Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Priscila Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Notare, Márcia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223844
Resumo: Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica.
id UFRGS-2_7886e82f73f15e7b5d6b779d09bdfe22
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223844
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Priscila FerreiraNotare, Márcia Rodrigues2021-07-14T04:31:26Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/223844001118744Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica.In this article, the development of geometric thinking and argumentation is analyzed based on the exploration of geometric folding situations in a dynamic geometry environment. The investigation was conducted by an experiment, with students in the ninth grade of elementary school. Through geometric investigation, dynamic activities were developed, in which the development of essential aspects of geometric thought, such as exploration, formulation and conjecture testing, as well as the encouragement of argument at school, was provided. This investigation was realized with the GeoGebra software, from the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folds on sheets of paper, in which the students were encouraged to explore and argue. The results of the experiment show that, with the use of a dynamic geometry environment, it is possible to rescue work with the development of geometric thinking in the basic school.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (2020), [10] p.Geometria dinâmicaTecnologias digitaisPensamento matemáticoEducação MatemáticaDynamic geometryDigital technologiesMathematical educationGeometric thinkingArgument in geometryDobraduras dinâmicas e a argumentação em geometriaDynamic folding argumentation in geometry info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118744.pdf.txt001118744.pdf.txtExtracted Texttext/plain33886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/2/001118744.pdf.txta247bd869c1810f18d0bfc209b98b256MD52ORIGINAL001118744.pdfTexto completoapplication/pdf1556539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/1/001118744.pdf1a2c08458341e9b09735cac11dc37b2eMD5110183/2238442021-08-18 04:36:43.807747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223844Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dynamic folding argumentation in geometry
title Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
spellingShingle Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
Silveira, Priscila Ferreira
Geometria dinâmica
Tecnologias digitais
Pensamento matemático
Educação Matemática
Dynamic geometry
Digital technologies
Mathematical education
Geometric thinking
Argument in geometry
title_short Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
title_full Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
title_fullStr Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
title_full_unstemmed Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
title_sort Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
author Silveira, Priscila Ferreira
author_facet Silveira, Priscila Ferreira
Notare, Márcia Rodrigues
author_role author
author2 Notare, Márcia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Priscila Ferreira
Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria dinâmica
Tecnologias digitais
Pensamento matemático
Educação Matemática
topic Geometria dinâmica
Tecnologias digitais
Pensamento matemático
Educação Matemática
Dynamic geometry
Digital technologies
Mathematical education
Geometric thinking
Argument in geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Digital technologies
Mathematical education
Geometric thinking
Argument in geometry
description Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223844
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118744
identifier_str_mv 1679-1916
001118744
url http://hdl.handle.net/10183/223844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (2020), [10] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/2/001118744.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223844/1/001118744.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a247bd869c1810f18d0bfc209b98b256
1a2c08458341e9b09735cac11dc37b2e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025416593408