Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15998 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - conteúdos-linguagem - de si mesmos, de e para seus alunos, a partir de suas práticas docentes, do lugar que ocupam e do papel que desempenham no processo de formação de seus alunos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se, basicamente, na concepção de Junqueira Filho (2004, 2005, 2006, 2008) de conteúdo como linguagem, na articulação de seus estudos sobre a Semiótica de C.S. Peirce e princípios pedagógicos de seleção e articulação de conteúdos. A pesquisa, de cunho qualitativo, valeu-se da aplicação de questionários e da realização de entrevistas junto a docentes que atuam como formadores nos cursos de Pedagogia de universidades da cidade de Porto Alegre e de cidades de sua zona metropolitana. A análise realizada com os dados coletados também se apóia em autores como Cunha (1989), Pereira (1996), Meirieu (2002), Pinto (1982), dentre outros. A partir da análise, foi possível constatar que os professores, apesar de saberem da importância de suas atitudes e procedimentos na formação dos alunos, priorizam, no ensino superior, a transmissão de conhecimentos disciplinares. Constata-se ainda que os professores de cursos de Pedagogia sabem-se aprendidos em suas didáticas e prática docente, todavia, não se colocam explicitamente como um conteúdo a ser ensinado. |
id |
UFRGS-2_38bb47fd37aedd5185f4f84b244b01f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15998 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Bruna SantosJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2009-06-04T04:13:07Z2008http://hdl.handle.net/10183/15998000668675O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - conteúdos-linguagem - de si mesmos, de e para seus alunos, a partir de suas práticas docentes, do lugar que ocupam e do papel que desempenham no processo de formação de seus alunos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se, basicamente, na concepção de Junqueira Filho (2004, 2005, 2006, 2008) de conteúdo como linguagem, na articulação de seus estudos sobre a Semiótica de C.S. Peirce e princípios pedagógicos de seleção e articulação de conteúdos. A pesquisa, de cunho qualitativo, valeu-se da aplicação de questionários e da realização de entrevistas junto a docentes que atuam como formadores nos cursos de Pedagogia de universidades da cidade de Porto Alegre e de cidades de sua zona metropolitana. A análise realizada com os dados coletados também se apóia em autores como Cunha (1989), Pereira (1996), Meirieu (2002), Pinto (1982), dentre outros. A partir da análise, foi possível constatar que os professores, apesar de saberem da importância de suas atitudes e procedimentos na formação dos alunos, priorizam, no ensino superior, a transmissão de conhecimentos disciplinares. Constata-se ainda que os professores de cursos de Pedagogia sabem-se aprendidos em suas didáticas e prática docente, todavia, não se colocam explicitamente como um conteúdo a ser ensinado.application/pdfporRelação professor-alunoProfessorFormaçãoLinguagemAprendizagemPrática pedagógicaEnsino superiorPedagogiaProfessores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000668675.pdf.txt000668675.pdf.txtExtracted Texttext/plain90977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/2/000668675.pdf.txt121b28302b01cbe92f72bd16131d7022MD52ORIGINAL000668675.pdf000668675.pdfTexto completoapplication/pdf125644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/1/000668675.pdf5ba11695c8bbc444889367036c6edde4MD51THUMBNAIL000668675.pdf.jpg000668675.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/3/000668675.pdf.jpg12c3d45a6b7d6d22ec7484232ac34119MD5310183/159982018-10-05 08:44:03.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:44:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos |
title |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos |
spellingShingle |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos Ferreira, Bruna Santos Relação professor-aluno Professor Formação Linguagem Aprendizagem Prática pedagógica Ensino superior Pedagogia |
title_short |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos |
title_full |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos |
title_fullStr |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos |
title_full_unstemmed |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos |
title_sort |
Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos |
author |
Ferreira, Bruna Santos |
author_facet |
Ferreira, Bruna Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Bruna Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Professor Formação Linguagem Aprendizagem Prática pedagógica Ensino superior Pedagogia |
topic |
Relação professor-aluno Professor Formação Linguagem Aprendizagem Prática pedagógica Ensino superior Pedagogia |
description |
O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - conteúdos-linguagem - de si mesmos, de e para seus alunos, a partir de suas práticas docentes, do lugar que ocupam e do papel que desempenham no processo de formação de seus alunos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se, basicamente, na concepção de Junqueira Filho (2004, 2005, 2006, 2008) de conteúdo como linguagem, na articulação de seus estudos sobre a Semiótica de C.S. Peirce e princípios pedagógicos de seleção e articulação de conteúdos. A pesquisa, de cunho qualitativo, valeu-se da aplicação de questionários e da realização de entrevistas junto a docentes que atuam como formadores nos cursos de Pedagogia de universidades da cidade de Porto Alegre e de cidades de sua zona metropolitana. A análise realizada com os dados coletados também se apóia em autores como Cunha (1989), Pereira (1996), Meirieu (2002), Pinto (1982), dentre outros. A partir da análise, foi possível constatar que os professores, apesar de saberem da importância de suas atitudes e procedimentos na formação dos alunos, priorizam, no ensino superior, a transmissão de conhecimentos disciplinares. Constata-se ainda que os professores de cursos de Pedagogia sabem-se aprendidos em suas didáticas e prática docente, todavia, não se colocam explicitamente como um conteúdo a ser ensinado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-04T04:13:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15998 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000668675 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15998 |
identifier_str_mv |
000668675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/2/000668675.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/1/000668675.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/3/000668675.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
121b28302b01cbe92f72bd16131d7022 5ba11695c8bbc444889367036c6edde4 12c3d45a6b7d6d22ec7484232ac34119 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447028407205888 |