O professor e o processo de escrita como criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27382 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do que a psicanálise freudo-lacaniana traz sobre escrita e subjetivação. Através de observações em salas dos primeiros anos do ensino fundamental, da análise das escritas dos alunos, de questionário com o professor e da pesquisa de referenciais teóricos que abordam tanto a ação do professor nas subjetivações dos seus alunos quanto as possibilidades de subjetivação através da escrita, este estudo busca identificar a relação deste docente enquanto sujeito no processo de escrita de seus alunos e as relações estabelecidas dos alunos com sua criação. Percebendo as subjetivações de seus alunos no que se refere a relação com a aprendizagem o professor pode buscar formas de intervenção que o auxiliem a tornar-se desejante neste contexto de relações. Através das análises e da ligação entre os três focos de discussão (observação, escrita, questionário) é possível traçar relações entre o sujeito professor e o sujeito aluno. A partir desta premissa, a prática docente pode fazer com que este aluno modifique os lugares definidos na relação com aprendizagem e possa passar a aluno desejante. Aqui a ação do professor em relação com a aprendizagem do seu aluno se faz transformadora. |
id |
UFRGS-2_395fa3474eff412a8590887fd0c6067b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27382 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Adriana Prass daSchäffer, Margareth2011-01-12T05:59:36Z2010http://hdl.handle.net/10183/27382000763867Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do que a psicanálise freudo-lacaniana traz sobre escrita e subjetivação. Através de observações em salas dos primeiros anos do ensino fundamental, da análise das escritas dos alunos, de questionário com o professor e da pesquisa de referenciais teóricos que abordam tanto a ação do professor nas subjetivações dos seus alunos quanto as possibilidades de subjetivação através da escrita, este estudo busca identificar a relação deste docente enquanto sujeito no processo de escrita de seus alunos e as relações estabelecidas dos alunos com sua criação. Percebendo as subjetivações de seus alunos no que se refere a relação com a aprendizagem o professor pode buscar formas de intervenção que o auxiliem a tornar-se desejante neste contexto de relações. Através das análises e da ligação entre os três focos de discussão (observação, escrita, questionário) é possível traçar relações entre o sujeito professor e o sujeito aluno. A partir desta premissa, a prática docente pode fazer com que este aluno modifique os lugares definidos na relação com aprendizagem e possa passar a aluno desejante. Aqui a ação do professor em relação com a aprendizagem do seu aluno se faz transformadora.application/pdfporProfessorEscritaSubjetividadeRelação professor-alunoO professor e o processo de escrita como criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763867.pdf.txt000763867.pdf.txtExtracted Texttext/plain70201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/2/000763867.pdf.txtb1ad13615f7d6cf46d41f40aa1493ba4MD52ORIGINAL000763867.pdf000763867.pdfTexto completoapplication/pdf1632153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/1/000763867.pdfd30a51bec010bac06c62681fd2143df7MD51THUMBNAIL000763867.pdf.jpg000763867.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/3/000763867.pdf.jpg62242d6ad15881cbdba49a1b17edaf89MD5310183/273822018-10-09 08:52:03.864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:52:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O professor e o processo de escrita como criação |
title |
O professor e o processo de escrita como criação |
spellingShingle |
O professor e o processo de escrita como criação Silva, Adriana Prass da Professor Escrita Subjetividade Relação professor-aluno |
title_short |
O professor e o processo de escrita como criação |
title_full |
O professor e o processo de escrita como criação |
title_fullStr |
O professor e o processo de escrita como criação |
title_full_unstemmed |
O professor e o processo de escrita como criação |
title_sort |
O professor e o processo de escrita como criação |
author |
Silva, Adriana Prass da |
author_facet |
Silva, Adriana Prass da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Prass da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schäffer, Margareth |
contributor_str_mv |
Schäffer, Margareth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Escrita Subjetividade Relação professor-aluno |
topic |
Professor Escrita Subjetividade Relação professor-aluno |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do que a psicanálise freudo-lacaniana traz sobre escrita e subjetivação. Através de observações em salas dos primeiros anos do ensino fundamental, da análise das escritas dos alunos, de questionário com o professor e da pesquisa de referenciais teóricos que abordam tanto a ação do professor nas subjetivações dos seus alunos quanto as possibilidades de subjetivação através da escrita, este estudo busca identificar a relação deste docente enquanto sujeito no processo de escrita de seus alunos e as relações estabelecidas dos alunos com sua criação. Percebendo as subjetivações de seus alunos no que se refere a relação com a aprendizagem o professor pode buscar formas de intervenção que o auxiliem a tornar-se desejante neste contexto de relações. Através das análises e da ligação entre os três focos de discussão (observação, escrita, questionário) é possível traçar relações entre o sujeito professor e o sujeito aluno. A partir desta premissa, a prática docente pode fazer com que este aluno modifique os lugares definidos na relação com aprendizagem e possa passar a aluno desejante. Aqui a ação do professor em relação com a aprendizagem do seu aluno se faz transformadora. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27382 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763867 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27382 |
identifier_str_mv |
000763867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/2/000763867.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/1/000763867.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/3/000763867.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1ad13615f7d6cf46d41f40aa1493ba4 d30a51bec010bac06c62681fd2143df7 62242d6ad15881cbdba49a1b17edaf89 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403845906432 |