Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Notare, Márcia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182544
Resumo: Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, os problemas analisados neste estudo se caracterizam pela necessidade de reconstruir configurações geométricas a partir da abstração de propriedades geométricas não visíveis na tela do computador. As argumentações e provas matemáticas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, professores em processo de formação com uso de tecnologias digitais, são analisadas a partir do referencial de Villiers e Hanna sobre argumentação e prova matemática com Geometria Dinâmica e do referencial de Jean Piaget sobre abstração reflexionante. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de argumentar e provar matematicamente com geometria dinâmica favorece a compreensão e o estabelecimento de relações entre conceitos de matemática.
id UFRGS-2_3a68c602b2dd0ab096bec5a63694326f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182544
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Notare, Márcia RodriguesBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2018-09-25T02:34:18Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/182544001076320Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, os problemas analisados neste estudo se caracterizam pela necessidade de reconstruir configurações geométricas a partir da abstração de propriedades geométricas não visíveis na tela do computador. As argumentações e provas matemáticas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, professores em processo de formação com uso de tecnologias digitais, são analisadas a partir do referencial de Villiers e Hanna sobre argumentação e prova matemática com Geometria Dinâmica e do referencial de Jean Piaget sobre abstração reflexionante. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de argumentar e provar matematicamente com geometria dinâmica favorece a compreensão e o estabelecimento de relações entre conceitos de matemática.This paper discusses the contribution of the GeoGebra dynamic geometry software in solving geometry problems that require argument and proof in mathematics. Named as black boxes, the problems analyzed in this study are characterized by the need to reconstruct geometric configurations from the abstraction of geometric properties not visible on the computer screen. The arguments and mathematical proofs elaborated by the research subjects, teachers in the process of formation using digital technologies, are analyzed from the reference of Villiers and Hanna on argumentation and mathematical proof with Dynamic Geometry and the reference of Jean Piaget on reflective abstraction. With an exploratory qualitative character, the results of the study point out that the activity of arguing and proving mathematically with dynamic geometry favors the understanding and establishment of relations between mathematical concepts.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.ProvaLógica dedutivaGeometria dinâmicaMathematical proofLogical-deductive thinkingDynamic geometryArgumentação e prova matemática com geometria dinâmicaArgumentation and Mathematical Proof with Dynamic Geometry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076320.pdfTexto completoapplication/pdf753423http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182544/1/001076320.pdf377baae69d76667a1ef39c27860d251cMD51TEXT001076320.pdf.txt001076320.pdf.txtExtracted Texttext/plain32831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182544/2/001076320.pdf.txt0bdf925a715128a1613a1b032bc84f70MD52THUMBNAIL001076320.pdf.jpg001076320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1803http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182544/3/001076320.pdf.jpgfa702eeb13be33f1f1592b18a6875700MD5310183/1825442024-05-23 06:43:03.384694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-23T09:43:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Argumentation and Mathematical Proof with Dynamic Geometry
title Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
spellingShingle Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
Notare, Márcia Rodrigues
Prova
Lógica dedutiva
Geometria dinâmica
Mathematical proof
Logical-deductive thinking
Dynamic geometry
title_short Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
title_full Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
title_fullStr Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
title_full_unstemmed Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
title_sort Argumentação e prova matemática com geometria dinâmica
author Notare, Márcia Rodrigues
author_facet Notare, Márcia Rodrigues
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Prova
Lógica dedutiva
Geometria dinâmica
topic Prova
Lógica dedutiva
Geometria dinâmica
Mathematical proof
Logical-deductive thinking
Dynamic geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical proof
Logical-deductive thinking
Dynamic geometry
description Neste trabalho se discute a contribuição proporcionada pelo uso do software de geometria dinâmica GeoGebra na solução de problemas de geometria que exigem argumentar e provar em matemática. Denominados de caixas-pretas, os problemas analisados neste estudo se caracterizam pela necessidade de reconstruir configurações geométricas a partir da abstração de propriedades geométricas não visíveis na tela do computador. As argumentações e provas matemáticas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa, professores em processo de formação com uso de tecnologias digitais, são analisadas a partir do referencial de Villiers e Hanna sobre argumentação e prova matemática com Geometria Dinâmica e do referencial de Jean Piaget sobre abstração reflexionante. De caráter qualitativo exploratório, os resultados do estudo apontam que a atividade de argumentar e provar matematicamente com geometria dinâmica favorece a compreensão e o estabelecimento de relações entre conceitos de matemática.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-25T02:34:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182544
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076320
identifier_str_mv 1679-1916
001076320
url http://hdl.handle.net/10183/182544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182544/1/001076320.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182544/2/001076320.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182544/3/001076320.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 377baae69d76667a1ef39c27860d251c
0bdf925a715128a1613a1b032bc84f70
fa702eeb13be33f1f1592b18a6875700
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447669650227200