Os Nós (auto)formativos : dimensões da trajetória e narrativa docente no processo formativo de educadores populares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271758 |
Resumo: | Esta pesquisa constitui-se como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Geografia e está ambientada no Ensino de Geografia em diálogo com o Método (Auto)biográfico. Sendo a autobiografia um método que valoriza e ressignifica narrativas de homens e mulheres de diferentes realidades, a constituição do sujeito ocorre ao longo da trajetória de vida nos mais diversos espaços-tempos. O sujeito se constrói a partir de experiências e atravessamentos proporcionados pelos seus itinerários de vida pessoal, de formação escolar, acadêmica de atuação profissional. Nesta pesquisa, são analisadas as memórias e experiências de professores e professoras de Geografia em seu encontro com a Educação Popular, uma pedagogia de lutas e de promoção da autonomia. Dessa forma, tem-se a seguinte pergunta: de que maneira as experiências ao longo da história de vida de professores/as de Geografia os/as levaram a escolher a Educação Popular como prática docente reflexivo-transformativa? Para respondê-la, utiliza-se o Método (Auto)biográfico, por meio do dispositivo das narrativas, que oportuniza aos narradores a voltar sua atenção para os seus achados de memória e para enunciações de significados dos acontecimentos. Portanto, o objetivo situa-se na compreensão da maneira como as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia os levaram ao encontro da Educação Popular e a maneira como influenciam o tornar-se educador. Considerando que as dinâmicas das diferentes esferas de nossas vidas, as discussões, pautadas nas figuras de ligação de Josso (2006), acerca da formação de professores, escolar e universitária, bem como, de sua atuação profissional pautada em uma pedagogia popular leva-nos a compreender nos resultados da pesquisa que é possível e que as experiências ao longo da história de vida de professores e professoras de Geografia que os levaram ao encontro da Educação Popular estão vinculadas a busca por uma educação para a autonomia e uma prática docente que se mantenha em questionadora acerca das injustiças do mundo. |
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