Influenciadores do comportamento de compra de cervejas artesanais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Bandeira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112102
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido para identificar os influenciadores do comportamento de compra de cervejas artesanais, pois é pretendido lançar uma marca dessa bebida. Para tal, investigou-se quais são os atributos valorizados no processo decisório, as fontes de informação a que o consumidor recorre para se atualizar sobre o produto e os grupos sociais com os quais ele se relaciona. Como suporte teórico, recorreu-se aos principais autores do comportamento do consumidor para entender o processo de tomada de decisão e como agem os influenciadores. Em seguida, realizou-se a pesquisa qualitativa, pelo método de entrevista em profundidade, com doze consumidores e uma vendedora de cervejas artesanais. A análise dos dados mostrou que o estilo da cerveja é um atributo muito importante e, também, determinante da maioria das decisões de compra; que os amigos e pessoas próximas são as fontes de informação mais utilizadas; e que os grupos sociais, como amigos e família, exercem, basicamente, influência informacional. Em suma, concluiu-se que os consumidores avaliam muitos atributos, mas os intrínsecos à cerveja são observados, normalmente, no pós-compra, exceto o estilo; e que a busca por várias fontes de informação e, também, dos grupos sociais, é essencial para mantê-los atualizados sobre as críticas e novidades do universo cervejeiro.
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