A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772 |
Resumo: | O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha. |
id |
UFRN_3378d6944a0c9d9c0258f9fa289a0b54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48772 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Shirley R. M.Nobre, Luiz Fernando Dal PianDa Costa, José Zilmar AlvesCarratore, Luis Roberto Rossi Del2022-07-27T15:38:17Z2022-07-27T15:38:17Z2022-07-13SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. 85f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha.Sports marketing has several aspects for research media. In this monograph, we will highlight actions and campaigns that have a social character, campaigns that allow the club to position itself in a political way, or in the case of the object of study, seek a position to engage fans during the Pandemic period. The work will investigate, through descriptive and bibliographic research, the marketing actions promoted by Esporte Clube Bahia, showing that football can go far beyond the four lines, and that by associating sport with efficient communication practices, the result of this process can generate an identification on the part of the fans, making the fans also become consumers, adding value to the brand, generating profits for the club, making it part of a social construction together with its fans, becoming a symbol and reference of what could become football nowadays, creating a new guise for sport and for those who follow it.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialMarketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia.Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic.A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírusCommunication of the Sport Clube Bahia with its fan partners during the new corona virus pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdfA COMUNICAÇÃO DO ESPORTE CLUBE BAHIA COM OS SEUS SÓCIOS-TORCEDORES DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUSapplication/pdf20138777https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/3/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdff12c39bff72f174f2ce9df081ac0eb42MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/487722023-01-12 16:41:19.022oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:41:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Communication of the Sport Clube Bahia with its fan partners during the new corona virus pandemic |
title |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
spellingShingle |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus Silva, Shirley R. M. Marketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia. Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic. |
title_short |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_full |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_fullStr |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_full_unstemmed |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
title_sort |
A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus |
author |
Silva, Shirley R. M. |
author_facet |
Silva, Shirley R. M. |
author_role |
author |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Da Costa, José Zilmar Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Shirley R. M. |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
contributor_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia. Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic. |
topic |
Marketing Esportivo; Futebol; Comunicação; Esporte Clube Bahia; Pandemia. Sports marketing; Football; Communication; Sport Club Bahia; Pandemic. |
description |
O marketing esportivo possui diversas vertentes para meios de pesquisa. Na presente monografia iremos destacar ações e campanhas que possuem caráter social, campanhas estas que possibilitam o clube de posicionar-se de forma política, ou no caso do objeto de estudo, buscar um posicionamento para engajar os torcedores durante o período da Pandemia. O trabalho investigará, através de pesquisas descritivas e bibliográfica, as ações de marketing promovidas pelo Esporte Clube Bahia, mostrando que o futebol pode ir muito além das quatro linhas, e que ao associar o esporte com práticas eficientes de comunicação, o resultado desse processo pode gerar uma identificação por parte dos torcedores, fazendo com que os fãs tornem-se também consumidores, agregando valor à marca, gerando lucros para o clube, tornando-o parte de uma construção social em conjunto com sua torcida, virando símbolo e referência do que pode vir a ser o futebol nos dias atuais, criando uma nova roupagem para esporte e para quem o acompanha. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T15:38:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T15:38:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. 85f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772 |
identifier_str_mv |
SILVA, Shirley Raillany Melo. A comunicação do Esporte Clube Bahia com seus sócios-torcedores durante a pandemia do novo coronavírus. 85f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/3/ComunicacaoEsporteClube_Silva_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48772/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f12c39bff72f174f2ce9df081ac0eb42 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832848915398656 |