Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Sarrala
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201201
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar peças publicitárias (PP) veiculadas em redes de televisão e impressos de farmácias para identificar irregularidades praticadas. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e transversal. Foram analisadas publicidades transmitidas no Rio Grande do Sul (RS) ou distribuídas em impressos na cidade de Canoas. O monitoramento ocorreu no período de 27 de agosto a 07 de setembro de 2018. Nas propagandas, 31,25% apresentaram produtos que não possuem registro no órgão sanitário e 50% apresentaram mensagens abusivas. Oito (50%) não apresentaram o nome da substância ativa conforme a norma exige. Todas as propagandas transmitidas em redes de televisão apresentaram ao menos uma incoerência com a legislação enquanto 83,33% dos impressos de farmácias também apresentaram irregularidades.
id UFRGS-2_374885fefafe4b386c6a522712a12d81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201201
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Ana SarralaAmador, Tania Alves2019-11-01T03:49:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/201201001093353O objetivo deste estudo foi avaliar peças publicitárias (PP) veiculadas em redes de televisão e impressos de farmácias para identificar irregularidades praticadas. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e transversal. Foram analisadas publicidades transmitidas no Rio Grande do Sul (RS) ou distribuídas em impressos na cidade de Canoas. O monitoramento ocorreu no período de 27 de agosto a 07 de setembro de 2018. Nas propagandas, 31,25% apresentaram produtos que não possuem registro no órgão sanitário e 50% apresentaram mensagens abusivas. Oito (50%) não apresentaram o nome da substância ativa conforme a norma exige. Todas as propagandas transmitidas em redes de televisão apresentaram ao menos uma incoerência com a legislação enquanto 83,33% dos impressos de farmácias também apresentaram irregularidades.The objective of this study was to evaluate publicity pieces (PP) broadcast on television networks and printed leaflets distributed at pharmacies to identify irregularities practiced. It is descriptive, exploratory and cross-sectional research. The analysed advertisement was transmitted in Rio Grande do Sul (RS) or distributed in print in the Canoas city. Monitoring took place in the period of 27th of August 7th of September, 2018. On the advertisements pieces, 31,25% presented products that are not registered with the health agency and eight (50%) presented abusive messages. Eight (50%) did not present the name of the active substance as required by the standard. All advertisements broadcast on television networks had at least one inconsistency with the legislation while 83.33% of printed adverts also presented irregularities.application/pdfporPublicidade : MedicamentosAdvertisementMedicineAnálise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geralAnalysis of medicine advertising directed at the general public info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2018Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093353.pdf.txt001093353.pdf.txtExtracted Texttext/plain59288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/2/001093353.pdf.txtf33a76e5ac150ddab578c1152a06b3d7MD52ORIGINAL001093353.pdfTexto completoapplication/pdf296808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/1/001093353.pdf49c59261624ea16558078cb0965c95b9MD5110183/2012012019-11-02 03:51:24.28396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201201Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-02T06:51:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of medicine advertising directed at the general public
title Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
spellingShingle Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
Carvalho, Ana Sarrala
Publicidade : Medicamentos
Advertisement
Medicine
title_short Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
title_full Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
title_fullStr Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
title_full_unstemmed Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
title_sort Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
author Carvalho, Ana Sarrala
author_facet Carvalho, Ana Sarrala
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Sarrala
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amador, Tania Alves
contributor_str_mv Amador, Tania Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade : Medicamentos
topic Publicidade : Medicamentos
Advertisement
Medicine
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertisement
Medicine
description O objetivo deste estudo foi avaliar peças publicitárias (PP) veiculadas em redes de televisão e impressos de farmácias para identificar irregularidades praticadas. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e transversal. Foram analisadas publicidades transmitidas no Rio Grande do Sul (RS) ou distribuídas em impressos na cidade de Canoas. O monitoramento ocorreu no período de 27 de agosto a 07 de setembro de 2018. Nas propagandas, 31,25% apresentaram produtos que não possuem registro no órgão sanitário e 50% apresentaram mensagens abusivas. Oito (50%) não apresentaram o nome da substância ativa conforme a norma exige. Todas as propagandas transmitidas em redes de televisão apresentaram ao menos uma incoerência com a legislação enquanto 83,33% dos impressos de farmácias também apresentaram irregularidades.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-01T03:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201201
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093353
url http://hdl.handle.net/10183/201201
identifier_str_mv 001093353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/2/001093353.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/1/001093353.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f33a76e5ac150ddab578c1152a06b3d7
49c59261624ea16558078cb0965c95b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447254752821248