Is communication a strategic resource for digital commodities?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizer, Eduardo Andrés
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Helenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254001
Resumo: Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos ex-tremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mer-cantilização (comoditização) do processo de comunicação
id UFRGS-2_396e06ed2193d98b3609e36bb3b62222
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254001
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vizer, Eduardo AndrésCarvalho, Helenice2023-02-02T04:48:32Z20152236-3467http://hdl.handle.net/10183/254001000987509Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos ex-tremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mer-cantilização (comoditização) do processo de comunicaçãoWe intend to demonstrate the validity of analyzing some characteristics of symbolic commodity creation in the Information Economy (IE) applying a communication perspective, for which we will present a communication scheme (or model). We believe that communication sheds light over several economic processes - such as commoditi-zation of information - that are at the core of IE. Not only in both ends of the economic process, that is to say: in the production and the consumption of goods and commodities, but in the ‘middle process’ of circulation. IE has in cer-tain aspects separated and became almost autonomous from ‘real’ economy and its traditional practices of production, therefore assuming a new and specific form of commoditization of the communication processes.application/pdfengExtraprensa. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo (USP). Vol. 9, n. 1 ( 2015), p. 102-113.Economia da informaçãoEconomia política da comunicaçãoCommunication schemeValueCommoditizationInformation EconomyIs communication a strategic resource for digital commodities?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987509.pdf.txt000987509.pdf.txtExtracted Texttext/plain44064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/2/000987509.pdf.txtfcc8f2a2d85da4c2d4388e620eb458d1MD52ORIGINAL000987509.pdfTexto completo (inglês)application/pdf155830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/1/000987509.pdf09485998a418f90a68e158d4c7cff218MD5110183/2540012023-02-03 05:50:25.738619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-03T07:50:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Is communication a strategic resource for digital commodities?
title Is communication a strategic resource for digital commodities?
spellingShingle Is communication a strategic resource for digital commodities?
Vizer, Eduardo Andrés
Economia da informação
Economia política da comunicação
Communication scheme
Value
Commoditization
Information Economy
title_short Is communication a strategic resource for digital commodities?
title_full Is communication a strategic resource for digital commodities?
title_fullStr Is communication a strategic resource for digital commodities?
title_full_unstemmed Is communication a strategic resource for digital commodities?
title_sort Is communication a strategic resource for digital commodities?
author Vizer, Eduardo Andrés
author_facet Vizer, Eduardo Andrés
Carvalho, Helenice
author_role author
author2 Carvalho, Helenice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizer, Eduardo Andrés
Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da informação
Economia política da comunicação
topic Economia da informação
Economia política da comunicação
Communication scheme
Value
Commoditization
Information Economy
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication scheme
Value
Commoditization
Information Economy
description Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos ex-tremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mer-cantilização (comoditização) do processo de comunicação
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-02T04:48:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254001
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2236-3467
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987509
identifier_str_mv 2236-3467
000987509
url http://hdl.handle.net/10183/254001
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Extraprensa. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo (USP). Vol. 9, n. 1 ( 2015), p. 102-113.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/2/000987509.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/1/000987509.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcc8f2a2d85da4c2d4388e620eb458d1
09485998a418f90a68e158d4c7cff218
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225079197007872