Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martello, Júlia Steinhaus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242599
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos digitais produzidos para alfabetizar crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental pelas residentes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (CAPES/UFRGS 2020-2022). Tendo em vista a implementação do ensino remoto nas escolas devido à pandemia de covid-19, a partir de 2020, o subprojeto Pedagogia teve seu trabalho desenvolvido totalmente de forma remota. Assim, o problema de pesquisa foi delineado para a seguinte questão: como podem ser caracterizados os recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes para alfabetizar no ensino remoto em turmas de 1º ano do ensino fundamental? Metodologicamente, a pesquisa realizou dois movimentos: o primeiro consistiu em uma entrevista grupal com 3 residentes, gerando o primeiro material empírico do trabalho, que consistiu na transcrição da entrevista; o segundo movimento foi a análise dos planos de aula e recursos didáticos digitais produzidos por 3 residentes com foco na alfabetização. A pesquisa dispôs de 27 planos de aula e 20 recursos didáticos para análise. Referente ao seu respaldo teórico, o trabalho dialoga com autores como Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Alexsandro da Silva, Carla Coscarelli, Daniele Pampanini Dias e Ana Luiza Bustamante Smolka, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Foram organizados dois eixos de análise: 1) características dos recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes; e 2) possibilidades de desenvolvimento da consciência fonológica e de compreensão do princípio alfabético a partir desses recursos. As evidências mapeadas apontaram alguns aspectos relevantes, como: 1) a principal plataforma digital utilizada para o desenvolvimento dos recursos foi o Canva, seguido por Wordwall e Google Jamboard; 2) os jogos foram um dos principais recursos produzidos para desenvolvimento da compreensão do sistema de escrita alfabética; 3) apesar da qualidade dos recursos produzidos, foi notável que os planejamentos poderiam propor mais a sistematização individual pelas crianças também durante as aulas síncronas; 4) a dificuldade em mediar pedagogicamente as atividades de forma efetiva foi um fator que limitou o trabalho desenvolvido pelas residentes; 5) grande parte das habilidades previstas na BNCC para o 1º ano, com foco no desenvolvimento da consciência fonológica e do princípio alfabético, foram contempladas nos recursos didáticos analisados. Os resultados permitiram inferir que o ensino remoto diverge do ensino presencial em inúmeros aspectos, sendo um dos mais relevantes o fato de não poder atender às demandas de cada aluno individualmente. Apesar de ser possível produzir atividades e recursos que contemplem habilidades previstas na BNCC, entende-se que o formato das aulas remotas limitam significativamente os avanços dos alunos na alfabetização. Além disso, a pesquisa também contribuiu para que, cada vez mais, seja compreendida a necessidade de atrelar aos recursos didáticos uma mediação que potencialize e favoreça as aprendizagens das crianças.
id UFRGS-2_382c591351d2a8482b570b3b6f8782fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242599
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martello, Júlia SteinhausCamini, Patrícia2022-07-15T04:49:38Z2022http://hdl.handle.net/10183/242599001144639Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos digitais produzidos para alfabetizar crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental pelas residentes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (CAPES/UFRGS 2020-2022). Tendo em vista a implementação do ensino remoto nas escolas devido à pandemia de covid-19, a partir de 2020, o subprojeto Pedagogia teve seu trabalho desenvolvido totalmente de forma remota. Assim, o problema de pesquisa foi delineado para a seguinte questão: como podem ser caracterizados os recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes para alfabetizar no ensino remoto em turmas de 1º ano do ensino fundamental? Metodologicamente, a pesquisa realizou dois movimentos: o primeiro consistiu em uma entrevista grupal com 3 residentes, gerando o primeiro material empírico do trabalho, que consistiu na transcrição da entrevista; o segundo movimento foi a análise dos planos de aula e recursos didáticos digitais produzidos por 3 residentes com foco na alfabetização. A pesquisa dispôs de 27 planos de aula e 20 recursos didáticos para análise. Referente ao seu respaldo teórico, o trabalho dialoga com autores como Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Alexsandro da Silva, Carla Coscarelli, Daniele Pampanini Dias e Ana Luiza Bustamante Smolka, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Foram organizados dois eixos de análise: 1) características dos recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes; e 2) possibilidades de desenvolvimento da consciência fonológica e de compreensão do princípio alfabético a partir desses recursos. As evidências mapeadas apontaram alguns aspectos relevantes, como: 1) a principal plataforma digital utilizada para o desenvolvimento dos recursos foi o Canva, seguido por Wordwall e Google Jamboard; 2) os jogos foram um dos principais recursos produzidos para desenvolvimento da compreensão do sistema de escrita alfabética; 3) apesar da qualidade dos recursos produzidos, foi notável que os planejamentos poderiam propor mais a sistematização individual pelas crianças também durante as aulas síncronas; 4) a dificuldade em mediar pedagogicamente as atividades de forma efetiva foi um fator que limitou o trabalho desenvolvido pelas residentes; 5) grande parte das habilidades previstas na BNCC para o 1º ano, com foco no desenvolvimento da consciência fonológica e do princípio