PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1312 |
Resumo: | Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar. |
id |
UNIVAP-1_58f1027de30963ffae3d7b647d04c4e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1312 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEMRelaçãoProfessorAlunoAprendizagemVínculo.PIBIDA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEMEste trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar.IBICT2017-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativo; estudo de caso.application/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/131210.18066/revistaunivap.v22i40.1312Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 631Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 6312237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1312/1043Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Thaís de CastroDias, Vera Lúcia CatotoOliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1312Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM Barbosa, Thaís de Castro Relação Professor Aluno Aprendizagem Vínculo. PIBID A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_short |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_full |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_sort |
PIBID: A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
author |
Barbosa, Thaís de Castro |
author_facet |
Barbosa, Thaís de Castro Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Thaís de Castro Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Professor Aluno Aprendizagem Vínculo. PIBID A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
topic |
Relação Professor Aluno Aprendizagem Vínculo. PIBID A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO RESTABELECIMENTO DO VÍNCULO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
description |
Este trabalho é desenvolvido a partir da vivência pedagógica como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre a Instituição de Ensino Superior e a escola pública estadual. O trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de proposta de intervenção pedagógica para o restabelecimento do vínculo professor e aluno no processo ensino e aprendizagem. A metodologia partiu de pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa em educação do tipo estudo de caso etnográfico, pela observação participante durante o período de 2015-2016, realizada em uma escola pública, localizada no município de São José dos Campos. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da aplicação de oficinas de intervenção pedagógica direcionadas a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, identificados com dificuldades de socialização e de aprendizagem. Os resultados indicaram que a inserção de metodologia diferenciada de ensino contribuiu para a interação professor e aluno, pelo restabelecimento da confiança e do respeito mútuo anteriormente rompido no âmbito escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo; estudo de caso. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1312 10.18066/revistaunivap.v22i40.1312 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1312 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1312/1043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 631 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 631 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042288924295168 |