Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finatto, Marina Marostica
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141727
Resumo: Entendendo que o propósito do ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) é dar a oportunidade do contato com a escrita e os discursos que se organizam a partir dela (Britto, 2007), em suas diversas formas e gêneros do discurso, objetivando a formação de leitores críticos e, portanto, cidadãos críticos, o presente trabalho busca refletir sobre esse propósito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Duas questões principais norteiam esta reflexão: (a) por que o trabalho com o texto é importante também na sala de aula da EJA, levando em consideração que seu público, em sua maioria, pertencente à classe trabalhadora, já trabalha ou trabalhou e vive numa sociedade cercada pela escrita; e (b) como esse trabalho pode ser desenvolvido, levando em consideração as especificidades dos alunos da EJA e os referenciais para o ensino regular (tais como os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul - RS, 2009 - e os Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasil, 1998). Para tal, analiso dados gerados durante a realização de um projeto de aprendizagem em uma turma de EJA de Totalidade 6, em uma escola pública estadual de Porto Alegre, por ocasião do Estágio de Docência em Português I. Os dados analisados foram o planejamento do projeto, as unidades didáticas entregues aos alunos, as produções finais dos alunos, o relatório final de estágio e os momentos da aula em que observei relação entre o trabalho com o texto em sala de aula e a formação de leitores críticos, momentos esses acessíveis para análise através de vinhetas narrativas. A análise evidencia a necessidade do trabalho com o texto como centro da aula de LPL para a formação de leitores críticos também em EJA, em consonância com os referenciais consultados. Também contribui para os estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa para EJA e para a reflexão acerca da educação da classe trabalhadora.
id UFRGS-2_35cdd908a85708d452999c83c638da3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141727
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Finatto, Marina MarosticaBulla, Gabriela da Silva2016-05-24T02:10:56Z2015http://hdl.handle.net/10183/141727000992595Entendendo que o propósito do ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) é dar a oportunidade do contato com a escrita e os discursos que se organizam a partir dela (Britto, 2007), em suas diversas formas e gêneros do discurso, objetivando a formação de leitores críticos e, portanto, cidadãos críticos, o presente trabalho busca refletir sobre esse propósito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Duas questões principais norteiam esta reflexão: (a) por que o trabalho com o texto é importante também na sala de aula da EJA, levando em consideração que seu público, em sua maioria, pertencente à classe trabalhadora, já trabalha ou trabalhou e vive numa sociedade cercada pela escrita; e (b) como esse trabalho pode ser desenvolvido, levando em consideração as especificidades dos alunos da EJA e os referenciais para o ensino regular (tais como os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul - RS, 2009 - e os Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasil, 1998). Para tal, analiso dados gerados durante a realização de um projeto de aprendizagem em uma turma de EJA de Totalidade 6, em uma escola pública estadual de Porto Alegre, por ocasião do Estágio de Docência em Português I. Os dados analisados foram o planejamento do projeto, as unidades didáticas entregues aos alunos, as produções finais dos alunos, o relatório final de estágio e os momentos da aula em que observei relação entre o trabalho com o texto em sala de aula e a formação de leitores críticos, momentos esses acessíveis para análise através de vinhetas narrativas. A análise evidencia a necessidade do trabalho com o texto como centro da aula de LPL para a formação de leitores críticos também em EJA, em consonância com os referenciais consultados. Também contribui para os estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa para EJA e para a reflexão acerca da educação da classe trabalhadora.Understanding that the purpose of teaching Portuguese and Literature is to give the opportunity to be in contact with the writing and the discourses organized from it (Britto, 2007), in its different forms and discourse genres, with the goal of forming critical readers and therefore, critical citizens, this work intends to think about it considering Young and Adults Education (EJA, in Portuguese). There are two main questions that guide this reflection: a) why working with texts is important in EJA, considering that the people there already work, or worked, and live in a world surrounded by the writing, and b) how this work can be developed, considering the specificities of the people in EJA and the refencials to regular education (such as Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul - RS, 2009 – and the Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasil, 1998). Therefore, I analise data generated during de developement of a learning project in an EJA class of a public school in Porto Alegre, accomplished for Portuguese Internship I. These analised data was: the project planning, didatic units I gave to the students, final texts written by the students and