Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Douglas Marcos Pereira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Faria, Mateus Aparecido de, Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129913
Resumo: Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avalição de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto "Mais Médicos" para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas covergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir às discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na contrução do exercício pedagógico do Curso Analisado.
id UFRGS-2_37e10e18a149aa249f21bc4e4c481a23
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129913
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paula, Douglas Marcos Pereira deFaria, Mateus Aparecido deRocha, Cristianne Maria Famer2015-11-19T02:39:43Z20151982-4785http://hdl.handle.net/10183/129913000974900Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avalição de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto "Mais Médicos" para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas covergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir às discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na contrução do exercício pedagógico do Curso Analisado.Reflectiva essay based on the educational experience in Recption Module and Exchange Doctor Evaluation in the Project of " Mais Medicos" from Brazil, durin the second half of 2013, on a capital of southeastern Brazil. The practices experienced were converged on reflections concerning the teaching procedures used in this Course. We tried to present and discuss some aspects of content taught, the adopted space and time and the theories that supported the pedagogical, in order to contribute to the discussions about the Brazilian medical training and, if possible, encourage the use of transforming pedagogical practices. We conclude that the pedagogica practices used by the project developers were not compatible with the idealized as theoreticallu, since the public policy of fealth education were not considered in the construction of pedagogical exercise the analyzed Course.Ensayo reflexivo sobre la experiencia pedagógica del Módulo de Bienvenida y Evaluación de Médicos Intercambistas, en el marco de Proyecto " Mais Médicos" para Brasil. Las prácticas realizadas convergieron a reflexiones relativas a los procedimientos pedagógicos utilizados en este Curso. Buscamos presentar y discutir aspectos de los contenidos ministrados, de los espacios y de los tiempos adoptedos y de las teoríasutilizadas en la práctica pedagógica, con el objetivo de contribuir a las discusiones sobre la formación médica brasileña y, se posible, incentivar el uso de prácticas pedagógicas transformadoras. Concluimos que las prácticas pedagógicas utilizadas por los colaboradores del proyecto no fueram compatibles con el idealizado teóricamente, puesto que las políticas públicas de educación para la salud no fueron considerados en la construcción del ejercicio pedagógico del Curso analizado.application/pdfporRevista eletronica gestão & saúde. Brasília. Vol. 6, supl. 3 (jun. 2015), p. 2311-2319Programa Mais MédicosEducação continuada : SaúdeEducação permanenteSaúde coletivaMedical EducationContinuin EducationPublic HealthEducación MédicaEducación ContinuaSalud PúblicaReflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"Reflections about methodological approach of reception module and exchange doctor evaluation of "Mais Médicos" Projet Reflexiones acerca del itinerario metodológico del curso de evaluación y bienvenida del Proyecto "Mais Médicos" info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000974900.pdf000974900.pdfTexto completoapplication/pdf321259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/1/000974900.pdf328ab5722c23cb83445145f29285a8c4MD51TEXT000974900.pdf.txt000974900.pdf.txtExtracted Texttext/plain22295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/2/000974900.pdf.txt52b2f31e97ae4010b67395efe67b2039MD52THUMBNAIL000974900.pdf.jpg000974900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/3/000974900.pdf.jpgf01502c9709c75b84542862fd0f22848MD5310183/1299132018-10-25 09:16:47.186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:16:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Reflections about methodological approach of reception module and exchange doctor evaluation of "Mais Médicos" Projet
Reflexiones acerca del itinerario metodológico del curso de evaluación y bienvenida del Proyecto "Mais Médicos"
title Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
spellingShingle Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
Paula, Douglas Marcos Pereira de
Programa Mais Médicos
Educação continuada : Saúde
Educação permanente
Saúde coletiva
Medical Education
Continuin Education
Public Health
Educación Médica
Educación Continua
Salud Pública
title_short Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
title_full Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
title_fullStr Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
title_full_unstemmed Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
title_sort Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
author Paula, Douglas Marcos Pereira de
author_facet Paula, Douglas Marcos Pereira de
Faria, Mateus Aparecido de
Rocha, Cristianne Maria Famer
author_role author
author2 Faria, Mateus Aparecido de
Rocha, Cristianne Maria Famer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Douglas Marcos Pereira de
Faria, Mateus Aparecido de
Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Mais Médicos
Educação continuada : Saúde
Educação permanente
Saúde coletiva
topic Programa Mais Médicos
Educação continuada : Saúde
Educação permanente
Saúde coletiva
Medical Education
Continuin Education
Public Health
Educación Médica
Educación Continua
Salud Pública
dc.subject.eng.fl_str_mv Medical Education
Continuin Education
Public Health
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Médica
Educación Continua
Salud Pública
description Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avalição de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto "Mais Médicos" para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas covergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir às discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na contrução do exercício pedagógico do Curso Analisado.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-19T02:39:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129913
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-4785
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000974900
identifier_str_mv 1982-4785
000974900
url http://hdl.handle.net/10183/129913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista eletronica gestão & saúde. Brasília. Vol. 6, supl. 3 (jun. 2015), p. 2311-2319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/1/000974900.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/2/000974900.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/3/000974900.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 328ab5722c23cb83445145f29285a8c4
52b2f31e97ae4010b67395efe67b2039
f01502c9709c75b84542862fd0f22848
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224890884292608