Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruna Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15998
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - conteúdos-linguagem - de si mesmos, de e para seus alunos, a partir de suas práticas docentes, do lugar que ocupam e do papel que desempenham no processo de formação de seus alunos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se, basicamente, na concepção de Junqueira Filho (2004, 2005, 2006, 2008) de conteúdo como linguagem, na articulação de seus estudos sobre a Semiótica de C.S. Peirce e princípios pedagógicos de seleção e articulação de conteúdos. A pesquisa, de cunho qualitativo, valeu-se da aplicação de questionários e da realização de entrevistas junto a docentes que atuam como formadores nos cursos de Pedagogia de universidades da cidade de Porto Alegre e de cidades de sua zona metropolitana. A análise realizada com os dados coletados também se apóia em autores como Cunha (1989), Pereira (1996), Meirieu (2002), Pinto (1982), dentre outros. A partir da análise, foi possível constatar que os professores, apesar de saberem da importância de suas atitudes e procedimentos na formação dos alunos, priorizam, no ensino superior, a transmissão de conhecimentos disciplinares. Constata-se ainda que os professores de cursos de Pedagogia sabem-se aprendidos em suas didáticas e prática docente, todavia, não se colocam explicitamente como um conteúdo a ser ensinado.
id UFRGS-2_38bb47fd37aedd5185f4f84b244b01f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15998
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Bruna SantosJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2009-06-04T04:13:07Z2008http://hdl.handle.net/10183/15998000668675O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - conteúdos-linguagem - de si mesmos, de e para seus alunos, a partir de suas práticas docentes, do lugar que ocupam e do papel que desempenham no processo de formação de seus alunos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se, basicamente, na concepção de Junqueira Filho (2004, 2005, 2006, 2008) de conteúdo como linguagem, na articulação de seus estudos sobre a Semiótica de C.S. Peirce e princípios pedagógicos de seleção e articulação de conteúdos. A pesquisa, de cunho qualitativo, valeu-se da aplicação de questionários e da realização de entrevistas junto a docentes que atuam como formadores nos cursos de Pedagogia de universidades da cidade de Porto Alegre e de cidades de sua zona metropolitana. A análise realizada com os dados coletados também se apóia em autores como Cunha (1989), Pereira (1996), Meirieu (2002), Pinto (1982), dentre outros. A partir da análise, foi possível constatar que os professores, apesar de saberem da importância de suas atitudes e procedimentos na formação dos alunos, priorizam, no ensino superior, a transmissão de conhecimentos disciplinares. Constata-se ainda que os professores de cursos de Pedagogia sabem-se aprendidos em suas didáticas e prática docente, todavia, não se colocam explicitamente como um conteúdo a ser ensinado.application/pdfporRelação professor-alunoProfessorFormaçãoLinguagemAprendizagemPrática pedagógicaEnsino superiorPedagogiaProfessores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008Pedagogiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000668675.pdf.txt000668675.pdf.txtExtracted Texttext/plain90977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/2/000668675.pdf.txt121b28302b01cbe92f72bd16131d7022MD52ORIGINAL000668675.pdf000668675.pdfTexto completoapplication/pdf125644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/1/000668675.pdf5ba11695c8bbc444889367036c6edde4MD51THUMBNAIL000668675.pdf.jpg000668675.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/3/000668675.pdf.jpg12c3d45a6b7d6d22ec7484232ac34119MD5310183/159982018-10-05 08:44:03.292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15998Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:44:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
title Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
spellingShingle Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
Ferreira, Bruna Santos
Relação professor-aluno
Professor
Formação
Linguagem
Aprendizagem
Prática pedagógica
Ensino superior
Pedagogia
title_short Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
title_full Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
title_fullStr Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
title_full_unstemmed Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
title_sort Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos
author Ferreira, Bruna Santos
author_facet Ferreira, Bruna Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bruna Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Professor
Formação
Linguagem
Aprendizagem
Prática pedagógica
Ensino superior
Pedagogia
topic Relação professor-aluno
Professor
Formação
Linguagem
Aprendizagem
Prática pedagógica
Ensino superior
Pedagogia
description O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - conteúdos-linguagem - de si mesmos, de e para seus alunos, a partir de suas práticas docentes, do lugar que ocupam e do papel que desempenham no processo de formação de seus alunos. O referencial teórico utilizado fundamenta-se, basicamente, na concepção de Junqueira Filho (2004, 2005, 2006, 2008) de conteúdo como linguagem, na articulação de seus estudos sobre a Semiótica de C.S. Peirce e princípios pedagógicos de seleção e articulação de conteúdos. A pesquisa, de cunho qualitativo, valeu-se da aplicação de questionários e da realização de entrevistas junto a docentes que atuam como formadores nos cursos de Pedagogia de universidades da cidade de Porto Alegre e de cidades de sua zona metropolitana. A análise realizada com os dados coletados também se apóia em autores como Cunha (1989), Pereira (1996), Meirieu (2002), Pinto (1982), dentre outros. A partir da análise, foi possível constatar que os professores, apesar de saberem da importância de suas atitudes e procedimentos na formação dos alunos, priorizam, no ensino superior, a transmissão de conhecimentos disciplinares. Constata-se ainda que os professores de cursos de Pedagogia sabem-se aprendidos em suas didáticas e prática docente, todavia, não se colocam explicitamente como um conteúdo a ser ensinado.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-04T04:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15998
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668675
url http://hdl.handle.net/10183/15998
identifier_str_mv 000668675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/2/000668675.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/1/000668675.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15998/3/000668675.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 121b28302b01cbe92f72bd16131d7022
5ba11695c8bbc444889367036c6edde4
12c3d45a6b7d6d22ec7484232ac34119
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447028407205888