my final internship report. The moments of the class which I could observe the relation between the work with the texts and the formation of critical readers became narrative vignettes, wich are also analised. These analisis show the need of the work with texts as the center of Portuguese and Literature classes to formation of critical readers also in EJA, in agreement with the referencials consulted.application/pdfporEnsino de língua portuguesaEnsino de literaturaEducação de jovens e adultosFormação de leitoresTextoThe teaching of portuguese and literatureYoung and adults educationTextsCritical readersLer palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992595.pdf000992595.pdfTexto completoapplication/pdf2757119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141727/1/000992595.pdf6199d473aae5193e0ce0d884d87a4146MD51TEXT000992595.pdf.txt000992595.pdf.txtExtracted Texttext/plain112773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141727/2/000992595.pdf.txt52380921b134dbb9d27cc7beddbc6c12MD52THUMBNAIL000992595.pdf.jpg000992595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141727/3/000992595.pdf.jpg12ad4273665a1ca077d5f6acba52c089MD5310183/1417272018-10-25 10:11:07.472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141727Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:11:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
title Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
spellingShingle Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
Finatto, Marina Marostica
Ensino de língua portuguesa
Ensino de literatura
Educação de jovens e adultos
Formação de leitores
Texto
The teaching of portuguese and literature
Young and adults education
Texts
Critical readers
title_short Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
title_full Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
title_fullStr Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
title_full_unstemmed Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
title_sort Ler palavra e ler mundo em eja : reflexões sobre o uso do texto nas aulas de língua portuguesa e literatura para a formação de leitores críticos
author Finatto, Marina Marostica
author_facet Finatto, Marina Marostica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finatto, Marina Marostica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
contributor_str_mv Bulla, Gabriela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Ensino de literatura
Educação de jovens e adultos
Formação de leitores
Texto
topic Ensino de língua portuguesa
Ensino de literatura
Educação de jovens e adultos
Formação de leitores
Texto
The teaching of portuguese and literature
Young and adults education
Texts
Critical readers
dc.subject.eng.fl_str_mv The teaching of portuguese and literature
Young and adults education
Texts
Critical readers
description Entendendo que o propósito do ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LPL) é dar a oportunidade do contato com a escrita e os discursos que se organizam a partir dela (Britto, 2007), em suas diversas formas e gêneros do discurso, objetivando a formação de leitores críticos e, portanto, cidadãos críticos, o presente trabalho busca refletir sobre esse propósito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Duas questões principais norteiam esta reflexão: (a) por que o trabalho com o texto é importante também na sala de aula da EJA, levando em consideração que seu público, em sua maioria, pertencente à classe trabalhadora, já trabalha ou trabalhou e vive numa sociedade cercada pela escrita; e (b) como esse trabalho pode ser desenvolvido, levando em consideração as especificidades dos alunos da EJA e os referenciais para o ensino regular (tais como os Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul - RS, 2009 - e os Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasil, 1998). Para tal, analiso dados gerados durante a realização de um projeto de aprendizagem em uma turma de EJA de Totalidade 6, em uma escola pública estadual de Porto Alegre, por ocasião do Estágio de Docência em Português I. Os dados analisados foram o planejamento do projeto, as unidades didáticas entregues aos alunos, as produções finais dos alunos, o relatório final de estágio e os momentos da aula em que observei relação entre o trabalho com o texto em sala de aula e a formação de leitores críticos, momentos esses acessíveis para análise através de vinhetas narrativas. A análise evidencia a necessidade do trabalho com o texto como centro da aula de LPL para a formação de leitores críticos também em EJA, em consonância com os referenciais consultados. Também contribui para os estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa para EJA e para a reflexão acerca da educação da classe trabalhadora.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-24T02:10:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141727
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992595
url http://hdl.handle.net/10183/141727
identifier_str_mv 000992595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141727/1/000992595.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141727/2/000992595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141727/3/000992595.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6199d473aae5193e0ce0d884d87a4146
52380921b134dbb9d27cc7beddbc6c12
12ad4273665a1ca077d5f6acba52c089
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510051975168