Ensino de sociologia na educação básica : um olhar sobre o perfil e a formação dos professores no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato, Célia Elizabete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Raizer, Leandro, Rodrigues, Juliano Möller
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173367
Resumo: A consolidação da Sociologia desde o seu retorno como disciplina obrigatória no Ensino Médio (Lei 11.684/2008), apresenta um quadro de desafios e impasses quanto à formação dos profissionais que atuam na área. O presente estudo aborda a situação do Ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul, analisando quem são os profissionais envolvidos com a disciplina, quais são as suas formações e as suas condições de trabalho. Com o compromisso de refletir e contribuir para qualificar a presença da disciplina no currículo escolar, apresentamos resultados parciais da pesquisa intitulada "Formação dos professores e Ensino da disciplina de Sociologia no Rio Grande do Sul". Os resultados baseiam-se na análise de dados do Censo Escolar produzidos pelo INEP sobre o ano de 2016 e de formulários respondidos por professores que ministravam a disciplina na Educação Básica em 2016, tanto na rede pública quanto privada. Entre os resultados, destacam-se a carga horária insuficiente como uma das maiores dificuldades, assim como a falta de legitimidade da Sociologia frente às outras disciplinas. Tais resultados apontam para a necessidade do debate sobre as condições do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, visando a implementação das políticas públicas de formação de professores e de incentivo a qualificação e atuação no magistério.
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