Possibilidades do trabalho com a literatura de autoria feminina para a leitura crítica de mulheres em privação de liberdade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174378 |
Resumo: | O direito à educação é muitas vezes negado à população prisional do país. O direito à leitura é ainda mais restrito, limitando-se a projetos experimentais em poucas unidades prisionais. Neste contexto, este trabalho de conclusão tem o objetivo de analisar possibilidades do trabalho com a literatura de autoria feminina para a leitura crítica de mulheres em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que investiga a discussão acadêmica sobre educação em prisões (ONOFRE, 2015), e a leitura de textos literários de autoria feminina no país (DUARTE, 2003; MUZART, 2003; TELLES, 2006). Utiliza a análise documental para examinar textos literários de Lygia Fagundes Telles (2009) e Conceição Evaristo (2016). Propõe possibilidades de mediação de leitura para a problematização das experiências de vida de mulheres em diferentes contextos sócio-históricos e, com isso, contribuir para a ampliação da leitura crítica destas mulheres. O estudo evidenciou que as principais possibilidades são: a garantia do direito à aprendizagem e a ampliação da compreensão crítica de si e do mundo, de forma a qualificar o tempo passado no estabelecimento prisional. |
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