Composição em tempo real e modo operativo and : intuição e criatividade na composição coreográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finamor, Fernando Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157222
Resumo: O presente trabalho pretende fazer uma revisão da trajetória do desenvolvimento das técnicas conhecidas como Composição em Tempo Real (CTR) e Modo Operativo AND (M.O_AND) e, também, investigar como (e se) elas podem ser utilizadas, através da ativação da intuição, para o desenvolvimento de composições coreográficas. Visando delimitar, tanto quanto possível, uma área compreensível sobre o que é intuição, foram buscadas referências de António Damásio, Carl Gustav Jung, Fayga Ostrower, Francisco Varela, Henri Bergson e da tradição do Yoga. Foi realizada uma revisão histórica de fatos que podem ser relacionados às técnicas, passando pelas Vanguardas Artísticas que possibilitaram o surgimento da Performance Art, e visitando, também, Anne Bogarth, Antonin Artaud, o Judson Dance Theater e Viola Spolin. Os resultados de uma oficina de imersão nas técnicas de CTR/MO_AND, realizada com voluntários, são relatados e discutidos, trazendo uma dimensão prática para a teoria apresentada no decorrer do trabalho.
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