Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214620 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida na disciplina de Física, em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica de Porto Alegre (RS). Tal atividade, desenvolvida no formato de um júri simulado, foi pensada e elaborada para ser aplicada na forma de um micromódulo de ensino em que assumimos ser possível, mediante este recurso pedagógico, atingir um nível de aprendizado adequado a essa faixa etária, através do debate e da argumentação dialógica. Buscamos, para tanto, oferecer elementos para que os estudantes se envolvam em tal estratégia no ambiente de sala de aula e desenvolvam habilidades de argumentação. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados nesta pesquisa são os do ensino por argumentação articulado a uma epistemologia que desenvolva virtudes intelectuais e o pensamento crítico no estudante. O que se pretende neste trabalho, que é parte de uma investigação mais abrangente, é fazer através do relato crítico do estudo de caso, uma defesa desses referenciais como potencializadores para a promoção de uma educação científica mais autônoma e reflexiva. |
id |
UFRGS-2_363020c40e25b9dbff8a326316d3e135 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214620 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães, Ricardo RangelMassoni, Neusa Teresinha2020-11-04T04:08:15Z20201677-2334http://hdl.handle.net/10183/214620001117202Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida na disciplina de Física, em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica de Porto Alegre (RS). Tal atividade, desenvolvida no formato de um júri simulado, foi pensada e elaborada para ser aplicada na forma de um micromódulo de ensino em que assumimos ser possível, mediante este recurso pedagógico, atingir um nível de aprendizado adequado a essa faixa etária, através do debate e da argumentação dialógica. Buscamos, para tanto, oferecer elementos para que os estudantes se envolvam em tal estratégia no ambiente de sala de aula e desenvolvam habilidades de argumentação. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados nesta pesquisa são os do ensino por argumentação articulado a uma epistemologia que desenvolva virtudes intelectuais e o pensamento crítico no estudante. O que se pretende neste trabalho, que é parte de uma investigação mais abrangente, é fazer através do relato crítico do estudo de caso, uma defesa desses referenciais como potencializadores para a promoção de uma educação científica mais autônoma e reflexiva.This work has as main objective to make a critical report and to propose epistemological reflections on the use of the methodology of teaching by argumentation in an activity of dissemination of a scientific theme developed in the discipline of Physics in a high school class of a state public school of education of Porto Alegre (RS). This activity, developed in the form of a simulated jury, was conceived and elaborated to be applied in the form of a micromodule of teaching in which we assume that it is possible, through this pedagogical resource, to reach a level of learning appropriate to this age group, through the critical debate and the dialogical argumentation. Therefore, we seek to offer elements for students to engage in such a strategy in the classroom environment and develop argumentative skills. The theoretical-methodological references used in this research are that of teaching by argument and also that of an epistemology that develops intellectual virtues and critical thinking in the student. What is wanted in this work, which is part of a more comprehensive investigation, is to do through the critical report of the case study a defense of these referential potentials for the promotion of a more autonomous and reflexive scientific education.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 37, n. 2 (ago. 2020), p. 695-717Ensino de físicaMétodos de ensinoEpistemologiaTeachingArgumentationEpistemologyCritical thinkingScientific educationRelato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógicaCritical report of a didactic experience about an applied scientific theme in basic education: some epistemological reflections and the defense of a science teaching based on dialogic argumentation info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117202.pdf.txt001117202.pdf.txtExtracted Texttext/plain73157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/2/001117202.pdf.txtdffad8d6f9bb6349708ffca0f74589b9MD52ORIGINAL001117202.pdfTexto completoapplication/pdf328963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/1/001117202.pdfc46b61acf4ae601e126a625042fcbbf7MD5110183/2146202022-06-25 05:02:22.636494oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214620Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-25T08:02:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Critical report of a didactic experience about an applied scientific theme in basic education: some epistemological reflections and the defense of a science teaching based on dialogic argumentation |
title |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica |
spellingShingle |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica Guimarães, Ricardo Rangel Ensino de física Métodos de ensino Epistemologia Teaching Argumentation Epistemology Critical thinking Scientific education |
title_short |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica |
title_full |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica |
title_fullStr |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica |
title_full_unstemmed |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica |
title_sort |
Relato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógica |
author |
Guimarães, Ricardo Rangel |
author_facet |
Guimarães, Ricardo Rangel Massoni, Neusa Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Massoni, Neusa Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ricardo Rangel Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Métodos de ensino Epistemologia |
topic |
Ensino de física Métodos de ensino Epistemologia Teaching Argumentation Epistemology Critical thinking Scientific education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Argumentation Epistemology Critical thinking Scientific education |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida na disciplina de Física, em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica de Porto Alegre (RS). Tal atividade, desenvolvida no formato de um júri simulado, foi pensada e elaborada para ser aplicada na forma de um micromódulo de ensino em que assumimos ser possível, mediante este recurso pedagógico, atingir um nível de aprendizado adequado a essa faixa etária, através do debate e da argumentação dialógica. Buscamos, para tanto, oferecer elementos para que os estudantes se envolvam em tal estratégia no ambiente de sala de aula e desenvolvam habilidades de argumentação. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados nesta pesquisa são os do ensino por argumentação articulado a uma epistemologia que desenvolva virtudes intelectuais e o pensamento crítico no estudante. O que se pretende neste trabalho, que é parte de uma investigação mais abrangente, é fazer através do relato crítico do estudo de caso, uma defesa desses referenciais como potencializadores para a promoção de uma educação científica mais autônoma e reflexiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-04T04:08:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/214620 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001117202 |
identifier_str_mv |
1677-2334 001117202 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/214620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 37, n. 2 (ago. 2020), p. 695-717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/2/001117202.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214620/1/001117202.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dffad8d6f9bb6349708ffca0f74589b9 c46b61acf4ae601e126a625042fcbbf7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447723411767296 |