alfabético, foram contempladas nos recursos didáticos analisados. Os resultados permitiram inferir que o ensino remoto diverge do ensino presencial em inúmeros aspectos, sendo um dos mais relevantes o fato de não poder atender às demandas de cada aluno individualmente. Apesar de ser possível produzir atividades e recursos que contemplem habilidades previstas na BNCC, entende-se que o formato das aulas remotas limitam significativamente os avanços dos alunos na alfabetização. Além disso, a pesquisa também contribuiu para que, cada vez mais, seja compreendida a necessidade de atrelar aos recursos didáticos uma mediação que potencialize e favoreça as aprendizagens das crianças.application/pdfporAlfabetizaçãoEnsino fundamentalRecursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144639.pdf.txt001144639.pdf.txtExtracted Texttext/plain147865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242599/2/001144639.pdf.txt0fd2773e5bde3e3b1a78c99e0197f15bMD52ORIGINAL001144639.pdfTexto completoapplication/pdf4845063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242599/1/001144639.pdf5f8e029b79f65252002c72d62fec99bdMD5110183/2425992022-07-16 05:05:47.595758oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242599Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-16T08:05:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
title Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
spellingShingle Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
Martello, Júlia Steinhaus
Alfabetização
Ensino fundamental
title_short Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
title_full Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
title_fullStr Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
title_full_unstemmed Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
title_sort Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
author Martello, Júlia Steinhaus
author_facet Martello, Júlia Steinhaus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martello, Júlia Steinhaus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camini, Patrícia
contributor_str_mv Camini, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino fundamental
topic Alfabetização
Ensino fundamental
description Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos digitais produzidos para alfabetizar crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental pelas residentes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (CAPES/UFRGS 2020-2022). Tendo em vista a implementação do ensino remoto nas escolas devido à pandemia de covid-19, a partir de 2020, o subprojeto Pedagogia teve seu trabalho desenvolvido totalmente de forma remota. Assim, o problema de pesquisa foi delineado para a seguinte questão: como podem ser caracterizados os recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes para alfabetizar no ensino remoto em turmas de 1º ano do ensino fundamental? Metodologicamente, a pesquisa realizou dois movimentos: o primeiro consistiu em uma entrevista grupal com 3 residentes, gerando o primeiro material empírico do trabalho, que consistiu na transcrição da entrevista; o segundo movimento foi a análise dos planos de aula e recursos didáticos digitais produzidos por 3 residentes com foco na alfabetização. A pesquisa dispôs de 27 planos de aula e 20 recursos didáticos para análise. Referente ao seu respaldo teórico, o trabalho dialoga com autores como Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Alexsandro da Silva, Carla Coscarelli, Daniele Pampanini Dias e Ana Luiza Bustamante Smolka, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Foram organizados dois eixos de análise: 1) características dos recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes; e 2) possibilidades de desenvolvimento da consciência fonológica e de compreensão do princípio alfabético a partir desses recursos. As evidências mapeadas apontaram alguns aspectos relevantes, como: 1) a principal plataforma digital utilizada para o desenvolvimento dos recursos foi o Canva, seguido por Wordwall e Google Jamboard; 2) os jogos foram um dos principais recursos produzidos para desenvolvimento da compreensão do sistema de escrita alfabética; 3) apesar da qualidade dos recursos produzidos, foi notável que os planejamentos poderiam propor mais a sistematização individual pelas crianças também durante as aulas síncronas; 4) a dificuldade em mediar pedagogicamente as atividades de forma efetiva foi um fator que limitou o trabalho desenvolvido pelas residentes; 5) grande parte das habilidades previstas na BNCC para o 1º ano, com foco no desenvolvimento da consciência fonológica e do princípio alfabético, foram contempladas nos recursos didáticos analisados. Os resultados permitiram inferir que o ensino remoto diverge do ensino presencial em inúmeros aspectos, sendo um dos mais relevantes o fato de não poder atender às demandas de cada aluno individualmente. Apesar de ser possível produzir atividades e recursos que contemplem habilidades previstas na BNCC, entende-se que o formato das aulas remotas limitam significativamente os avanços dos alunos na alfabetização. Além disso, a pesquisa também contribuiu para que, cada vez mais, seja compreendida a necessidade de atrelar aos recursos didáticos uma mediação que potencialize e favoreça as aprendizagens das crianças.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:49:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242599
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144639
url http://hdl.handle.net/10183/242599
identifier_str_mv 001144639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242599/2/001144639.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242599/1/001144639.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fd2773e5bde3e3b1a78c99e0197f15b
5f8e029b79f65252002c72d62fec99bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447315715981312