Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marodin, Emerson Edinei
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28568
Resumo: Considerando a necessidade de melhoria da qualidade das rodovias brasileiras e a importância da ampliação do sistema de infraestrutura de transportes, novos materiais são estudados e empregados nos projetos de pavimentos rodoviários. Assim, este trabalho tem enfoque na aplicação de brita graduada tratada com cimento (BGTC) na camada de base da Rodovia BR-448 com pavimento do tipo flexível já projetado constituído por revestimento asfáltico, base de brita graduada, sub-base com macadame seco, camada final de terraplenagem e aterro, buscando otimizá-lo. Três estruturas de pavimento são propostas: a primeira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de brita graduada tratada com cimento (BGTC); a segunda do tipo semi-rígida invertida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de BGTC; e a terceira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 17 cm de BGTC. Com emprego do software EVERSTRESS 5.0 para as análises mecanísticas, determinaram-se as respostas estruturais (deflexões, tensões e deformações) nas camadas de concreto asfáltico da estrutura projetada e de BGTC da estrutura projetada e das três propostas. A partir dos dados de saída do software utilizam-se os critérios estabelecidos através de modelos de fadiga, para estimar a durabilidade do pavimento Os resultados adquiridos através dos modelos de fadiga são comparados com os adquiridos para o pavimento projetado, podendo concluir se o pavimento proposto com materiais novos será mais durável, em relação à vida de fadiga, que o pavimento projetado para a via. Como resultado do trabalho, as propostas 1 e 2 satisfazem o volume de tráfego mínimo estabelecido para via e apresentam melhor desempenho em relação a fadiga que a estrutura projetada para a BR-448. Já a proposta 3 não atende o volume de tráfego estabelecido para via (NAASHTO = 2,45 x 107), não sendo recomendado seu uso. Concluiu-se, ainda, que a estrutura que apresenta melhores resultados é a proposta 2 do tipo semi-rígida invertida, por apresentar melhor desempenho em relação à reflexão de trincas no concreto asfáltico, ou seja, menor reflexão para a superfície.
id UFRGS-2_379487c169a0e1d92229ca42657bf47b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28568
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marodin, Emerson EdineiNunez, Washington Peres2011-04-09T06:02:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/28568000769531Considerando a necessidade de melhoria da qualidade das rodovias brasileiras e a importância da ampliação do sistema de infraestrutura de transportes, novos materiais são estudados e empregados nos projetos de pavimentos rodoviários. Assim, este trabalho tem enfoque na aplicação de brita graduada tratada com cimento (BGTC) na camada de base da Rodovia BR-448 com pavimento do tipo flexível já projetado constituído por revestimento asfáltico, base de brita graduada, sub-base com macadame seco, camada final de terraplenagem e aterro, buscando otimizá-lo. Três estruturas de pavimento são propostas: a primeira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de brita graduada tratada com cimento (BGTC); a segunda do tipo semi-rígida invertida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de BGTC; e a terceira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 17 cm de BGTC. Com emprego do software EVERSTRESS 5.0 para as análises mecanísticas, determinaram-se as respostas estruturais (deflexões, tensões e deformações) nas camadas de concreto asfáltico da estrutura projetada e de BGTC da estrutura projetada e das três propostas. A partir dos dados de saída do software utilizam-se os critérios estabelecidos através de modelos de fadiga, para estimar a durabilidade do pavimento Os resultados adquiridos através dos modelos de fadiga são comparados com os adquiridos para o pavimento projetado, podendo concluir se o pavimento proposto com materiais novos será mais durável, em relação à vida de fadiga, que o pavimento projetado para a via. Como resultado do trabalho, as propostas 1 e 2 satisfazem o volume de tráfego mínimo estabelecido para via e apresentam melhor desempenho em relação a fadiga que a estrutura projetada para a BR-448. Já a proposta 3 não atende o volume de tráfego estabelecido para via (NAASHTO = 2,45 x 107), não sendo recomendado seu uso. Concluiu-se, ainda, que a estrutura que apresenta melhores resultados é a proposta 2 do tipo semi-rígida invertida, por apresentar melhor desempenho em relação à reflexão de trincas no concreto asfáltico, ou seja, menor reflexão para a superfície.application/pdfporEngenharia civilAlternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000769531.pdf.txt000769531.pdf.txtExtracted Texttext/plain121306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28568/2/000769531.pdf.txtc4318dde6cae3eded0f444c56bc19b71MD52ORIGINAL000769531.pdf000769531.pdfTexto completoapplication/pdf1803893http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28568/1/000769531.pdf28a54f454f9890f9f05744c667428ddfMD51THUMBNAIL000769531.pdf.jpg000769531.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28568/3/000769531.pdf.jpgbef4938227c3eafcdf834c05baa9642dMD5310183/285682018-10-08 09:06:47.14oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28568Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:06:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
title Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
spellingShingle Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
Marodin, Emerson Edinei
Engenharia civil
title_short Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
title_full Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
title_fullStr Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
title_full_unstemmed Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
title_sort Alternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTC
author Marodin, Emerson Edinei
author_facet Marodin, Emerson Edinei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marodin, Emerson Edinei
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunez, Washington Peres
contributor_str_mv Nunez, Washington Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
topic Engenharia civil
description Considerando a necessidade de melhoria da qualidade das rodovias brasileiras e a importância da ampliação do sistema de infraestrutura de transportes, novos materiais são estudados e empregados nos projetos de pavimentos rodoviários. Assim, este trabalho tem enfoque na aplicação de brita graduada tratada com cimento (BGTC) na camada de base da Rodovia BR-448 com pavimento do tipo flexível já projetado constituído por revestimento asfáltico, base de brita graduada, sub-base com macadame seco, camada final de terraplenagem e aterro, buscando otimizá-lo. Três estruturas de pavimento são propostas: a primeira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de brita graduada tratada com cimento (BGTC); a segunda do tipo semi-rígida invertida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de BGTC; e a terceira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 17 cm de BGTC. Com emprego do software EVERSTRESS 5.0 para as análises mecanísticas, determinaram-se as respostas estruturais (deflexões, tensões e deformações) nas camadas de concreto asfáltico da estrutura projetada e de BGTC da estrutura projetada e das três propostas. A partir dos dados de saída do software utilizam-se os critérios estabelecidos através de modelos de fadiga, para estimar a durabilidade do pavimento Os resultados adquiridos através dos modelos de fadiga são comparados com os adquiridos para o pavimento projetado, podendo concluir se o pavimento proposto com materiais novos será mais durável, em relação à vida de fadiga, que o pavimento projetado para a via. Como resultado do trabalho, as propostas 1 e 2 satisfazem o volume de tráfego mínimo estabelecido para via e apresentam melhor desempenho em relação a fadiga que a estrutura projetada para a BR-448. Já a proposta 3 não atende o volume de tráfego estabelecido para via (NAASHTO = 2,45 x 107), não sendo recomendado seu uso. Concluiu-se, ainda, que a estrutura que apresenta melhores resultados é a proposta 2 do tipo semi-rígida invertida, por apresentar melhor desempenho em relação à reflexão de trincas no concreto asfáltico, ou seja, menor reflexão para a superfície.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-04-09T06:02:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28568
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000769531
url http://hdl.handle.net/10183/28568
identifier_str_mv 000769531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28568/2/000769531.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28568/1/000769531.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28568/3/000769531.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c4318dde6cae3eded0f444c56bc19b71
28a54f454f9890f9f05744c667428ddf
bef4938227c3eafcdf834c05baa9642d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224407872438272