Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieretti, Jaqueline Barbieri
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25211
Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o desenvolvimento da moralidade no ambiente escolar, tendo como base teórica a Epistemologia Genética. Realizaram-se entrevistas individuais, orientadas pelo método clínico, com seis crianças de diferentes idades e contextos escolares. As entrevistas consistiram na leitura de histórias que narram situações de disciplina escolar e perguntas sobre a intervenção do professor nessas situações. A partir da análise das respostas, refletiu-se sobre o pensamento das crianças quanto à disciplina escolar em relação à fase do desenvolvimento moral em que se encontram e sobre a intervenção do professor. Procurou-se verificar de que forma um ambiente cooperativo e de respeito mútuo pode contribuir para a construção do pensamento autônomo da criança.
id UFRGS-2_3a4ddf5ce9c8875df561b142481ed435
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25211
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pieretti, Jaqueline BarbieriMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2010-08-25T04:18:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/25211000752165A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o desenvolvimento da moralidade no ambiente escolar, tendo como base teórica a Epistemologia Genética. Realizaram-se entrevistas individuais, orientadas pelo método clínico, com seis crianças de diferentes idades e contextos escolares. As entrevistas consistiram na leitura de histórias que narram situações de disciplina escolar e perguntas sobre a intervenção do professor nessas situações. A partir da análise das respostas, refletiu-se sobre o pensamento das crianças quanto à disciplina escolar em relação à fase do desenvolvimento moral em que se encontram e sobre a intervenção do professor. Procurou-se verificar de que forma um ambiente cooperativo e de respeito mútuo pode contribuir para a construção do pensamento autônomo da criança.application/pdfporHeteronomiaEpistemologia genéticaDisciplina escolarDa heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752165.pdf.txt000752165.pdf.txtExtracted Texttext/plain86158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25211/2/000752165.pdf.txt5938212849c48b08d928336e59054023MD52ORIGINAL000752165.pdf000752165.pdfTexto completoapplication/pdf1684309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25211/1/000752165.pdf97e7d57a4892ae568b07079a50f76e6cMD51THUMBNAIL000752165.pdf.jpg000752165.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25211/3/000752165.pdf.jpgda3ef9f2235241ba643adcbb1d85f12aMD5310183/252112018-10-09 08:30:12.777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25211Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
title Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
spellingShingle Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
Pieretti, Jaqueline Barbieri
Heteronomia
Epistemologia genética
Disciplina escolar
title_short Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
title_full Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
title_fullStr Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
title_full_unstemmed Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
title_sort Da heteronomia à autonomia : ambiente escolar e desenvolvimento moral
author Pieretti, Jaqueline Barbieri
author_facet Pieretti, Jaqueline Barbieri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieretti, Jaqueline Barbieri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Heteronomia
Epistemologia genética
Disciplina escolar
topic Heteronomia
Epistemologia genética
Disciplina escolar
description A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o desenvolvimento da moralidade no ambiente escolar, tendo como base teórica a Epistemologia Genética. Realizaram-se entrevistas individuais, orientadas pelo método clínico, com seis crianças de diferentes idades e contextos escolares. As entrevistas consistiram na leitura de histórias que narram situações de disciplina escolar e perguntas sobre a intervenção do professor nessas situações. A partir da análise das respostas, refletiu-se sobre o pensamento das crianças quanto à disciplina escolar em relação à fase do desenvolvimento moral em que se encontram e sobre a intervenção do professor. Procurou-se verificar de que forma um ambiente cooperativo e de respeito mútuo pode contribuir para a construção do pensamento autônomo da criança.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25211
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752165
url http://hdl.handle.net/10183/25211
identifier_str_mv 000752165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25211/2/000752165.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25211/1/000752165.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25211/3/000752165.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5938212849c48b08d928336e59054023
97e7d57a4892ae568b07079a50f76e6c
da3ef9f2235241ba643adcbb1d85f12a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398043086848