Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008 |
Resumo: | Este estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna do instrumento. Pela análise fatorial exploratória, obteve-se uma escala de dois fatores: motivação intrínseca (MI) e motivação extrínseca (ME) que explicaram, respectivamente, 17,68% e 12,71% da variância total. Discute-se a necessidade de se aprofundar estudos sobre a viabilidade de utilização da escala para diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas motivacionais no contexto escolar. |
id |
UFRGS-5_3b94b99135e80b2288b93dbe68ed8a68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722007000300008 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA)Motivação para aprendermotivação intrínsecamotivação extrínsecaconstrução de instrumentoensino fundamentalEste estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna do instrumento. Pela análise fatorial exploratória, obteve-se uma escala de dois fatores: motivação intrínseca (MI) e motivação extrínseca (ME) que explicaram, respectivamente, 17,68% e 12,71% da variância total. Discute-se a necessidade de se aprofundar estudos sobre a viabilidade de utilização da escala para diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas motivacionais no contexto escolar.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.3 2007reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722007000300008info:eu-repo/semantics/openAccessNeves,Edna Rosa CorreiaBoruchovitch,Evelypor2008-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722007000300008Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2008-01-22T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) |
title |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) |
spellingShingle |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) Neves,Edna Rosa Correia Motivação para aprender motivação intrínseca motivação extrínseca construção de instrumento ensino fundamental |
title_short |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) |
title_full |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) |
title_fullStr |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) |
title_full_unstemmed |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) |
title_sort |
Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA) |
author |
Neves,Edna Rosa Correia |
author_facet |
Neves,Edna Rosa Correia Boruchovitch,Evely |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch,Evely |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves,Edna Rosa Correia Boruchovitch,Evely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação para aprender motivação intrínseca motivação extrínseca construção de instrumento ensino fundamental |
topic |
Motivação para aprender motivação intrínseca motivação extrínseca construção de instrumento ensino fundamental |
description |
Este estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna do instrumento. Pela análise fatorial exploratória, obteve-se uma escala de dois fatores: motivação intrínseca (MI) e motivação extrínseca (ME) que explicaram, respectivamente, 17,68% e 12,71% da variância total. Discute-se a necessidade de se aprofundar estudos sobre a viabilidade de utilização da escala para diagnóstico, intervenção e prevenção de problemas motivacionais no contexto escolar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722007000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.3 2007 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863462137856 |