A avaliação de desempenho como instrumento de motivação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14189 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo mostrar que o processo de avaliação de desempenho ocupa importância vital na definição do que a empresa espera do colaborador, bem como destacá-lo como canal de feedback de retorno das percepções deste. Um sistema de avaliação formal é uma ferramenta fundamental na gestão de pessoas e de resultados. Não deve, nunca, constituir instrumento de coerção ou punição. Para que funcione efetivamente, é necessário que haja conseqüências práticas para os envolvidos, como, por exemplo, maior disponibilização de ações de capacitação e de oportunidades de ascenção profissional. Outro objetivo é verificar a percepção dos funcionários acerca do assunto, mais precisamente, do modelo de Avaliação de Desempenho adotado pelo Banco do Brasil em termos de aceitação e reconhecimento. A metodologia de pesquisa adotada é a quantitativa descritiva com escala likert e amostra não probabilística por conveniência, através do método survey, focando uma população homogênea (os próprios colegas de curso), pela facilidade de contato e interesses mútuos criados pelo curso, e dentre os quais encontramos a representatividade de avaliadores e avaliados, bem como todos os segmentos, como escruturários, gerência média e gerentes de agência, além de colegas da chamada atividade meio do Banco, como Superintendência e órgãos de apoio às agências, enfim, os usuários do sistema de avaliação de desempenho adotado pelo Banco. Aplicou-se um pré-teste com o questionário da pesquisa para verificação do entendimento das questões formuladas, e aprovado, distribuído para 500 (quinhentos) respondentes via correio eletrônico. A análise dos resultados foi realizada sobre a freqüência das respostas recebidas. |
id |
UFRGS-2_37ddd0f81a6a510c293f52ec4662e77f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14189 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franz, PauloAntunes, Elaine di Diego2008-10-02T04:13:13Z2007http://hdl.handle.net/10183/14189000649554O presente trabalho tem por objetivo mostrar que o processo de avaliação de desempenho ocupa importância vital na definição do que a empresa espera do colaborador, bem como destacá-lo como canal de feedback de retorno das percepções deste. Um sistema de avaliação formal é uma ferramenta fundamental na gestão de pessoas e de resultados. Não deve, nunca, constituir instrumento de coerção ou punição. Para que funcione efetivamente, é necessário que haja conseqüências práticas para os envolvidos, como, por exemplo, maior disponibilização de ações de capacitação e de oportunidades de ascenção profissional. Outro objetivo é verificar a percepção dos funcionários acerca do assunto, mais precisamente, do modelo de Avaliação de Desempenho adotado pelo Banco do Brasil em termos de aceitação e reconhecimento. A metodologia de pesquisa adotada é a quantitativa descritiva com escala likert e amostra não probabilística por conveniência, através do método survey, focando uma população homogênea (os próprios colegas de curso), pela facilidade de contato e interesses mútuos criados pelo curso, e dentre os quais encontramos a representatividade de avaliadores e avaliados, bem como todos os segmentos, como escruturários, gerência média e gerentes de agência, além de colegas da chamada atividade meio do Banco, como Superintendência e órgãos de apoio às agências, enfim, os usuários do sistema de avaliação de desempenho adotado pelo Banco. Aplicou-se um pré-teste com o questionário da pesquisa para verificação do entendimento das questões formuladas, e aprovado, distribuído para 500 (quinhentos) respondentes via correio eletrônico. A análise dos resultados foi realizada sobre a freqüência das respostas recebidas.application/pdfporRecursos humanos : AdministracaoAvaliação de desempenhoMotivaçãoSatisfação no trabalhoBanco do Brasil.A avaliação de desempenho como instrumento de motivaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649554.pdf.txt000649554.pdf.txtExtracted Texttext/plain90911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14189/2/000649554.pdf.txt7ef5b424c037dce5b8420aec7c08ffebMD52ORIGINAL000649554.pdf000649554.pdfTexto completoapplication/pdf259360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14189/1/000649554.pdf87121aba71ac1463cb05b9a7652e2b88MD51THUMBNAIL000649554.pdf.jpg000649554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14189/3/000649554.pdf.jpge8a819e17a341bd10864d346c366fa06MD5310183/141892018-10-05 08:32:56.911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14189Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:32:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação |
title |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação |
spellingShingle |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação Franz, Paulo Recursos humanos : Administracao Avaliação de desempenho Motivação Satisfação no trabalho Banco do Brasil. |
title_short |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação |
title_full |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação |
title_fullStr |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação |
title_full_unstemmed |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação |
title_sort |
A avaliação de desempenho como instrumento de motivação |
author |
Franz, Paulo |
author_facet |
Franz, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franz, Paulo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antunes, Elaine di Diego |
contributor_str_mv |
Antunes, Elaine di Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos humanos : Administracao Avaliação de desempenho Motivação Satisfação no trabalho Banco do Brasil. |
topic |
Recursos humanos : Administracao Avaliação de desempenho Motivação Satisfação no trabalho Banco do Brasil. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo mostrar que o processo de avaliação de desempenho ocupa importância vital na definição do que a empresa espera do colaborador, bem como destacá-lo como canal de feedback de retorno das percepções deste. Um sistema de avaliação formal é uma ferramenta fundamental na gestão de pessoas e de resultados. Não deve, nunca, constituir instrumento de coerção ou punição. Para que funcione efetivamente, é necessário que haja conseqüências práticas para os envolvidos, como, por exemplo, maior disponibilização de ações de capacitação e de oportunidades de ascenção profissional. Outro objetivo é verificar a percepção dos funcionários acerca do assunto, mais precisamente, do modelo de Avaliação de Desempenho adotado pelo Banco do Brasil em termos de aceitação e reconhecimento. A metodologia de pesquisa adotada é a quantitativa descritiva com escala likert e amostra não probabilística por conveniência, através do método survey, focando uma população homogênea (os próprios colegas de curso), pela facilidade de contato e interesses mútuos criados pelo curso, e dentre os quais encontramos a representatividade de avaliadores e avaliados, bem como todos os segmentos, como escruturários, gerência média e gerentes de agência, além de colegas da chamada atividade meio do Banco, como Superintendência e órgãos de apoio às agências, enfim, os usuários do sistema de avaliação de desempenho adotado pelo Banco. Aplicou-se um pré-teste com o questionário da pesquisa para verificação do entendimento das questões formuladas, e aprovado, distribuído para 500 (quinhentos) respondentes via correio eletrônico. A análise dos resultados foi realizada sobre a freqüência das respostas recebidas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-10-02T04:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14189 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000649554 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14189 |
identifier_str_mv |
000649554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14189/2/000649554.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14189/1/000649554.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14189/3/000649554.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ef5b424c037dce5b8420aec7c08ffeb 87121aba71ac1463cb05b9a7652e2b88 e8a819e17a341bd10864d346c366fa06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224383692275712 |