Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Sarrala
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201201
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar peças publicitárias (PP) veiculadas em redes de televisão e impressos de farmácias para identificar irregularidades praticadas. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e transversal. Foram analisadas publicidades transmitidas no Rio Grande do Sul (RS) ou distribuídas em impressos na cidade de Canoas. O monitoramento ocorreu no período de 27 de agosto a 07 de setembro de 2018. Nas propagandas, 31,25% apresentaram produtos que não possuem registro no órgão sanitário e 50% apresentaram mensagens abusivas. Oito (50%) não apresentaram o nome da substância ativa conforme a norma exige. Todas as propagandas transmitidas em redes de televisão apresentaram ao menos uma incoerência com a legislação enquanto 83,33% dos impressos de farmácias também apresentaram irregularidades.
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