Is communication a strategic resource for digital commodities?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254001 |
Resumo: | Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos ex-tremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mer-cantilização (comoditização) do processo de comunicação |
id |
UFRGS-2_396e06ed2193d98b3609e36bb3b62222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254001 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vizer, Eduardo AndrésCarvalho, Helenice2023-02-02T04:48:32Z20152236-3467http://hdl.handle.net/10183/254001000987509Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos ex-tremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mer-cantilização (comoditização) do processo de comunicaçãoWe intend to demonstrate the validity of analyzing some characteristics of symbolic commodity creation in the Information Economy (IE) applying a communication perspective, for which we will present a communication scheme (or model). We believe that communication sheds light over several economic processes - such as commoditi-zation of information - that are at the core of IE. Not only in both ends of the economic process, that is to say: in the production and the consumption of goods and commodities, but in the ‘middle process’ of circulation. IE has in cer-tain aspects separated and became almost autonomous from ‘real’ economy and its traditional practices of production, therefore assuming a new and specific form of commoditization of the communication processes.application/pdfengExtraprensa. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo (USP). Vol. 9, n. 1 ( 2015), p. 102-113.Economia da informaçãoEconomia política da comunicaçãoCommunication schemeValueCommoditizationInformation EconomyIs communication a strategic resource for digital commodities?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987509.pdf.txt000987509.pdf.txtExtracted Texttext/plain44064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/2/000987509.pdf.txtfcc8f2a2d85da4c2d4388e620eb458d1MD52ORIGINAL000987509.pdfTexto completo (inglês)application/pdf155830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/1/000987509.pdf09485998a418f90a68e158d4c7cff218MD5110183/2540012023-02-03 05:50:25.738619oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-03T07:50:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Is communication a strategic resource for digital commodities? |
title |
Is communication a strategic resource for digital commodities? |
spellingShingle |
Is communication a strategic resource for digital commodities? Vizer, Eduardo Andrés Economia da informação Economia política da comunicação Communication scheme Value Commoditization Information Economy |
title_short |
Is communication a strategic resource for digital commodities? |
title_full |
Is communication a strategic resource for digital commodities? |
title_fullStr |
Is communication a strategic resource for digital commodities? |
title_full_unstemmed |
Is communication a strategic resource for digital commodities? |
title_sort |
Is communication a strategic resource for digital commodities? |
author |
Vizer, Eduardo Andrés |
author_facet |
Vizer, Eduardo Andrés Carvalho, Helenice |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Helenice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vizer, Eduardo Andrés Carvalho, Helenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia da informação Economia política da comunicação |
topic |
Economia da informação Economia política da comunicação Communication scheme Value Commoditization Information Economy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication scheme Value Commoditization Information Economy |
description |
Tentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos ex-tremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mer-cantilização (comoditização) do processo de comunicação |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-02T04:48:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254001 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-3467 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987509 |
identifier_str_mv |
2236-3467 000987509 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Extraprensa. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo (USP). Vol. 9, n. 1 ( 2015), p. 102-113. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/2/000987509.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254001/1/000987509.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcc8f2a2d85da4c2d4388e620eb458d1 09485998a418f90a68e158d4c7cff218 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225079197007872 |