Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Fabiola
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274174
Resumo: Investiga quais os traços de literacia para saúde são percebidos nas interações que ocorrem na fonte de informação virtual YouTube. Objetiva analisar os indícios de literacia para saúde observados nos comentários registrados pelos consumidores de conteúdo nos vídeos, sobre medicação, divulgados pelo canal “Olá, Ciência”! Para atender ao objetivo geral seleciona dois vídeos com menor número de visualizações e dois vídeos com maior número de visualizações; separa nove comentários de cada vídeo; identifica quais manifestações apresentam ou não sinal de literacia para saúde; analisa, por meio do referencial teórico selecionado, os comentários que evidenciam ou não literacia para saúde. Os dados foram coletados por meio de observação e análise documental. A pesquisa documental e observações ocorreram no período de setembro a dezembro do ano 2023. Conclui que está presente indícios de literacia para saúde, contudo há casos em que o comentário demonstra comprometimento nos níveis interativo e crítico da literacia para saúde. Observa inabilidade para identificar os elementos que ameaçam a saúde e despreparo para administrar a situação de doença, bem como a adoção de comportamentos arriscados no manejo da saúde. Demonstra necessidade de desenvolver a literacia para saúde a fim de preparar as pessoas para gerir a saúde individual, assim como possibilitar o seu engajamento em ações comunitárias de promoção da saúde para modificar determinantes sociais. Encontra relatos de uso indiscriminado de medicação. Destaca comentários que incentivam à promoção para boa saúde, encorajando a mudança de hábitos na alimentação, redução de consumo de bebidas alcoólicas, inserção da prática de exercício na rotina em busca de estilo de vida mais saudável.
id UFRGS-2_3a2f2311a8c9297444b869bc24e3c150
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274174
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, FabiolaMoro, Eliane Lourdes da Silva2024-03-27T06:35:01Z2024http://hdl.handle.net/10183/274174001198760Investiga quais os traços de literacia para saúde são percebidos nas interações que ocorrem na fonte de informação virtual YouTube. Objetiva analisar os indícios de literacia para saúde observados nos comentários registrados pelos consumidores de conteúdo nos vídeos, sobre medicação, divulgados pelo canal “Olá, Ciência”! Para atender ao objetivo geral seleciona dois vídeos com menor número de visualizações e dois vídeos com maior número de visualizações; separa nove comentários de cada vídeo; identifica quais manifestações apresentam ou não sinal de literacia para saúde; analisa, por meio do referencial teórico selecionado, os comentários que evidenciam ou não literacia para saúde. Os dados foram coletados por meio de observação e análise documental. A pesquisa documental e observações ocorreram no período de setembro a dezembro do ano 2023. Conclui que está presente indícios de literacia para saúde, contudo há casos em que o comentário demonstra comprometimento nos níveis interativo e crítico da literacia para saúde. Observa inabilidade para identificar os elementos que ameaçam a saúde e despreparo para administrar a situação de doença, bem como a adoção de comportamentos arriscados no manejo da saúde. Demonstra necessidade de desenvolver a literacia para saúde a fim de preparar as pessoas para gerir a saúde individual, assim como possibilitar o seu engajamento em ações comunitárias de promoção da saúde para modificar determinantes sociais. Encontra relatos de uso indiscriminado de medicação. Destaca comentários que incentivam à promoção para boa saúde, encorajando a mudança de hábitos na alimentação, redução de consumo de bebidas alcoólicas, inserção da prática de exercício na rotina em busca de estilo de vida mais saudável.It investigates which traits of health literacy are perceived in the interactions that take place on the virtual information source YouTube. It aims to analyze the signs of health literacy observed in the comments recorded by content consumers on the videos about medication published by the "Hello Science" channel! To meet the general objective, it selects two videos with the lowest number of views and two videos with the highest number of views; it separates nine comments from each video; it identifies which manifestations do or do not show signs of health literacy; it observes and analyzes the comments in the light of the theoretical framework, looking for signs that express health literacy or not. Data was collected through observation and documentary analysis. The documentary research and observations took place between September and December 2023. It concludes that there are signs of health literacy, but there are cases in which the commentary shows impairment at the