Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220197
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu por meio da aplicação de questionários e do cruzamento de dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nessa prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.
id UFRGS-2_36ba503761366af4a9ae8d18369e1d05
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220197
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Torrezzan, Cristina Alba WildtBehar, Patrícia Alejandra2021-04-23T04:25:16Z20161676-2592http://hdl.handle.net/10183/220197001048961Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu por meio da aplicação de questionários e do cruzamento de dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nessa prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.This article presents a pertinent competency mapping to digital learning resources development teams, based on theoretical references and a case study. Its main purpose is to support the interlocution of the different roles of each interdisciplinary team member during the making of such resources. It describes the process of competency validation, which resulted from questionnaire application and the crossing of two mappings. The first mapping was accomplished based on bibliographic research, whereas the second one was performed during an extension course. It aims at providing support to teachers, designers and programmers regarding the organization of digital learning resources development activities. The results highlight the identification and sectorization, by teams, of the elements involved in this practice, supporting the adoption of a focused, interactive and collaborative methodological path.En este artículo se presenta una identificación de las competencias necesarias para desarrolladores equipos de materiales educativos digitales, desarrollado en base a marco teórico y un estudio de caso. El principal objetivo es apoyar el diálogo entre las diferentes funciones de cada miembro de los equipos interdisciplinarios en la preparación de estos materiales. El trabajo describe el proceso de validación de competencias, que se llevó a cabo mediante el uso de cuestionarios y la integración entre dos identificaciones: la primera se basa en la literatura y la segunda, redactado en un curso de extensión. El objetivo es ayudar a los profesores, diseñadores y programadores en la gestión de las actividades responsables de la construcción de materiales educativos digitales. Los resultados muestran la identificación y la compartimentación, por el personal de los componentes involucrados en esta práctica, el apoyo a la adopción de un enfoque metodológico centrado, interactivo y colaborativo.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. 2016. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 138-157Ensino a distânciaTeaching materialsEducationDistance educationInterdisciplinary approachMaterial didácticoEducaciónEducación a distanciaEnfoque interdisciplinarioMapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitaisMapeamento competency mapping of development teams : a look upon the interdisciplinary making of digital learning resourcesIdentificación de competencias de los equipos desarrolladores : un enfoque en la construcción interdisciplinar de materiales educativos digitalesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001048961.pdf.txt001048961.pdf.txtExtracted Texttext/plain54888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/2/001048961.pdf.txtf3611ff1b97567bd19026cbf6dc7510dMD52ORIGINAL001048961.pdfTexto completoapplication/pdf823594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/1/001048961.pdfe3c5c64b3e37cfccc366c3c9b7b72618MD5110183/2201972021-12-06 05:43:34.089281oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220197Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Mapeamento competency mapping of development teams : a look upon the interdisciplinary making of digital learning resources
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Identificación de competencias de los equipos desarrolladores : un enfoque en la construcción interdisciplinar de materiales educativos digitales
title Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
spellingShingle Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Ensino a distância
Teaching materials
Education
Distance education
Interdisciplinary approach
Material didáctico
Educación
Educación a distancia
Enfoque interdisciplinario
title_short Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
title_full Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
title_fullStr Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
title_full_unstemmed Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
title_sort Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras : um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais
author Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author_facet Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
topic Ensino a distância
Teaching materials
Education
Distance education
Interdisciplinary approach
Material didáctico
Educación
Educación a distancia
Enfoque interdisciplinario
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching materials
Education
Distance education
Interdisciplinary approach
dc.subject.spa.fl_str_mv Material didáctico
Educación
Educación a distancia
Enfoque interdisciplinario
description Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu por meio da aplicação de questionários e do cruzamento de dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nessa prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-23T04:25:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220197
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048961
identifier_str_mv 1676-2592
001048961
url http://hdl.handle.net/10183/220197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. 2016. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 138-157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/2/001048961.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220197/1/001048961.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3611ff1b97567bd19026cbf6dc7510d
e3c5c64b3e37cfccc366c3c9b7b72618
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447739283013632