A comunicação no Sport Club Internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fattore, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28020
Resumo: Este trabalho se propõe a verificar como é feita a comunicação em um clube de futebol brasileiro, neste caso, o Sport Club Internacional, de Porto Alegre. Destaca o histórico do esporte em âmbito mundial e nacional, relacionando o seu desenvolvimento sob influência de diferentes aspectos, culturais e sociais. Descreve um histórico do clube escolhido para ser estudado e demonstra sua evolução dentro do contexto social brasileiro. Avalia o potencial de mercado existente na explo-ração da “marca” do clube a partir da realização de uma reestruturação que se adapte ao padrão administrativo empresarial do futebol europeu, que serve de modelo aos demais continentes. Indica as ações realizadas pela assessoria de comunicação e pelo departamento de marketing do Internacional no relacionamento com os seus torcedores. Conclui que a aplicação do planeja-mento estratégico de marketing esportivo realizada pelo clube estudado viabiliza a capitalização da paixão e fidelidade do brasileiro ao futebol e à marca do seu time, prática recente no meio esportivo em virtude de um longo período de crise vivenciado em décadas passadas, e pela concepção amadora de administração concernente aos clubes de futebol nacionais. Finaliza des-tacando o êxito do trabalho realizado pelo Sport Club Internacional no campo institucional, que tem reflexo direto no desempenho do time em campo e resulta em reconhecimento mundial como exemplo de gestão esportiva no futebol.
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