Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daniel Alonso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4167
Resumo: Este trabalho buscou descrever o perfil dos consumidores de cerveja artesanal, identificar os atributos que são considerados importantes pelos consumidores da bebida e verificar os fatores sociais que influenciam o consumo no município de Santana do Livramento. Para embasar a pesquisa, foram utilizados referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor, fatores influenciadores no processo decisório de compra, além de pesquisas e bibliografias específicas sobre cerveja. A pesquisa seguiu um caráter descritivo-explicativo, com uma abordagem quantitativa, onde o método utilizado foi o survey, com questões específicas sobre o tema de estudo e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Após a análise dos dados, observou-se que o perfil socioeconômico do consumidor local é, em sua maioria, homens, com formação superior, com renda familiar média-elevada, na faixa etária entre 26 – 35 anos. Ainda, verificou-se que grande parte começou a consumir cervejas artesanais nos últimos seis anos, demonstrando que este é um mercado recente. Também foi observado que o sabor da bebida é o atributo mais valorizado por estes consumidores, e que a participação em festivais e eventos voltados à bebida é o fator de maior influência na tomada de decisão para compra, também sendo o local de maior frequência de consumo. Concluiu-se que os consumidores locais de cervejas artesanais buscam por produtos de qualidade diferenciada, e que avaliam diversos atributos antes da tomada de decisão. Entretanto, o consumidor não possui um conhecimento aprofundado sobre o que está consumindo e tem pouca referencia local para aquisição da bebida
id UNIP_c7349fece875ecb9d9767b57562be717
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4167
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Viana, João Garibaldi Almeidahttp://lattes.cnpq.br/506825786272010500048921009Vargas Neto, AlcivioRosa, Juliana Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/0902769368993179http://lattes.cnpq.br/5215862413737974554270490530222701609401224454065Martins, Daniel Alonso2019-08-01T13:33:00Z2019-07-202019-08-01T13:33:00Z2019-07-10MARTINS, Daniel Alonso. Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento. 2019. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4167Este trabalho buscou descrever o perfil dos consumidores de cerveja artesanal, identificar os atributos que são considerados importantes pelos consumidores da bebida e verificar os fatores sociais que influenciam o consumo no município de Santana do Livramento. Para embasar a pesquisa, foram utilizados referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor, fatores influenciadores no processo decisório de compra, além de pesquisas e bibliografias específicas sobre cerveja. A pesquisa seguiu um caráter descritivo-explicativo, com uma abordagem quantitativa, onde o método utilizado foi o survey, com questões específicas sobre o tema de estudo e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Após a análise dos dados, observou-se que o perfil socioeconômico do consumidor local é, em sua maioria, homens, com formação superior, com renda familiar média-elevada, na faixa etária entre 26 – 35 anos. Ainda, verificou-se que grande parte começou a consumir cervejas artesanais nos últimos seis anos, demonstrando que este é um mercado recente. Também foi observado que o sabor da bebida é o atributo mais valorizado por estes consumidores, e que a participação em festivais e eventos voltados à bebida é o fator de maior influência na tomada de decisão para compra, também sendo o local de maior frequência de consumo. Concluiu-se que os consumidores locais de cervejas artesanais buscam por produtos de qualidade diferenciada, e que avaliam diversos atributos antes da tomada de decisão. Entretanto, o consumidor não possui um conhecimento aprofundado sobre o que está consumindo e tem pouca referencia local para aquisição da bebidaThis work aimed to describe the profile of craft beer consumers, to identify the attributes that are considered important by consumers of the beverage and to verify the social factors that influence consumption at the county Santana do Livramento. To support the research, theoretical references on consumer behavior, influencing factors in the purchasing decision process, as well as specific bibliographies on beer were used. The research followed a descriptive-explanatory character, with a quantitative approach, where the method used was the survey, with specific questions about the subject of study and the technique of data collection was the questionnaire. After analyzing the data, it was observed that the socioeconomic profile of the local consumer is mostly male, with higher education, with a medium-high family income, in the age group between 26 and 35 years. Still, it has been found that much of it has started to consume craft beers in the last six years, demonstrating that this is a recent market. It was also observed that the flavor of the drink is the attribute most valued by these consumers, and the participation in festivals and events directed to the drink is the factor of greater influence in the decision making for purchase, also being the place of greater frequency of consumption. In summary, it was concluded that local consumers of craft beers are looking for products of different quality and that evaluate several attributes before making a decision. However, the consumer doesn’t have an in-depth knowledge about what they are consuming and has little local reference for drinking.