auto)biográfico. Sendo a autobiografia um método que valoriza e ressignifica narrativas de homens e mulheres de diferentes realidades, a constituição do sujeito ocorre ao longo da trajetória de vida nos mais diversos espaços-tempos. O sujeito se constrói a partir de experiências e atravessamentos proporcionados pelos seus itinerários de vida pessoal, de formação escolar, acadêmica de atuação profissional. Nesta pesquisa, são analisadas as memórias e experiências de professores e professoras de Geografia em seu encontro com a Educação Popular, uma pedagogia de lutas e de promoção da autonomia. Dessa forma, tem-se a seguinte pergunta: de que maneira as experiências ao longo da história de vida de professores/as de Geografia os/as levaram a escolher a Educação Popular como prática docente reflexivo-transformativa? Para respondê-la, utiliza-se o Método (Auto)biográfico, por meio do dispositivo das narrativas, que oportuniza aos narradores a voltar sua atenção para os seus achados de memória e para enunciações de significados dos acontecimentos. Portanto, o objetivo situa-se na compreensão da maneira como as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia os levaram ao encontro da Educação Popular e a maneira como influenciam o tornar-se educador. Considerando que as dinâmicas das diferentes esferas de nossas vidas, as discussões, pautadas nas figuras de ligação de Josso (2006), acerca da formação de professores, escolar e universitária, bem como, de sua atuação profissional pautada em uma pedagogia popular leva-nos a compreender nos resultados da pesquisa que é possível e que as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia que os levaram ao encontro da Educação Popular estão vinculadas a busca por uma educação para a autonomia e uma prática docente que se mantenha em questionadora acerca das injustiças do mundo.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-09T05:06:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271758
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194873
url http://hdl.handle.net/10183/271758
identifier_str_mv 001194873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271758/2/001194873.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271758/1/001194873.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0b60bc59600e0f42d673404074f7283
0d43b68f0d9b92dbe313da30fe5cd4e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224674888122368