As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25246 |
Resumo: | Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por futuros ou já professores que estão na graduação. Para realizar tal estudo, relembro um pouco da experiência de minha trajetória em sala de aula, contextualizando os motivos desta escolha e, em seguida, analiso questionários que realizei no período de março a maio de 2010, para construção de dados com alunos de licenciaturas e de pedagogia, da faculdade de educação, nos quais são descritas algumas de suas lembranças a respeito do começo de sua escolarização e das memórias com relação as suas primeiras professoras e, por fim, aquilo que desejam levar adiante, quando se trata de afeto, na relação com seus alunos. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de ferramentas de cunho etnográfico e utiliza os apontamentos teóricos de PIAGET(1954) e NAVARRO(2002). Por fim, analisa os relatos dos entrevistados enfocando a importância da afetividade no processo de escolarização e constituição dos sujeitos, e do efeito que as ações do professor sobre o aluno suscitam, uma vez que a maneira com que o professor lida com o aluno e expressa suas emoções, de modo acolhedor ou não, pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderão influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar. |
id |
UFRGS-2_a845fcc44479ad3fec49d21023027c16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25246 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wondracek, NatalieCollares, Darli2010-08-26T04:19:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/25246000752222Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por futuros ou já professores que estão na graduação. Para realizar tal estudo, relembro um pouco da experiência de minha trajetória em sala de aula, contextualizando os motivos desta escolha e, em seguida, analiso questionários que realizei no período de março a maio de 2010, para construção de dados com alunos de licenciaturas e de pedagogia, da faculdade de educação, nos quais são descritas algumas de suas lembranças a respeito do começo de sua escolarização e das memórias com relação as suas primeiras professoras e, por fim, aquilo que desejam levar adiante, quando se trata de afeto, na relação com seus alunos. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de ferramentas de cunho etnográfico e utiliza os apontamentos teóricos de PIAGET(1954) e NAVARRO(2002). Por fim, analisa os relatos dos entrevistados enfocando a importância da afetividade no processo de escolarização e constituição dos sujeitos, e do efeito que as ações do professor sobre o aluno suscitam, uma vez que a maneira com que o professor lida com o aluno e expressa suas emoções, de modo acolhedor ou não, pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderão influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar.application/pdfporProfessorAfetividadeRelação professor-alunoAs primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752222.pdf.txt000752222.pdf.txtExtracted Texttext/plain59449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/2/000752222.pdf.txt17d0179ab9ba670351a19035da065c7fMD52ORIGINAL000752222.pdf000752222.pdfTexto completoapplication/pdf223392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/1/000752222.pdf8b33eca8b72a7c4ef6c35b6b344e622fMD51THUMBNAIL000752222.pdf.jpg000752222.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/3/000752222.pdf.jpg5748cbab4ff9633cdb8fbf2d3222ac52MD5310183/252462018-10-09 08:30:14.928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25246Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos |
title |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos |
spellingShingle |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos Wondracek, Natalie Professor Afetividade Relação professor-aluno |
title_short |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos |
title_full |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos |
title_fullStr |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos |
title_full_unstemmed |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos |
title_sort |
As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos |
author |
Wondracek, Natalie |
author_facet |
Wondracek, Natalie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wondracek, Natalie |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Afetividade Relação professor-aluno |
topic |
Professor Afetividade Relação professor-aluno |
description |
Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por futuros ou já professores que estão na graduação. Para realizar tal estudo, relembro um pouco da experiência de minha trajetória em sala de aula, contextualizando os motivos desta escolha e, em seguida, analiso questionários que realizei no período de março a maio de 2010, para construção de dados com alunos de licenciaturas e de pedagogia, da faculdade de educação, nos quais são descritas algumas de suas lembranças a respeito do começo de sua escolarização e das memórias com relação as suas primeiras professoras e, por fim, aquilo que desejam levar adiante, quando se trata de afeto, na relação com seus alunos. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de ferramentas de cunho etnográfico e utiliza os apontamentos teóricos de PIAGET(1954) e NAVARRO(2002). Por fim, analisa os relatos dos entrevistados enfocando a importância da afetividade no processo de escolarização e constituição dos sujeitos, e do efeito que as ações do professor sobre o aluno suscitam, uma vez que a maneira com que o professor lida com o aluno e expressa suas emoções, de modo acolhedor ou não, pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderão influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-26T04:19:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25246 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752222 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25246 |
identifier_str_mv |
000752222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/2/000752222.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/1/000752222.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/3/000752222.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17d0179ab9ba670351a19035da065c7f 8b33eca8b72a7c4ef6c35b6b344e622f 5748cbab4ff9633cdb8fbf2d3222ac52 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398073495552 |