interactive and critical levels of health literacy. It observes an inability to identify the elements that threaten health and unpreparedness to manage the situation of illness, as well as the adoption of risky behaviors in health management. It demonstrates the need to develop health literacy in order to prepare people to manage their individual health, as well as to enable them to engage in community health promotion actions to change social determinants. She found reports of indiscriminate use of medication. It highlights comments that encourage the promotion of good health, encouraging a change in eating habits, a reduction in the consumption of alcoholic beverages, and the inclusion of exercise in the routine in search of a healthier lifestyle.application/pdfporCompetência informacionalYouTube (Site)Informação em saúdeHealth literacyYoutubeHello, ScienceSelf-medicationLiteracia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198760.pdf.txt001198760.pdf.txtExtracted Texttext/plain159741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274174/2/001198760.pdf.txteded0c9c83e76f96157f00eff5a4f0e6MD52ORIGINAL001198760.pdfTexto completoapplication/pdf4963792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274174/1/001198760.pdfa886d47e51decbfefec3822a086fca69MD5110183/2741742024-05-17 06:22:13.854492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274174Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-17T09:22:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
title Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
spellingShingle Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
Fagundes, Fabiola
Competência informacional
YouTube (Site)
Informação em saúde
Health literacy
Youtube
Hello, Science
Self-medication
title_short Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
title_full Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
title_fullStr Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
title_full_unstemmed Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
title_sort Literacia para saúde : o estudo de caso dos comentários do canal “Olá, Ciência”! do YouTube
author Fagundes, Fabiola
author_facet Fagundes, Fabiola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Fabiola
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
YouTube (Site)
Informação em saúde
topic Competência informacional
YouTube (Site)
Informação em saúde
Health literacy
Youtube
Hello, Science
Self-medication
dc.subject.eng.fl_str_mv Health literacy
Youtube
Hello, Science
Self-medication
description Investiga quais os traços de literacia para saúde são percebidos nas interações que ocorrem na fonte de informação virtual YouTube. Objetiva analisar os indícios de literacia para saúde observados nos comentários registrados pelos consumidores de conteúdo nos vídeos, sobre medicação, divulgados pelo canal “Olá, Ciência”! Para atender ao objetivo geral seleciona dois vídeos com menor número de visualizações e dois vídeos com maior número de visualizações; separa nove comentários de cada vídeo; identifica quais manifestações apresentam ou não sinal de literacia para saúde; analisa, por meio do referencial teórico selecionado, os comentários que evidenciam ou não literacia para saúde. Os dados foram coletados por meio de observação e análise documental. A pesquisa documental e observações ocorreram no período de setembro a dezembro do ano 2023. Conclui que está presente indícios de literacia para saúde, contudo há casos em que o comentário demonstra comprometimento nos níveis interativo e crítico da literacia para saúde. Observa inabilidade para identificar os elementos que ameaçam a saúde e despreparo para administrar a situação de doença, bem como a adoção de comportamentos arriscados no manejo da saúde. Demonstra necessidade de desenvolver a literacia para saúde a fim de preparar as pessoas para gerir a saúde individual, assim como possibilitar o seu engajamento em ações comunitárias de promoção da saúde para modificar determinantes sociais. Encontra relatos de uso indiscriminado de medicação. Destaca comentários que incentivam à promoção para boa saúde, encorajando a mudança de hábitos na alimentação, redução de consumo de bebidas alcoólicas, inserção da prática de exercício na rotina em busca de estilo de vida mais saudável.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:35:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274174
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198760
url http://hdl.handle.net/10183/274174
identifier_str_mv 001198760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274174/2/001198760.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274174/1/001198760.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eded0c9c83e76f96157f00eff5a4f0e6
a886d47e51decbfefec3822a086fca69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447363651633152