Estratégias de comunicação publicitária no ambiente online para o público infantil : o caso das marcas Tang e Trakinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fantoni, Andressa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103479
Resumo: Esta pesquisa objetiva identificar estratégias de comunicação publicitária das marcas do setor de alimentos, na internet, a fim de atingir o público infantil. Em um primeiro momento, a revisão teórica contextualiza histórica e socialmente o conceito de infância e a relação da criança com as novas mídias digitais. Em seguida, são apresentadas referências sobre publicidade e marketing para o público infantil, incluindo a discussão sobre legislação e regulamentação publicitária e um panorama das novas tendências de posicionamento da indústria alimentícia na internet. Após a compreensão das abordagens, apresenta-se a proposição de categorias comuns ou únicas entre as teorias. Com base na metodologia de estudo de casos múltiplos, identifica-se categorias de análise sustentadas no referencial teórico e no próprio objeto de estudo. A categorização é aplicada no corpus da pesquisa: os sites das marcas de alimento Tang e Trakinas. Os resultados encontrados permitem, num método indutivo e a partir dos casos, identificar tendências e sugeri-las, inclusive, numa abordagem descritiva e analítica, como estratégias aplicadas no mercado do segmento alimentício na plataforma digital. Além disso, tendo em vista as peculiaridades do segmento infantil, evidencia-se que na internet as marcas desrespeitam algumas normas da legislação brasileira e do código de autorregulamentação publicitária.
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