Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223844 |
Resumo: | Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica. |
id |
UFRGS-2_7886e82f73f15e7b5d6b779d09bdfe22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223844 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Priscila FerreiraNotare, Márcia Rodrigues2021-07-14T04:31:26Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/223844001118744Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica.In this article, the development of geometric thinking and argumentation is analyzed based on the exploration of geometric folding situations in a dynamic geometry environment. The investigation was conducted by an experiment, with students in the ninth grade of elementary school. Through geometric investigation, dynamic activities were developed, in which the development of essential aspects of geometric thought, such as exploration, formulation and conjecture testing, as well as the encouragement of argument at school, was provided. This investigation was realized with the GeoGebra software, from the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folds on sheets of paper, in which the students were encouraged to explore and argue. The results of the experiment show that, with the use of a dynamic geometry environment, it is possible to rescue work with the development of geometric thinking in the basic school.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (2020), [10] p.Geometria dinâmicaTecnologias digitaisPensamento matemáticoEducação MatemáticaDynamic geometryDigital technologiesMathematical educationGeometric thinkingArgument in geometryDobraduras dinâmicas e a argumentação em geometriaDynamic folding argumentation in geometry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118744.pdf.txt001118744.pdf.txtExtracted Texttext/plain33886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/2/001118744.pdf.txta247bd869c1810f18d0bfc209b98b256MD52ORIGINAL001118744.pdfTexto completoapplication/pdf1556539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/1/001118744.pdf1a2c08458341e9b09735cac11dc37b2eMD5110183/2238442021-08-18 04:36:43.807747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dynamic folding argumentation in geometry |
title |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria |
spellingShingle |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria Silveira, Priscila Ferreira Geometria dinâmica Tecnologias digitais Pensamento matemático Educação Matemática Dynamic geometry Digital technologies Mathematical education Geometric thinking Argument in geometry |
title_short |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria |
title_full |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria |
title_fullStr |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria |
title_full_unstemmed |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria |
title_sort |
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria |
author |
Silveira, Priscila Ferreira |
author_facet |
Silveira, Priscila Ferreira Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Priscila Ferreira Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria dinâmica Tecnologias digitais Pensamento matemático Educação Matemática |
topic |
Geometria dinâmica Tecnologias digitais Pensamento matemático Educação Matemática Dynamic geometry Digital technologies Mathematical education Geometric thinking Argument in geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dynamic geometry Digital technologies Mathematical education Geometric thinking Argument in geometry |
description |
Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:31:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223844 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118744 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001118744 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (2020), [10] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/2/001118744.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/1/001118744.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a247bd869c1810f18d0bfc209b98b256 1a2c08458341e9b09735cac11dc37b2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025416593408 |