O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225260 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre os rumos do ensino de Arquitetura e Urbanismo brasileiro neste início de século XXI. Para isso, debate seus pressupostos e contradições, recuperando o momento de constituição da Arquitetura e Urbanismo como campo autônomo, as diretrizes curri-culares e a legislação profissional, indo além dasexperiências de reno-vação pedagógica. Reconhece que o ensino se organiza como árvore –tendo o projeto como tronco dos currículos –e se pergunta: o ensino de arquitetura deveria ser mesmo organizado em árvore? Para responder a esta pergunta, reconstrói historicamente fatos que tornam o presente mais inteligível, pleno de desafios e dilemas. |
id |
UFRGS-2_3731bd4d244165b80b4ff87f1cd828ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225260 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mello, Bruno César Euphrasio de2021-08-06T04:41:12Z20211984-5766http://hdl.handle.net/10183/225260001124470O presente artigo busca refletir sobre os rumos do ensino de Arquitetura e Urbanismo brasileiro neste início de século XXI. Para isso, debate seus pressupostos e contradições, recuperando o momento de constituição da Arquitetura e Urbanismo como campo autônomo, as diretrizes curri-culares e a legislação profissional, indo além dasexperiências de reno-vação pedagógica. Reconhece que o ensino se organiza como árvore –tendo o projeto como tronco dos currículos –e se pergunta: o ensino de arquitetura deveria ser mesmo organizado em árvore? Para responder a esta pergunta, reconstrói historicamente fatos que tornam o presente mais inteligível, pleno de desafios e dilemas.This article reflects on the direction of the teaching of Architecture and Urbanism in this early 21st century. For that, it debates its assumptions and contradictions, recovering the moment of constitution of architec-ture as an autonomous field, the curricular guidelines and the professi-onal legislation, going beyond the “pedagogical renewal experiences”. It recognizes that teaching is organized as a tree -with the project as the trunk of the curricula -and asks itself: should architecture education really be organized in a tree? To answer this question, historically re-constructs facts that make the present more intelligible, full of challen-ges and dilemmas.application/pdfporarq.urb. São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. n. 30 (jan./abr. 2021), p. 86-94Ensino da arquiteturaArquitetura : Legislação profissionalCurrículoComposição arquitetônicaCurriculumCompositionArchitectureProfessional legislationO ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser?The teaching of architecture is a tree : should be?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124470.pdf.txt001124470.pdf.txtExtracted Texttext/plain35336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225260/2/001124470.pdf.txt3fbb4857e2d04bff0b641c2ba72ed07aMD52ORIGINAL001124470.pdfTexto completoapplication/pdf258205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225260/1/001124470.pdf3df8562c119edd80891ddb54caeb79ecMD5110183/2252602021-08-18 04:32:05.996658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:32:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching of architecture is a tree : should be? |
title |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? |
spellingShingle |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? Mello, Bruno César Euphrasio de Ensino da arquitetura Arquitetura : Legislação profissional Currículo Composição arquitetônica Curriculum Composition Architecture Professional legislation |
title_short |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? |
title_full |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? |
title_fullStr |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? |
title_full_unstemmed |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? |
title_sort |
O ensino de Arquitetura é uma árvore : deveria ser? |
author |
Mello, Bruno César Euphrasio de |
author_facet |
Mello, Bruno César Euphrasio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Bruno César Euphrasio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da arquitetura Arquitetura : Legislação profissional Currículo Composição arquitetônica |
topic |
Ensino da arquitetura Arquitetura : Legislação profissional Currículo Composição arquitetônica Curriculum Composition Architecture Professional legislation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Composition Architecture Professional legislation |
description |
O presente artigo busca refletir sobre os rumos do ensino de Arquitetura e Urbanismo brasileiro neste início de século XXI. Para isso, debate seus pressupostos e contradições, recuperando o momento de constituição da Arquitetura e Urbanismo como campo autônomo, as diretrizes curri-culares e a legislação profissional, indo além dasexperiências de reno-vação pedagógica. Reconhece que o ensino se organiza como árvore –tendo o projeto como tronco dos currículos –e se pergunta: o ensino de arquitetura deveria ser mesmo organizado em árvore? Para responder a esta pergunta, reconstrói historicamente fatos que tornam o presente mais inteligível, pleno de desafios e dilemas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-06T04:41:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225260 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-5766 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001124470 |
identifier_str_mv |
1984-5766 001124470 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
arq.urb. São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. n. 30 (jan./abr. 2021), p. 86-94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225260/2/001124470.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225260/1/001124470.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fbb4857e2d04bff0b641c2ba72ed07a 3df8562c119edd80891ddb54caeb79ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225031055835136 |