Ver e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71623
Resumo: Este trabalho consiste na descrição das relações de visibilidade, de acordo com o quadro relacional, da teoria de jogos ópticos de Eric Landowski, e na relação destas com algumas experiências vivenciadas como atriz e professora de teatro, também aqui descritas, produzindo, a partir deste paralelo estabelecido entre teoria e prática, possibilidades pedagógicas para o exercício de ver e ser visto na sala de aula de teatro. Assim, através do compartilhamento de experiências, é realizada a reflexão sobre situações às quais a imagem é utilizada como via comunicativa no ofício de atriz, para que se aproxime da pedagogização desta prática, potencializando o uso da imagem como recurso pedagógico, não só expressivo, mas construtivo, a medida que os sujeitos-alunos tornam-se cientes do instrumento com o qual se comunicam (imagem). Este exercício reflexivo não esgota-se em uma resposta, mas sim dialoga sobre as tensões do tema, abre novos questionamentos e aponta ações pedagógicas.
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spelling Ferreira, Sofia RodriguesLulkin, Sérgio Andrés2013-05-17T01:42:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/71623000879621Este trabalho consiste na descrição das relações de visibilidade, de acordo com o quadro relacional, da teoria de jogos ópticos de Eric Landowski, e na relação destas com algumas experiências vivenciadas como atriz e professora de teatro, também aqui descritas, produzindo, a partir deste paralelo estabelecido entre teoria e prática, possibilidades pedagógicas para o exercício de ver e ser visto na sala de aula de teatro. Assim, através do compartilhamento de experiências, é realizada a reflexão sobre situações às quais a imagem é utilizada como via comunicativa no ofício de atriz, para que se aproxime da pedagogização desta prática, potencializando o uso da imagem como recurso pedagógico, não só expressivo, mas construtivo, a medida que os sujeitos-alunos tornam-se cientes do instrumento com o qual se comunicam (imagem). Este exercício reflexivo não esgota-se em uma resposta, mas sim dialoga sobre as tensões do tema, abre novos questionamentos e aponta ações pedagógicas.This work consists of the description of the visibility relations, in accordance with the relational picture, of the theory of optic games of Eric Landowski, and in the relation of these with some lived deeply experiences as actress and teacher of theater, also here described, producing, from this parallel established between practical theory and, pedagogical possibilities for the exercise to see and to be seen in the classroom of theater. Thus, through the sharing of experiences, is accomplished the reflection on situations which the image is used as it saw communicative in the craft of actress, so that it comes close to the pedagogização of this practical, of the image as pedagogical resource, not only expressive, but constructive, the measure that the subject-pupils become cliente of the instrument with which communicates (image). This reflective exercise is not depleted in a response, but yes dialogues on the tensions of the subject, opens new questionings and points pedagogical actions.application/pdfporTeatroAtoresImagemPedagogiaImagePedagogyRelations of visibilityTheaterVer e ser visto : reflexões de uma atriz e possibilidades pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879621.pdf000879621.pdfTexto completoapplication/pdf1226865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71623/1/000879621.pdf047ed9d21ef5a316fc6162eceacbd183MD51TEXT000879621.pdf.txt000879621.pdf.txtExtracted Texttext/plain98398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71623/2/000879621.pdf.txt83d02048b53236a778e490a69e2e3960MD52THUMBNAIL000879621.pdf.jpg000879621.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71623/3/000879621.pdf.jpgefa355994139c37efc2ee26359c25357MD5310183/716232018-10-17 07:41:34.134oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71623Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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