Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201201 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar peças publicitárias (PP) veiculadas em redes de televisão e impressos de farmácias para identificar irregularidades praticadas. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e transversal. Foram analisadas publicidades transmitidas no Rio Grande do Sul (RS) ou distribuídas em impressos na cidade de Canoas. O monitoramento ocorreu no período de 27 de agosto a 07 de setembro de 2018. Nas propagandas, 31,25% apresentaram produtos que não possuem registro no órgão sanitário e 50% apresentaram mensagens abusivas. Oito (50%) não apresentaram o nome da substância ativa conforme a norma exige. Todas as propagandas transmitidas em redes de televisão apresentaram ao menos uma incoerência com a legislação enquanto 83,33% dos impressos de farmácias também apresentaram irregularidades. |
id |
UFRGS-2_374885fefafe4b386c6a522712a12d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201201 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Ana SarralaAmador, Tania Alves2019-11-01T03:49:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/201201001093353O objetivo deste estudo foi avaliar peças publicitárias (PP) veiculadas em redes de televisão e impressos de farmácias para identificar irregularidades praticadas. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e transversal. Foram analisadas publicidades transmitidas no Rio Grande do Sul (RS) ou distribuídas em impressos na cidade de Canoas. O monitoramento ocorreu no período de 27 de agosto a 07 de setembro de 2018. Nas propagandas, 31,25% apresentaram produtos que não possuem registro no órgão sanitário e 50% apresentaram mensagens abusivas. Oito (50%) não apresentaram o nome da substância ativa conforme a norma exige. Todas as propagandas transmitidas em redes de televisão apresentaram ao menos uma incoerência com a legislação enquanto 83,33% dos impressos de farmácias também apresentaram irregularidades.The objective of this study was to evaluate publicity pieces (PP) broadcast on television networks and printed leaflets distributed at pharmacies to identify irregularities practiced. It is descriptive, exploratory and cross-sectional research. The analysed advertisement was transmitted in Rio Grande do Sul (RS) or distributed in print in the Canoas city. Monitoring took place in the period of 27th of August 7th of September, 2018. On the advertisements pieces, 31,25% presented products that are not registered with the health agency and eight (50%) presented abusive messages. Eight (50%) did not present the name of the active substance as required by the standard. All advertisements broadcast on television networks had at least one inconsistency with the legislation while 83.33% of printed adverts also presented irregularities.application/pdfporPublicidade : MedicamentosAdvertisementMedicineAnálise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geralAnalysis of medicine advertising directed at the general public info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2018Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093353.pdf.txt001093353.pdf.txtExtracted Texttext/plain59288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/2/001093353.pdf.txtf33a76e5ac150ddab578c1152a06b3d7MD52ORIGINAL001093353.pdfTexto completoapplication/pdf296808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/1/001093353.pdf49c59261624ea16558078cb0965c95b9MD5110183/2012012019-11-02 03:51:24.28396oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201201Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-02T06:51:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Analysis of medicine advertising directed at the general public |
title |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral |
spellingShingle |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral Carvalho, Ana Sarrala Publicidade : Medicamentos Advertisement Medicine |
title_short |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral |
title_full |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral |
title_fullStr |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral |
title_full_unstemmed |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral |
title_sort |
Análise de peças publicitárias de medicamentos dirigidas ao público geral |
author |
Carvalho, Ana Sarrala |
author_facet |
Carvalho, Ana Sarrala |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Sarrala |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amador, Tania Alves |
contributor_str_mv |
Amador, Tania Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade : Medicamentos |
topic |
Publicidade : Medicamentos Advertisement Medicine |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertisement Medicine |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar peças publicitárias (PP) veiculadas em redes de televisão e impressos de farmácias para identificar irregularidades praticadas. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e transversal. Foram analisadas publicidades transmitidas no Rio Grande do Sul (RS) ou distribuídas em impressos na cidade de Canoas. O monitoramento ocorreu no período de 27 de agosto a 07 de setembro de 2018. Nas propagandas, 31,25% apresentaram produtos que não possuem registro no órgão sanitário e 50% apresentaram mensagens abusivas. Oito (50%) não apresentaram o nome da substância ativa conforme a norma exige. Todas as propagandas transmitidas em redes de televisão apresentaram ao menos uma incoerência com a legislação enquanto 83,33% dos impressos de farmácias também apresentaram irregularidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-01T03:49:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201201 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001093353 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201201 |
identifier_str_mv |
001093353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/2/001093353.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201201/1/001093353.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f33a76e5ac150ddab578c1152a06b3d7 49c59261624ea16558078cb0965c95b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447254752821248 |