O professor e o processo de escrita como criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Prass da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27382
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do que a psicanálise freudo-lacaniana traz sobre escrita e subjetivação. Através de observações em salas dos primeiros anos do ensino fundamental, da análise das escritas dos alunos, de questionário com o professor e da pesquisa de referenciais teóricos que abordam tanto a ação do professor nas subjetivações dos seus alunos quanto as possibilidades de subjetivação através da escrita, este estudo busca identificar a relação deste docente enquanto sujeito no processo de escrita de seus alunos e as relações estabelecidas dos alunos com sua criação. Percebendo as subjetivações de seus alunos no que se refere a relação com a aprendizagem o professor pode buscar formas de intervenção que o auxiliem a tornar-se desejante neste contexto de relações. Através das análises e da ligação entre os três focos de discussão (observação, escrita, questionário) é possível traçar relações entre o sujeito professor e o sujeito aluno. A partir desta premissa, a prática docente pode fazer com que este aluno modifique os lugares definidos na relação com aprendizagem e possa passar a aluno desejante. Aqui a ação do professor em relação com a aprendizagem do seu aluno se faz transformadora.
id UFRGS-2_395fa3474eff412a8590887fd0c6067b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Adriana Prass daSchäffer, Margareth2011-01-12T05:59:36Z2010http://hdl.handle.net/10183/27382000763867Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do que a psicanálise freudo-lacaniana traz sobre escrita e subjetivação. Através de observações em salas dos primeiros anos do ensino fundamental, da análise das escritas dos alunos, de questionário com o professor e da pesquisa de referenciais teóricos que abordam tanto a ação do professor nas subjetivações dos seus alunos quanto as possibilidades de subjetivação através da escrita, este estudo busca identificar a relação deste docente enquanto sujeito no processo de escrita de seus alunos e as relações estabelecidas dos alunos com sua criação. Percebendo as subjetivações de seus alunos no que se refere a relação com a aprendizagem o professor pode buscar formas de intervenção que o auxiliem a tornar-se desejante neste contexto de relações. Através das análises e da ligação entre os três focos de discussão (observação, escrita, questionário) é possível traçar relações entre o sujeito professor e o sujeito aluno. A partir desta premissa, a prática docente pode fazer com que este aluno modifique os lugares definidos na relação com aprendizagem e possa passar a aluno desejante. Aqui a ação do professor em relação com a aprendizagem do seu aluno se faz transformadora.application/pdfporProfessorEscritaSubjetividadeRelação professor-alunoO professor e o processo de escrita como criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763867.pdf.txt000763867.pdf.txtExtracted Texttext/plain70201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/2/000763867.pdf.txtb1ad13615f7d6cf46d41f40aa1493ba4MD52ORIGINAL000763867.pdf000763867.pdfTexto completoapplication/pdf1632153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/1/000763867.pdfd30a51bec010bac06c62681fd2143df7MD51THUMBNAIL000763867.pdf.jpg000763867.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/3/000763867.pdf.jpg62242d6ad15881cbdba49a1b17edaf89MD5310183/273822018-10-09 08:52:03.864oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:52:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O professor e o processo de escrita como criação
title O professor e o processo de escrita como criação
spellingShingle O professor e o processo de escrita como criação
Silva, Adriana Prass da
Professor
Escrita
Subjetividade
Relação professor-aluno
title_short O professor e o processo de escrita como criação
title_full O professor e o processo de escrita como criação
title_fullStr O professor e o processo de escrita como criação
title_full_unstemmed O professor e o processo de escrita como criação
title_sort O professor e o processo de escrita como criação
author Silva, Adriana Prass da
author_facet Silva, Adriana Prass da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Prass da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schäffer, Margareth
contributor_str_mv Schäffer, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Escrita
Subjetividade
Relação professor-aluno
topic Professor
Escrita
Subjetividade
Relação professor-aluno
description Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva identificar os processos de subjetivação dos alunos dos anos iniciais através da escrita e da linguagem e o professor neste processo. Os estudos desenvolvidos foram acerca do que a psicanálise freudo-lacaniana traz sobre escrita e subjetivação. Através de observações em salas dos primeiros anos do ensino fundamental, da análise das escritas dos alunos, de questionário com o professor e da pesquisa de referenciais teóricos que abordam tanto a ação do professor nas subjetivações dos seus alunos quanto as possibilidades de subjetivação através da escrita, este estudo busca identificar a relação deste docente enquanto sujeito no processo de escrita de seus alunos e as relações estabelecidas dos alunos com sua criação. Percebendo as subjetivações de seus alunos no que se refere a relação com a aprendizagem o professor pode buscar formas de intervenção que o auxiliem a tornar-se desejante neste contexto de relações. Através das análises e da ligação entre os três focos de discussão (observação, escrita, questionário) é possível traçar relações entre o sujeito professor e o sujeito aluno. A partir desta premissa, a prática docente pode fazer com que este aluno modifique os lugares definidos na relação com aprendizagem e possa passar a aluno desejante. Aqui a ação do professor em relação com a aprendizagem do seu aluno se faz transformadora.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27382
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763867
url http://hdl.handle.net/10183/27382
identifier_str_mv 000763867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/2/000763867.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/1/000763867.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27382/3/000763867.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b1ad13615f7d6cf46d41f40aa1493ba4
d30a51bec010bac06c62681fd2143df7
62242d6ad15881cbdba49a1b17edaf89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403845906432