Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ricardo Rangel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214620
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida na disciplina de Física, em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica de Porto Alegre (RS). Tal atividade, desenvolvida no formato de um júri simulado, foi pensada e elaborada para ser aplicada na forma de um micromódulo de ensino em que assumimos ser possível, mediante este recurso pedagógico, atingir um nível de aprendizado adequado a essa faixa etária, através do debate e da argumentação dialógica. Buscamos, para tanto, oferecer elementos para que os estudantes se envolvam em tal estratégia no ambiente de sala de aula e desenvolvam habilidades de argumentação. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados nesta pesquisa são os do ensino por argumentação articulado a uma epistemologia que desenvolva virtudes intelectuais e o pensamento crítico no estudante. O que se pretende neste trabalho, que é parte de uma investigação mais abrangente, é fazer através do relato crítico do estudo de caso, uma defesa desses referenciais como potencializadores para a promoção de uma educação científica mais autônoma e reflexiva.
id UFRGS-2_363020c40e25b9dbff8a326316d3e135
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214620
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guimarães, Ricardo RangelMassoni, Neusa Teresinha2020-11-04T04:08:15Z20201677-2334http://hdl.handle.net/10183/214620001117202Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida na disciplina de Física, em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica de Porto Alegre (RS). Tal atividade, desenvolvida no formato de um júri simulado, foi pensada e elaborada para ser aplicada na forma de um micromódulo de ensino em que assumimos ser possível, mediante este recurso pedagógico, atingir um nível de aprendizado adequado a essa faixa etária, através do debate e da argumentação dialógica. Buscamos, para tanto, oferecer elementos para que os estudantes se envolvam em tal estratégia no ambiente de sala de aula e desenvolvam habilidades de argumentação. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados nesta pesquisa são os do ensino por argumentação articulado a uma epistemologia que desenvolva virtudes intelectuais e o pensamento crítico no estudante. O que se pretende neste trabalho, que é parte de uma investigação mais abrangente, é fazer através do relato crítico do estudo de caso, uma defesa desses referenciais como potencializadores para a promoção de uma educação científica mais autônoma e reflexiva.This work has as main objective to make a critical report and to propose epistemological reflections on the use of the methodology of teaching by argumentation in an activity of dissemination of a scientific theme developed in the discipline of Physics in a high school class of a state public school of education of Porto Alegre (RS). This activity, developed in the form of a simulated jury, was conceived and elaborated to be applied in the form of a micromodule of teaching in which we assume that it is possible, through this pedagogical resource, to reach a level of learning appropriate to this age group, through the critical debate and the dialogical argumentation. Therefore, we seek to offer elements for students to engage in such a strategy in the classroom environment and develop argumentative skills. The theoretical-methodological references used in this research are that of teaching by argument and also that of an epistemology that develops intellectual virtues and critical thinking in the student. What is wanted in this work, which is part of a more comprehensive investigation, is to do through the critical report of the case study a defense of these referential potentials for the promotion of a more autonomous and reflexive scientific education.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 37, n. 2 (ago. 2020), p. 695-717Ensino de físicaMétodos de ensinoEpistemologiaTeachingArgumentationEpistemologyCritical thinkingScientific educationRelato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógicaCritical report of a didactic experience about an applied scientific theme in basic education: some epistemological reflections and the defense of a science teaching based on dialogic argumentation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117202.pdf.txt001117202.pdf.txtExtracted Texttext/plain73157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/2/001117202.pdf.txtdffad8d6f9bb6349708ffca0f74589b9MD52ORIGINAL001117202.pdfTexto completoapplication/pdf328963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/1/001117202.pdfc46b61acf4ae601e126a625042fcbbf7MD5110183/2146202022-06-25 05:02:22.636494oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214620Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-25T08:02:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Critical report of a didactic experience about an applied scientific theme in basic education: some epistemological reflections and the defense of a science teaching based on dialogic argumentation
title Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
spellingShingle Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
Guimarães, Ricardo Rangel
Ensino de física
Métodos de ensino
Epistemologia
Teaching
Argumentation
Epistemology
Critical thinking
Scientific education
title_short Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
title_full Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
title_fullStr Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
title_full_unstemmed Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
title_sort Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
author Guimarães, Ricardo Rangel
author_facet Guimarães, Ricardo Rangel
Massoni, Neusa Teresinha
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ricardo Rangel
Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Métodos de ensino
Epistemologia
topic Ensino de física
Métodos de ensino
Epistemologia
Teaching
Argumentation
Epistemology
Critical thinking
Scientific education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Argumentation
Epistemology
Critical thinking
Scientific education
description Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida na disciplina de Física, em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica de Porto Alegre (RS). Tal atividade, desenvolvida no formato de um júri simulado, foi pensada e elaborada para ser aplicada na forma de um micromódulo de ensino em que assumimos ser possível, mediante este recurso pedagógico, atingir um nível de aprendizado adequado a essa faixa etária, através do debate e da argumentação dialógica. Buscamos, para tanto, oferecer elementos para que os estudantes se envolvam em tal estratégia no ambiente de sala de aula e desenvolvam habilidades de argumentação. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados nesta pesquisa são os do ensino por argumentação articulado a uma epistemologia que desenvolva virtudes intelectuais e o pensamento crítico no estudante. O que se pretende neste trabalho, que é parte de uma investigação mais abrangente, é fazer através do relato crítico do estudo de caso, uma defesa desses referenciais como potencializadores para a promoção de uma educação científica mais autônoma e reflexiva.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-04T04:08:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214620
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117202
identifier_str_mv 1677-2334
001117202
url http://hdl.handle.net/10183/214620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 37, n. 2 (ago. 2020), p. 695-717
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/2/001117202.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/1/001117202.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dffad8d6f9bb6349708ffca0f74589b9
c46b61acf4ae601e126a625042fcbbf7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225000510816256