As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wondracek, Natalie
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25246
Resumo: Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por futuros ou já professores que estão na graduação. Para realizar tal estudo, relembro um pouco da experiência de minha trajetória em sala de aula, contextualizando os motivos desta escolha e, em seguida, analiso questionários que realizei no período de março a maio de 2010, para construção de dados com alunos de licenciaturas e de pedagogia, da faculdade de educação, nos quais são descritas algumas de suas lembranças a respeito do começo de sua escolarização e das memórias com relação as suas primeiras professoras e, por fim, aquilo que desejam levar adiante, quando se trata de afeto, na relação com seus alunos. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de ferramentas de cunho etnográfico e utiliza os apontamentos teóricos de PIAGET(1954) e NAVARRO(2002). Por fim, analisa os relatos dos entrevistados enfocando a importância da afetividade no processo de escolarização e constituição dos sujeitos, e do efeito que as ações do professor sobre o aluno suscitam, uma vez que a maneira com que o professor lida com o aluno e expressa suas emoções, de modo acolhedor ou não, pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderão influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar.
id UFRGS-2_a845fcc44479ad3fec49d21023027c16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25246
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wondracek, NatalieCollares, Darli2010-08-26T04:19:06Z2010http://hdl.handle.net/10183/25246000752222Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por futuros ou já professores que estão na graduação. Para realizar tal estudo, relembro um pouco da experiência de minha trajetória em sala de aula, contextualizando os motivos desta escolha e, em seguida, analiso questionários que realizei no período de março a maio de 2010, para construção de dados com alunos de licenciaturas e de pedagogia, da faculdade de educação, nos quais são descritas algumas de suas lembranças a respeito do começo de sua escolarização e das memórias com relação as suas primeiras professoras e, por fim, aquilo que desejam levar adiante, quando se trata de afeto, na relação com seus alunos. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de ferramentas de cunho etnográfico e utiliza os apontamentos teóricos de PIAGET(1954) e NAVARRO(2002). Por fim, analisa os relatos dos entrevistados enfocando a importância da afetividade no processo de escolarização e constituição dos sujeitos, e do efeito que as ações do professor sobre o aluno suscitam, uma vez que a maneira com que o professor lida com o aluno e expressa suas emoções, de modo acolhedor ou não, pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderão influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar.application/pdfporProfessorAfetividadeRelação professor-alunoAs primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752222.pdf.txt000752222.pdf.txtExtracted Texttext/plain59449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/2/000752222.pdf.txt17d0179ab9ba670351a19035da065c7fMD52ORIGINAL000752222.pdf000752222.pdfTexto completoapplication/pdf223392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/1/000752222.pdf8b33eca8b72a7c4ef6c35b6b344e622fMD51THUMBNAIL000752222.pdf.jpg000752222.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/3/000752222.pdf.jpg5748cbab4ff9633cdb8fbf2d3222ac52MD5310183/252462018-10-09 08:30:14.928oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25246Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
title As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
spellingShingle As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
Wondracek, Natalie
Professor
Afetividade
Relação professor-aluno
title_short As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
title_full As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
title_fullStr As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
title_full_unstemmed As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
title_sort As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
author Wondracek, Natalie
author_facet Wondracek, Natalie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wondracek, Natalie
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Afetividade
Relação professor-aluno
topic Professor
Afetividade
Relação professor-aluno
description Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por futuros ou já professores que estão na graduação. Para realizar tal estudo, relembro um pouco da experiência de minha trajetória em sala de aula, contextualizando os motivos desta escolha e, em seguida, analiso questionários que realizei no período de março a maio de 2010, para construção de dados com alunos de licenciaturas e de pedagogia, da faculdade de educação, nos quais são descritas algumas de suas lembranças a respeito do começo de sua escolarização e das memórias com relação as suas primeiras professoras e, por fim, aquilo que desejam levar adiante, quando se trata de afeto, na relação com seus alunos. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de ferramentas de cunho etnográfico e utiliza os apontamentos teóricos de PIAGET(1954) e NAVARRO(2002). Por fim, analisa os relatos dos entrevistados enfocando a importância da afetividade no processo de escolarização e constituição dos sujeitos, e do efeito que as ações do professor sobre o aluno suscitam, uma vez que a maneira com que o professor lida com o aluno e expressa suas emoções, de modo acolhedor ou não, pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderão influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-26T04:19:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25246
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752222
url http://hdl.handle.net/10183/25246
identifier_str_mv 000752222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/2/000752222.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/1/000752222.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25246/3/000752222.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17d0179ab9ba670351a19035da065c7f
8b33eca8b72a7c4ef6c35b6b344e622f
5748cbab4ff9633cdb8fbf2d3222ac52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398073495552