O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Felipe Guedes Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250147
Resumo: Fundamentado sob a concepção de desenvolvimento linguístico da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) e amparado no Princípio da Inteligibilidade (Levis, 2005, 2018) para a de-finição dos aspectos a serem abordados no ensino de pronúncia, este trabalho busca analisar o processo desenvolvimental dos padrões de Voice Onset Timedas plosivas surdas iniciais do inglês por um aprendiz argentino (L1: espanhol, L2: inglês e L3: português brasileiro). Trata-se de um estudo longitudinal do de-senvolvimento de L2 do aprendiz durante o período em que ele participou de sessões de treinamento através do site English Accent Coach (Thomson, 2019). Os dados foram coletados quinzenalmente ao longo de 12 meses, com o intuito de verificar o desenvolvimento dos padrões de VOT do participante. Posterior-mente, seguindo Van Dijk et al. (2011), foram realizadas simulações de Monte Carlo para verificar picos ascendentes e descendentes de desenvolvimento. Os resultados mostraram que o treinamento contribuiu para diminuir a variação intra-sujeito em cada coleta, bem como elevar a duração de VOT do aprendiz. Tais resultados são considerados pertinentes por mostrarem que o treinamento pode ser importante inclusive para aprendizes que já apresentam mais profici-ência referente ao fenômeno treinado.
id UFRGS-2_e8b80087ece697d82acab0ecff864107
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250147
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ubiratã KickhöfelVieira, Felipe Guedes Moreira2022-10-22T05:00:44Z20222178-3640http://hdl.handle.net/10183/250147001150584Fundamentado sob a concepção de desenvolvimento linguístico da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) e amparado no Princípio da Inteligibilidade (Levis, 2005, 2018) para a de-finição dos aspectos a serem abordados no ensino de pronúncia, este trabalho busca analisar o processo desenvolvimental dos padrões de Voice Onset Timedas plosivas surdas iniciais do inglês por um aprendiz argentino (L1: espanhol, L2: inglês e L3: português brasileiro). Trata-se de um estudo longitudinal do de-senvolvimento de L2 do aprendiz durante o período em que ele participou de sessões de treinamento através do site English Accent Coach (Thomson, 2019). Os dados foram coletados quinzenalmente ao longo de 12 meses, com o intuito de verificar o desenvolvimento dos padrões de VOT do participante. Posterior-mente, seguindo Van Dijk et al. (2011), foram realizadas simulações de Monte Carlo para verificar picos ascendentes e descendentes de desenvolvimento. Os resultados mostraram que o treinamento contribuiu para diminuir a variação intra-sujeito em cada coleta, bem como elevar a duração de VOT do aprendiz. Tais resultados são considerados pertinentes por mostrarem que o treinamento pode ser importante inclusive para aprendizes que já apresentam mais profici-ência referente ao fenômeno treinado.Based on the tenets of Complex Dynamic Systems Theory (CDST) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) and following the Intelligibility Principle (Le-vis, 2005, 2018) in the definition of a pronunciation syllabus, this study aims to analyze the development of English Voice Onset Time in word-initial voiceless plosives produced by an Argentinian learner (L1: Spanish, L2: English and L3: Brazilian Portuguese). This is a longitudinal study of the period when this learner took part in perceptual training sessions on the English Accent Coach website (Thomson, 2019). Data were collected fortnightly over 12 months, in order to verify the development of the participant’s VOT patterns. Subsequently, following Van Dijk et al. (2011), Monte Carlo simulations were carried out to verify rising and falling developmental peaks. The results showed that the training contributed to lower the intra-subject variation rates in each data collection, as well as to rise the learner’s VOT durational values. These results are relevant as they suggest that training can be important even when applied to learners who already show some greater command of the trained phenomenon.application/pdfporBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jan./dez. 2022), e42967, p. [1]-18Voice Onset TimeLíngua inglesaAquisição da linguagem (segunda língua)Ensino de língua estrangeira (inglês)Teoria dos sistemas dinâmicos complexosPercepçãoPerceptual trainingComplex dynamical systems theoryPeak analysisO treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexaPerceptual training in the development of Voice Onset Time in English (L2) by an Argentinean learner : a complex-dynamic approachinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150584.pdf.txt001150584.pdf.txtExtracted Texttext/plain65397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250147/2/001150584.pdf.txtf1606bb240a094bd661acf1d255adfd4MD52ORIGINAL001150584.pdfTexto completoapplication/pdf585103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250147/1/001150584.pdff43bfdc263fd6cf59cf370733850e2efMD5110183/2501472023-07-14 03:31:28.196641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-14T06:31:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perceptual training in the development of Voice Onset Time in English (L2) by an Argentinean learner : a complex-dynamic approach
title O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
spellingShingle O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Voice Onset Time
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Percepção
Perceptual training
Complex dynamical systems theory
Peak analysis
title_short O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
title_full O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
title_fullStr O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
title_full_unstemmed O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
title_sort O treinamento perceptual no desenvolvimento dos padrões de Voice Onset Time do inglês (L2) por um aprendiz argentino : uma análise dinâmico-complexa
author Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_facet Alves, Ubiratã Kickhöfel
Vieira, Felipe Guedes Moreira
author_role author
author2 Vieira, Felipe Guedes Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ubiratã Kickhöfel
Vieira, Felipe Guedes Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Voice Onset Time
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Percepção
topic Voice Onset Time
Língua inglesa
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Teoria dos sistemas dinâmicos complexos
Percepção
Perceptual training
Complex dynamical systems theory
Peak analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Perceptual training
Complex dynamical systems theory
Peak analysis
description Fundamentado sob a concepção de desenvolvimento linguístico da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (De Bot et al., 2007; De Bot, 2017) e amparado no Princípio da Inteligibilidade (Levis, 2005, 2018) para a de-finição dos aspectos a serem abordados no ensino de pronúncia, este trabalho busca analisar o processo desenvolvimental dos padrões de Voice Onset Timedas plosivas surdas iniciais do inglês por um aprendiz argentino (L1: espanhol, L2: inglês e L3: português brasileiro). Trata-se de um estudo longitudinal do de-senvolvimento de L2 do aprendiz durante o período em que ele participou de sessões de treinamento através do site English Accent Coach (Thomson, 2019). Os dados foram coletados quinzenalmente ao longo de 12 meses, com o intuito de verificar o desenvolvimento dos padrões de VOT do participante. Posterior-mente, seguindo Van Dijk et al. (2011), foram realizadas simulações de Monte Carlo para verificar picos ascendentes e descendentes de desenvolvimento. Os resultados mostraram que o treinamento contribuiu para diminuir a variação intra-sujeito em cada coleta, bem como elevar a duração de VOT do aprendiz. Tais resultados são considerados pertinentes por mostrarem que o treinamento pode ser importante inclusive para aprendizes que já apresentam mais profici-ência referente ao fenômeno treinado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-22T05:00:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250147
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150584
identifier_str_mv 2178-3640
001150584
url http://hdl.handle.net/10183/250147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 1 (jan./dez. 2022), e42967, p. [1]-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250147/2/001150584.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250147/1/001150584.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f1606bb240a094bd661acf1d255adfd4
f43bfdc263fd6cf59cf370733850e2ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071683960832