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoComportamento do consumidorCervejas artesanaisConsumer behaviorBeerBuying behaviorComportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALComportamento do Consumidor de Cervejas Artesanais no Município de Santana do Livramento.pdfComportamento do Consumidor de Cervejas Artesanais no Município de Santana do Livramento.pdfapplication/pdf639258https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4167/1/Comportamento%20do%20Consumidor%20de%20Cervejas%20Artesanais%20no%20Munic%c3%adpio%20de%20Santana%20do%20Livramento.pdfd50d36e08dc4a44383b38c3d205c290aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4167/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTComportamento do Consumidor de Cervejas Artesanais no Município de Santana do Livramento.pdf.txtComportamento do Consumidor de Cervejas Artesanais no Município de Santana do Livramento.pdf.txtExtracted texttext/plain66391https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4167/3/Comportamento%20do%20Consumidor%20de%20Cervejas%20Artesanais%20no%20Munic%c3%adpio%20de%20Santana%20do%20Livramento.pdf.txt667042d8167039e48b632b1e9fdbf02aMD53riu/41672019-08-02 03:01:05.588oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-08-02T06:01:05Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
title Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
spellingShingle Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
Martins, Daniel Alonso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Comportamento do consumidor
Cervejas artesanais
Consumer behavior
Beer
Buying behavior
title_short Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
title_full Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
title_fullStr Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
title_sort Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento
author Martins, Daniel Alonso
author_facet Martins, Daniel Alonso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, João Garibaldi Almeida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5068257862720105
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00048921009
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vargas Neto, Alcivio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosa, Juliana Ribeiro da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0902769368993179
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5215862413737974
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 55427049053
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02227016094
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01224454065
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daniel Alonso
contributor_str_mv Viana, João Garibaldi Almeida
Vargas Neto, Alcivio
Rosa, Juliana Ribeiro da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Comportamento do consumidor
Cervejas artesanais
Consumer behavior
Beer
Buying behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Comportamento do consumidor
Cervejas artesanais
Consumer behavior
Beer
Buying behavior
description Este trabalho buscou descrever o perfil dos consumidores de cerveja artesanal, identificar os atributos que são considerados importantes pelos consumidores da bebida e verificar os fatores sociais que influenciam o consumo no município de Santana do Livramento. Para embasar a pesquisa, foram utilizados referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor, fatores influenciadores no processo decisório de compra, além de pesquisas e bibliografias específicas sobre cerveja. A pesquisa seguiu um caráter descritivo-explicativo, com uma abordagem quantitativa, onde o método utilizado foi o survey, com questões específicas sobre o tema de estudo e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Após a análise dos dados, observou-se que o perfil socioeconômico do consumidor local é, em sua maioria, homens, com formação superior, com renda familiar média-elevada, na faixa etária entre 26 – 35 anos. Ainda, verificou-se que grande parte começou a consumir cervejas artesanais nos últimos seis anos, demonstrando que este é um mercado recente. Também foi observado que o sabor da bebida é o atributo mais valorizado por estes consumidores, e que a participação em festivais e eventos voltados à bebida é o fator de maior influência na tomada de decisão para compra, também sendo o local de maior frequência de consumo. Concluiu-se que os consumidores locais de cervejas artesanais buscam por produtos de qualidade diferenciada, e que avaliam diversos atributos antes da tomada de decisão. Entretanto, o consumidor não possui um conhecimento aprofundado sobre o que está consumindo e tem pouca referencia local para aquisição da bebida
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-01T13:33:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-20
2019-08-01T13:33:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Daniel Alonso. Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento. 2019. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4167
identifier_str_mv MARTINS, Daniel Alonso. Comportamento do consumidor de cervejas artesanais no município de Santana do Livramento. 2019. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4167/1/Comportamento%20do%20Consumidor%20de%20Cervejas%20Artesanais%20no%20Munic%c3%adpio%20de%20Santana%20do%20Livramento.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4167/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4167/3/Comportamento%20do%20Consumidor%20de%20Cervejas%20Artesanais%20no%20Munic%c3%adpio%20de%20Santana%20do%20Livramento.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d50d36e08dc4a44383b38c3d205c290a
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
667042d8167039e48b632b1e9fdbf02a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849053314547712