Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129913 |
Resumo: | Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avalição de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto "Mais Médicos" para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas covergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir às discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na contrução do exercício pedagógico do Curso Analisado. |
id |
UFRGS-2_37e10e18a149aa249f21bc4e4c481a23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129913 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paula, Douglas Marcos Pereira deFaria, Mateus Aparecido deRocha, Cristianne Maria Famer2015-11-19T02:39:43Z20151982-4785http://hdl.handle.net/10183/129913000974900Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avalição de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto "Mais Médicos" para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas covergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir às discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na contrução do exercício pedagógico do Curso Analisado.Reflectiva essay based on the educational experience in Recption Module and Exchange Doctor Evaluation in the Project of " Mais Medicos" from Brazil, durin the second half of 2013, on a capital of southeastern Brazil. The practices experienced were converged on reflections concerning the teaching procedures used in this Course. We tried to present and discuss some aspects of content taught, the adopted space and time and the theories that supported the pedagogical, in order to contribute to the discussions about the Brazilian medical training and, if possible, encourage the use of transforming pedagogical practices. We conclude that the pedagogica practices used by the project developers were not compatible with the idealized as theoreticallu, since the public policy of fealth education were not considered in the construction of pedagogical exercise the analyzed Course.Ensayo reflexivo sobre la experiencia pedagógica del Módulo de Bienvenida y Evaluación de Médicos Intercambistas, en el marco de Proyecto " Mais Médicos" para Brasil. Las prácticas realizadas convergieron a reflexiones relativas a los procedimientos pedagógicos utilizados en este Curso. Buscamos presentar y discutir aspectos de los contenidos ministrados, de los espacios y de los tiempos adoptedos y de las teoríasutilizadas en la práctica pedagógica, con el objetivo de contribuir a las discusiones sobre la formación médica brasileña y, se posible, incentivar el uso de prácticas pedagógicas transformadoras. Concluimos que las prácticas pedagógicas utilizadas por los colaboradores del proyecto no fueram compatibles con el idealizado teóricamente, puesto que las políticas públicas de educación para la salud no fueron considerados en la construcción del ejercicio pedagógico del Curso analizado.application/pdfporRevista eletronica gestão & saúde. Brasília. Vol. 6, supl. 3 (jun. 2015), p. 2311-2319Programa Mais MédicosEducação continuada : SaúdeEducação permanenteSaúde coletivaMedical EducationContinuin EducationPublic HealthEducación MédicaEducación ContinuaSalud PúblicaReflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos"Reflections about methodological approach of reception module and exchange doctor evaluation of "Mais Médicos" Projet Reflexiones acerca del itinerario metodológico del curso de evaluación y bienvenida del Proyecto "Mais Médicos" info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000974900.pdf000974900.pdfTexto completoapplication/pdf321259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/1/000974900.pdf328ab5722c23cb83445145f29285a8c4MD51TEXT000974900.pdf.txt000974900.pdf.txtExtracted Texttext/plain22295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/2/000974900.pdf.txt52b2f31e97ae4010b67395efe67b2039MD52THUMBNAIL000974900.pdf.jpg000974900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/3/000974900.pdf.jpgf01502c9709c75b84542862fd0f22848MD5310183/1299132018-10-25 09:16:47.186oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129913Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:16:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Reflections about methodological approach of reception module and exchange doctor evaluation of "Mais Médicos" Projet Reflexiones acerca del itinerario metodológico del curso de evaluación y bienvenida del Proyecto "Mais Médicos" |
title |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" |
spellingShingle |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" Paula, Douglas Marcos Pereira de Programa Mais Médicos Educação continuada : Saúde Educação permanente Saúde coletiva Medical Education Continuin Education Public Health Educación Médica Educación Continua Salud Pública |
title_short |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" |
title_full |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" |
title_fullStr |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" |
title_sort |
Reflexões acerca do percurso metodológico do curso de avaliação e acolhimento do Projeto "Mais Médicos" |
author |
Paula, Douglas Marcos Pereira de |
author_facet |
Paula, Douglas Marcos Pereira de Faria, Mateus Aparecido de Rocha, Cristianne Maria Famer |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Mateus Aparecido de Rocha, Cristianne Maria Famer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Douglas Marcos Pereira de Faria, Mateus Aparecido de Rocha, Cristianne Maria Famer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Mais Médicos Educação continuada : Saúde Educação permanente Saúde coletiva |
topic |
Programa Mais Médicos Educação continuada : Saúde Educação permanente Saúde coletiva Medical Education Continuin Education Public Health Educación Médica Educación Continua Salud Pública |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Medical Education Continuin Education Public Health |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Médica Educación Continua Salud Pública |
description |
Ensaio reflexivo baseado na experiência pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avalição de Médicos Intercambistas, no âmbito do Projeto "Mais Médicos" para o Brasil, realizado no segundo semestre de 2013, em uma capital da região sudeste brasileira. As práticas vivenciadas covergiram a reflexões que dizem respeito aos procedimentos pedagógicos utilizados nesse Curso. Buscou-se apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos conteúdos ministrados, os espaços e tempos adotados e as teorias que embasaram o fazer pedagógico, com o objetivo de contribuir às discussões acerca da formação médica brasileira e, se possível, incentivar a utilização práticas pedagógicas transformadoras. Conclui-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos colaboradores do projeto não foram compatíveis com o quanto idealizado teoricamente, uma vez que as políticas públicas de Educação em Saúde não foram consideradas na contrução do exercício pedagógico do Curso Analisado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-19T02:39:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129913 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-4785 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000974900 |
identifier_str_mv |
1982-4785 000974900 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista eletronica gestão & saúde. Brasília. Vol. 6, supl. 3 (jun. 2015), p. 2311-2319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/1/000974900.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/2/000974900.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129913/3/000974900.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
328ab5722c23cb83445145f29285a8c4 52b2f31e97ae4010b67395efe67b2039 f01502c9709c75b84542862fd0f22848 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224890884292608 |