Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220197 |
Resumo: | Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu por meio da aplicação de questionários e do cruzamento de dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nessa prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo. |
id |
UFRGS-2_36ba503761366af4a9ae8d18369e1d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220197 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Torrezzan, Cristina Alba WildtBehar, Patrícia Alejandra2021-04-23T04:25:16Z20161676-2592http://hdl.handle.net/10183/220197001048961Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu por meio da aplicação de questionários e do cruzamento de dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nessa prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.This article presents a pertinent competency mapping to digital learning resources development teams, based on theoretical references and a case study. Its main purpose is to support the interlocution of the different roles of each interdisciplinary team member during the making of such resources. It describes the process of competency validation, which resulted from questionnaire application and the crossing of two mappings. The first mapping was accomplished based on bibliographic research, whereas the second one was performed during an extension course. It aims at providing support to teachers, designers and programmers regarding the organization of digital learning resources development activities. The results highlight the identification and sectorization, by teams, of the elements involved in this practice, supporting the adoption of a focused, interactive and collaborative methodological path.En este artículo se presenta una identificación de las competencias necesarias para desarrolladores equipos de materiales educativos digitales, desarrollado en base a marco teórico y un estudio de caso. El principal objetivo es apoyar el diálogo entre las diferentes funciones de cada miembro de los equipos interdisciplinarios en la preparación de estos materiales. El trabajo describe el proceso de validación de competencias, que se llevó a cabo mediante el uso de cuestionarios y la integración entre dos identificaciones: la primera se basa en la literatura y la segunda, redactado en un curso de extensión. El objetivo es ayudar a los profesores, diseñadores y programadores en la gestión de las actividades responsables de la construcción de materiales educativos digitales. Los resultados muestran la identificación y la compartimentación, por el personal de los componentes involucrados en esta práctica, el apoyo a la adopción de un enfoque metodológico centrado, interactivo y colaborativo.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. 2016. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 138-157Ensino a distânciaTeaching materialsEducationDistance educationInterdisciplinary approachMaterial didácticoEducaciónEducación a distanciaEnfoque interdisciplinarioMapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitaisMapeamento competency mapping of development teams : a look upon the interdisciplinary making of digital learning resourcesIdentificación de competencias de los equipos desarrolladores : un enfoque en la construcción interdisciplinar de materiales educativos digitalesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001048961.pdf.txt001048961.pdf.txtExtracted Texttext/plain54888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/2/001048961.pdf.txtf3611ff1b97567bd19026cbf6dc7510dMD52ORIGINAL001048961.pdfTexto completoapplication/pdf823594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/1/001048961.pdfe3c5c64b3e37cfccc366c3c9b7b72618MD5110183/2201972021-12-06 05:43:34.089281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220197Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Mapeamento competency mapping of development teams : a look upon the interdisciplinary making of digital learning resources |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Identificación de competencias de los equipos desarrolladores : un enfoque en la construcción interdisciplinar de materiales educativos digitales |
title |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais |
spellingShingle |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais Torrezzan, Cristina Alba Wildt Ensino a distância Teaching materials Education Distance education Interdisciplinary approach Material didáctico Educación Educación a distancia Enfoque interdisciplinario |
title_short |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais |
title_full |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais |
title_fullStr |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais |
title_sort |
Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais |
author |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
author_facet |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância |
topic |
Ensino a distância Teaching materials Education Distance education Interdisciplinary approach Material didáctico Educación Educación a distancia Enfoque interdisciplinario |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching materials Education Distance education Interdisciplinary approach |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Material didáctico Educación Educación a distancia Enfoque interdisciplinario |
description |
Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu por meio da aplicação de questionários e do cruzamento de dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nessa prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-23T04:25:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220197 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-2592 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048961 |
identifier_str_mv |
1676-2592 001048961 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
ETD: Educação Temática Digital. 2016. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 138-157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/2/001048961.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/1/001048961.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3611ff1b97567bd19026cbf6dc7510d e3c5c64b3e37cfccc366c3c9b7b72618 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447739283013632 |