Ensino de Biologia com experimentos : um modo de gerar alunos-pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horbach, Camila Albuquerque
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96670
Resumo: O ensino expositivo que se faz presente na maioria das escolas tem levado o aluno a uma posição de passividade, o que tem contribuldo para que, na vida fora da escola, ele seja um cidadão alienado, conduzido a isto por falta de pensamento crítico. A escola tem como função preparar o estudante para que possa atuar no ambiente extraescolar, no qual passará o resto de sua vida. Para que possa se diferenciar nos contextos sociais e naturais com seus saberes e condutas amparadas na alteridade, na cooperação e na solidariedade. Levando-se em consideração o papel da curiosidade como fator motivador da pesquisa, este estudo objetivou investigar se o ensino de Biologia com atividades práticas experimentais poderia instigar o aluno de maneira que nele se desenvolvessem condutas curiosas e pensamento investigativo, no sentido de impulsioná-lo a ir atrás de respostas a suas perguntas, dentro e fora do ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de questionário e protocolo experimental, que objetivaram o recolhimento de respostas escritas dos sujeitos de pesquisa, alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola pública. Os dados coletados foram interpretados e transformados em resultados, que foram categorizado& e analisados de acordo com literatura pertinente ao objeto desta pesquisa. Os resultados obtidos apontam a valorização das atividades experimentais pelos alunos, bem como seu claro papel de promotora da curiosidade que, por sua vez, poderá levar ao desenvolvimento do pensamento investigativo do discente. Também, analisando os resultados, constatou-se a importância dada pelos alunos da pesquisa como integradora dos conteúdos programáticos com a realidade na qual o aluno está inserido. Uma implicação possível deste estudo relaciona-se com o valor pedagógico das metodologia& ativas de ensino, em especial, as que contemplem atividades experimentais, na sala de aula ou fora dela, na formação de sujeitos mais motivados, mais curiosos e criativos, podendo assim realizar aprendizados significativos.
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