Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556 |
Resumo: | Este artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização. Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia. Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant. Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia. |
id |
UFU-2_28f3edc94f0f98fe0c1c8fb977e0e0ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/556 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget?FilosofiaEnsino-aprendizagemÉticaAutonomiaHeteronomiaEste artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização. Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia. Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant. Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55610.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 43-681982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556/500Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Wilson Francisco2023-07-28T18:55:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/556Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-28T18:55:37Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? |
title |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? |
spellingShingle |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? Correia, Wilson Francisco Filosofia Ensino-aprendizagem Ética Autonomia Heteronomia Correia, Wilson Francisco Filosofia Ensino-aprendizagem Ética Autonomia Heteronomia |
title_short |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? |
title_full |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? |
title_fullStr |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? |
title_full_unstemmed |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? |
title_sort |
Docência em ética: ensinar autonomia ou heteronomia em sala de aula, Piaget? |
author |
Correia, Wilson Francisco |
author_facet |
Correia, Wilson Francisco Correia, Wilson Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Wilson Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Ensino-aprendizagem Ética Autonomia Heteronomia |
topic |
Filosofia Ensino-aprendizagem Ética Autonomia Heteronomia |
description |
Este artigo é o resultado parcial de uma investigação bibliográfica, realizado no âmbito do projeto de pesquisa- de doutoramento em Educação sobre ensino de filosofia e endereçamento curricular. O texto traz a análise dos conceitos de autonomia moral em Jean Piaget. Para tanto, serve-se do estudo de algumas contribuições teóricas da Modernidade e da Contemporaneidade. Pressupõe a defesa de um pensamento próprio por parte dos profissionais da educação sobre ensino de ética no sistema educacional brasileiro, sugerindo que essa contribuição venha da prática de ensino do magistério, medida necessária ao enfrentamento do desafio de superarmos o transplante cultural na escolarização. Palavras-chave: Filosofia; Ensino-aprendizagem; Ética; Autonomia; Heteronomia. Abstract: This article is the partial result of an inquiry, developed in the context of the doctor research on education of philosophy and curricular addressing. The text brings the analysis of the concepts of the moral autonomy in Piaget. It is served of the study of some theoretical contributions of Modernity and the Contemporaneousness. It makes the defense of an original thought of the professionals of the instruction on education of ethics in the Brazilian educational system, suggesting that this contribution comes of the practical professor, necessary to the confrontation of the challenge on pertaining to school cultural transplant. Keywords: Philosophy; Teach-learning; Ethics; Autonomy; Heteronomia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/556/500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Wilson Francisco Correia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 19 n. 38 (2005): v.19 n.38 jul./dez. 2005; 43-68 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822179446979821568 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-556 |